Estadual

Projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar registram mais de 177 mil atendimentos

Publicados

em

O Programa Educacional e Social do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (ProesBom) já alcançou 17.900 alunos e contabiliza mais de 177 mil atendimentos desde 2006. O programa reúne iniciativas voltadas à cidadania, educação, esporte, arte e meio ambiente, com foco na formação humana e no desenvolvimento social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O balanço dos atendimentos foi apresentado aos vereadores da Capital, durante sessão nesta terça-feira (21.10) na Câmara Municipal de Cuiabá. Além dos vereadores, participaram representantes da corporação.

Durante a apresentação, a tenente-coronel BM Poliana Simões destacou a importância das parcerias para o fortalecimento das ações sociais. Atualmente, o programa conta com quatro projetos consolidados, sendo: Bombeiros do Futuro, Karabom, Musicalizar e Bombeiros na Escola, que atuam em áreas distintas, mas com o mesmo propósito: formar cidadãos conscientes e aproximar a corporação da comunidade.

“Os projetos sociais não se fazem sozinhos. Para trabalharmos, precisamos estreitar as parcerias e, por isso, nosso comandante-geral tem reforçado a importância de estarmos presentes para dialogar sobre como podemos fortalecê-las e levar essas ações adiante. O que queremos é que essas crianças evoluam, se desenvolvam e sigam o caminho do bem na construção de um país cada vez melhor”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Estado inicia obras de revitalização do Parque Zé Bolo Flô

Entre os projetos desenvolvidos, o Bombeiros do Futuro, criado em 2006, já beneficiou cerca de 1.500 crianças e soma mais de 21 mil atendimentos, difundindo valores como disciplina, respeito e cidadania. O Karabom, iniciado em 2022, utiliza o karatê como ferramenta educativa e já impactou aproximadamente 300 jovens, incentivando o autocontrole e a convivência saudável.

Na área artística e educacional, o Musicalizar, implantado em 2019, ensina música a quase 1.000 crianças, promovendo sensibilidade, criatividade e trabalho em equipe. Já o Bombeiros na Escola leva palestras e atividades práticas a estudantes do ensino fundamental, abordando prevenção de acidentes, segurança e cidadania.

Reconhecimento e apoio

Os vereadores ressaltaram o impacto positivo das iniciativas e o papel transformador do Corpo de Bombeiros em todo o Estado. A presidente da Câmara de Cuiabá, a vereadora Paula Calil, destacou o alcance do programa e o impacto positivo das ações sociais da corporação.

“O CBMMT atende hoje em nível estadual, com 21 mil crianças, não apenas números, mas vidas que vocês estão ajudando a transformar. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação de todos”, ressaltou.

Novos projetos e expansão

Leia Também:  Desenvolve MT reforça apoio à construção civil em ação com empresários do setor

Ainda durante a sessão, foram anunciadas novas ações que estão sendo implantadas para ampliar o alcance do programa. Entre elas estão os projetos Florestinha, Bom de Nado, Judôbom, Bom-jitsu, Bomballet e Cão Amigo, iniciativas que unem educação ambiental, esporte, cultura e bem-estar social.

“O ProesBom é uma ferramenta que reforça nosso compromisso com a comunidade. Por meio da educação, do esporte e da arte, conseguimos alcançar crianças e jovens, formando cidadãos mais conscientes e solidários”, destacou o assessor de Articulação e Integração Comunitária do CBMMT, BM José de Barros Filho.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Alunos do projeto social Atletas do Fogo conquistam 15 medalhas em campeonato de Jiu-Jitsu

Publicados

em

Por

Alunos do projeto social Atletas do Fogo, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) no município de Alto Araguaia (a 418 km de Cuiabá), conquistaram 15 medalhas durante o 1º Open Costa Rica de Jiu-Jitsu, realizado na cidade de Costa Rica, em Mato Grosso do Sul (MS), no último domingo (19.10).

A delegação, composta por 15 atletas, teve um desempenho de destaque em todas as categorias que disputou. Ao todo, foram conquistadas seis medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, evidenciando a capacidade técnica dos atletas do projeto.

O torneio reuniu mais de 300 competidores, entre crianças, adolescentes e adultos, oriundos dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Foram realizadas mais de 430 lutas ao longo da competição, que também serviu como preparativo para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, marcado para acontecer em São Paulo (SP).

De acordo com o soldado BM João Paulo Cordeiro Oliveira, professor do projeto, a equipe demonstrou excelência dentro e fora dos tatames. Além das disputas tradicionais, alguns atletas também participaram de lutas casadas sem kimono vencendo todas as suas participações.

Leia Também:  Desenvolve MT reforça apoio à construção civil em ação com empresários do setor

“Mesmo com diferenças de idade e peso, nossos jovens enfrentaram a categoria adulto e, em alguns casos, adversários de classes de peso superior. Mostraram garra, técnica e superação. A atleta mais jovem da equipe precisou ajustar o peso para competir e fez isso com tranquilidade e excelente desempenho”, destacou o soldado João Paulo.

O projeto Atletas do Fogo é desenvolvido pelo 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM) e atende cerca de 30 crianças e adolescentes. A iniciativa promove inclusão social, disciplina e saúde por meio do esporte. A participação no campeonato contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia, que viabilizou o transporte da equipe.

Além do sucesso no 1º Open Costa Rica de Jiu-Jitsu, os Atletas do Fogo já acumulam importantes conquistas em competições regionais, estaduais e até mundial, consolidando o projeto como referência na formação esportiva e cidadã.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA