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Senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e deputado Botelho criam força tarefa para resolver problema da falta de água em Várzea Grande até setembro do ano que vem

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Reunião define investimentos em água para Várzea Grande

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Parlamentares e prefeitura se unem para garantir abastecimento a toda a cidade

Para garantir o abastecimento regular de água para a população de Várzea Grande, uma força tarefa está sendo montada envolvendo os senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Jayme Campos (DEM-MT), assim como o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) e o prefeito  Khalil Baracat (MDB).

O objetivo é resolver a questão até setembro do ano que vem, quando deve ser inaugurada uma nova Estação de Tratamento de Água capaz de garantir o abastecimento regular de 100 mil moradores e 72 bairros. Recursos para isso estão sendo viabilizados pelos parlamentares em parceria com a prefeitura.

Segundo Khalil Baracat, a parceria é fundamental para garantir o investimento de R$ 100 milhões. Além da ETA já em construção, a prefeitura está licitando mais duas estações de tratamento para garantir água para toda a cidade.

“Estamos falando de uma das mais importantes cidades de Mato Grosso que há muito tempo sofre esse problema de abastecimento”, lembra o senador Wellington. Segundo ele, este é o momento em que o Congresso Nacional discute e define o orçamento do governo federal para o ano que vem, ocasião em que devem ser definidos os recursos para garantir a solução desse problema.

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“Há muitos anos, esse problema existe. Estamos encaminhando as soluções”, diz.

Já o deputado Eduardo Botelho deve fazer gestões junto ao governo do Estado para atender Várzea Grande nessa questão.

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Max Russi não descarta ação do Legislativo contra a Rota do Oeste: “Pedágio precisa parar”

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A concessão ingressou com pedido de devolução “amigável” do trecho de 850 km. Enquanto isso, motoristas sofre com falta de investimentos e acidentes acontecem devido a problemas estruturais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), não descarta a possibilidade de uma representação, por meio da Procuradoria do Legislativo, em desfavor da Rota do Oeste, concessionária que administra a BR- 163, entre os municípios de Itiquira e Sinop.

A concessão, controlada pelo grupo OTP (Odebrecht Transport), ingressou com pedido de devolução “amigável” do trecho de 850 km à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no ano passado, dada a inadimplência das obrigações de investimentos, no entanto não interrompeu a cobrança do pedágio. Russi aguarda uma movimentação por parte do Ministério Público, tanto federal quanto estadual, sobre o caso.

“Não tem a obra, os buracos estão abrindo e o povo tá pagando. Acostamento alto, acidente toda semana, vidas se perdendo e a gente que tomar providencia”, denuncia.

Uma das soluções paliativas, apontadas pelo parlamentar, até que uma nova concessão seja licitada e os problemas estruturais em diversos trechos sejam solucionados, é a liberação das cancelas.

Max Russi citou o exemplo de rodovias do Paraná, onde praças de pedágio tiveram que interromper as cobranças, devido ao termino das concessões, que duraram 24 anos, com as tarifas mais caras do país. “No Paraná teve um problema parecido, não está cobrando pedágio e os motoristas estão passando livremente”, exemplificou.

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Quem concorda com essa medida, proposta pelo presidente da Assembleia, é o motorista autônomo Valdenor José da Costa (43) que utiliza o trecho entre Sorriso de Rondonópolis. O morador de Juscimeira, que também tem sofrido com problemas estruturais da rodovia, que corta o município, relata um cenário de verdadeiro descaso.

“A BR está abandonada, principalmente no trecho de Rosário do Oeste a Jangada, não tem acostamento. De Cuiabá a Rosário merecia duplicação porque ali nem acostamento tem. Em um dia de chuva tiveram 7 acidentes. Essa Rota Oeste só está arrecadando e não estão fazendo nada pelo motorista, fica tudo abandonada, sinalização toda tampada pelo mato, buraqueira”, relatou.

Outra sugestão do parlamentar é uma ação coletiva, por parte dos motoristas que estejam se sentido lesados pela Rota do Oeste. “Não é correto a empresa receber pedágio. Já era para ter entregado a obra em 2019, não entregou e está ganhando com isso”, avalia.

Max Russi vem travando lutas contra as irregularidades cometidas pela empresa desde sua primeira legislatura, quando ingressou com uma ação no Ministério Público Federal (MPF), solicitando a suspensão imediata da cobrança de pedágio no trecho entre Cuiabá a Rondonópolis, que na época não havia sido duplicado em ao menos 10%, além de apresentar muitos buracos e falta de sinalização.

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Na época, o pedido do parlamentar também foi fundamentado em relatório técnico emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), que apontava várias irregularidades no fornecimento dos serviços pela concessionária, além de reclamações constantes de motoristas e moradores da região.

Em outubro do ano passado o deputado Max Russi chegou a coletar 15 assinaturas dos colegas deputados estaduais, para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com a intenção de investigar a concessão da BR-163. Desde então, a empresa decidiu pela devolução da rodovia a União.

“Eu concordo em trocar e empresa, mas seja uma concessionária que cumpra com o seu papel, faça os investimentos necessários e que de segurança e alívio aos motoristas, que utilizam a essa rodovia”, disse.

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