CUIABÁ
Sargento Joelson cobra informações sobre o serviço de transporte coletivo no Distrito do Aguaçu
Por Leonardo Bocayuva
O vereador Sargento Joelson (SD), apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira 11, um requerimento a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), sobre a demanda que recebeu do Distrito de Aguaçu, acerca do serviço dos transporte coletivo naquela comunidade, Joelson pede que as empresas entreguem documentos e estudos feitos para implantação do atendimento a esta comunidade Rural.
O gabinete do vereador recebeu solicitação dos moradores do Aguaçu, acerca dos serviços prestados das empresas do transporte coletivo que têm a obrigação de atender a Zona Rural. A reclamação da população local é que ainda está funcionando o sistema antigo de transporte e não teve alteração, reclamam também dos valores altos que são cobrados e os horários que estão sendo aplicados. Sobre o valor da cobrança, o contrato prevê que as empresas antes de prestar o serviço, entreguem um estudo de viabilidade e custo através de pesquisas e reuniões com as comunidades.
O contrato previu quatro lotes, e cada lote teve uma empresa vencedora são elas; VPAR Transporte e Serviços SPE Ltda – Sociedade de Propósito Específico, Caribus Transportes e Serviços Ltda, Integração Transportes Ltda, Rápido Cuiabá Transporte Urbano Ltda. Que receberam a incumbência de implantar os novos ônibus nas comunidades rurais. Segundo a Cláusula 5ª. Parágrafo 3º. Que fixa o prazo máximo para a implantação e disponibilização à população do Serviço Especial de Transporte Coletivo da Área Rural que é de 12 (doze) meses, prazo este vencido em Dezembro de 2020.
Sargento Joelson solicitou cópias dos estudos feitos pelas empresas para poder acompanhar e fiscalizar estas aplicações e dar uma resposta as comunidades. O pedido se embasa no parágrafo 2º do contrato que se exigiu que o estudo tenha sido por meio de pesquisa e reuniões comunitárias a qual pode até, não ter ocorrido. “As empresas de transporte coletivo tem um contrato de 20 anos, e tem algumas obrigatoriedades, uma delas é prestar este serviço de transporte especial a zona rural, já completou um ano e nada, venceu o prazo, recebemos esta demanda do Aguaçu e realmente não está sendo atendido, por isso apresentamos este requerimento até pelo anseio dos moradores que estão tendo um serviço precário, às vezes, até uma vez ao dia, vamos discutir pontos do contrato que acabamos observando que também não estão sendo cumprido”. Diz Joelson
CUIABÁ
Prefeito de Cuiabá reúne secretariado antes de missão internacional
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu nesta quinta-feira (23) com a vice-prefeita, Vânia Rosa, e com seu secretariado antes da viagem aos Emirados Árabes, onde promoverá a capital mato-grossense em busca de investimentos e financiamento internacional para projetos de infraestrutura urbana.
Durante a reunião, o prefeito destacou a importância do controle de gastos e do empenho das pastas neste momento delicado que a prefeitura atravessa, com queda na arrecadação. Ele também discutiu os projetos previstos até dezembro e as ações planejadas para 2026.
Na oportunidade, reforçou que a vice-prefeita, Vânia Rosa, assumirá o comando do Executivo a partir deste sábado (25), dando continuidade às ações em andamento.
“Essa viagem é importante tanto para promover Cuiabá quanto para buscar novos recursos e parcerias para a capital. Essa reunião, que acontece com regularidade, foi também para discutir as ações e o compromisso com a responsabilidade fiscal e a eficiência da gestão dos recursos públicos”, afirmou o prefeito.
A vice-prefeita ressaltou que pretende dedicar atenção especial às áreas de educação e saúde, dando apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos secretários municipais.
Viagem
Brunini participa da missão oficial entre os dias 24 de outubro e 8 de novembro, com passagem também por Xangai e Pequim, na China. De olho na possibilidade de obtenção de empréstimos de baixo custo, amparados por fundos árabes voltados ao desenvolvimento sustentável e urbano, o prefeito busca financiamento internacional para a construção de seis viadutos e para obras de pavimentação em diversos bairros da capital.
Ao todo, 15 gestores municipais de todo o Brasil foram selecionados para participar do Encontro Internacional de Prefeitos e Investidores, promovido pela Embaixada dos Emirados Árabes, que vai custear as passagens aéreas do prefeito de Cuiabá. Além do prefeito, integram a comitiva o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e representantes da iniciativa privada.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reunido com seu secretariado em seu gabinete. Ele está sentado em uma das pontas da mesa, usando sua tradicional camisa cinza. Ao seu lado estão a vice-prefeita Vânia Rosa e o secretário de Governo, Ananias Filho. Abaixo, há outras fotos que registram momentos da reunião.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrásProdutores de arroz protestam com sacas de grãos em frente ao Banco do Brasil no Paraná
-
CUIABÁ7 dias atrásDelegado Wilson Cibulskis detalha operação contra facção em MT e destaca condução sem confronto; VEJA O VÍDEO
-
Turismo6 dias atrásMinistério do Turismo debate sustentabilidade e rota de futebol do Mercosul em seminários abertos ao público e gratuitos
-
Política Estadual7 dias atrásRondonópolis recebe segunda audiência de comissão especial sobre qualidade dos serviços da Energisa
-
CUIABÁ3 dias atrásVice-governador afirma que BUD pode coexistir com BRT em Cuiabá e VG; VEJA O VÍDEO
-
Política Estadual7 dias atrásSebastião Rezende apresenta projeto de lei que pode salvar vidas de recém-nascidos em Mato Grosso
-
Destaque4 dias atrásTJMT reconhece irregularidades em consignados e determina revisão de juros abusivos em contratos com servidores públicos
-
Turismo7 dias atrásMinistério do Turismo divulga resultado preliminar dos habilitados ao Prêmio Nacional do Turismo 2025








