VÁRZEA GRANDE

Prefeitura leva serviços às comunidades em ações nas escolas

Publicados

em

É uma forma de aproximar o serviço de saúde da população, principalmente, daquelas famílias que, pelo trabalho e outras responsabilidades, não conseguem ir ao postinho durante a semana

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande estiveram presentes, na manhã deste sábado, em duas ações sociais realizadas nas escolas estaduais Irene Gomes de Campos e Deputado Salim Nadaf. Durante o evento, a equipe da Saúde ofereceu vacinação contra a influenza, atualização do cartão vacinal, pesagem de beneficiários do Bolsa Família, aferição de pressão arterial e teste de glicemia e ainda compartilhando cuidados e orientando a população sobre a importância da prevenção.

De acordo com o professor, Júlio César Marajoão, ele procurou o serviço para se imunizar da febre amarela, hepatite e antitetânica, principalmente pelo fato de trabalhar em sala de aula, estando em contato permanente com seus alunos, e também porque ele se prepara para uma viagem para a Colômbia. “É importante estar protegido para atender ao nosso chamado como professor e também para nos resguardar de várias doenças”, disse ele.

Leia Também:  Prefeitura fiscaliza obras de pavimentação asfáltica do Parque Tecnológico

A mãe Vaneida Moraes da Silva também fez questão de trazer toda a família para atualizar o esquema vacinal. Os filhos de 5, 9 e 13 anos receberam as vacinas da gripe, dengue e HPV, conforme suas idades. “Aproveitamos o fim de semana pra fazer tudo junto. Durante a semana é corrido, a gente precisa trabalhar, dar conta da casa, buscar e levar filho pra escola. Foi uma ótima oportunidade pra fazer tudo de uma só vez”, disse.

De acordo com Silvana Moraes, enfermeira e responsável técnica pelo Programa Bolsa Família da Secretaria Municipal de Saúde, a parceria com as escolas fortalece o trabalho junto às comunidades. “Essas ações ajudam a alcançar um maior número de pessoas para fazer a pesagem, atualizar o cartão de vacinas e o cadastro no Bolsa Família. É uma forma de aproximar o serviço de saúde da população, principalmente, daquelas famílias que, pelo trabalho e outras responsabilidades, não conseguem ir ao postinho durante a semana. Dessa maneira, compartilhamos cuidados e fortalecemos o nosso papel social na promoção da saúde”, disse.

Leia Também:  Várzea Grande suspende cobrança de taxas para motoristas de Aplicativos

Essa grande ação também foi realizada no Colégio Salim Nadaf, região da Cohab Cristo Rei, onde a equipe de saúde do Parque do Lago e da Construmat deu continuidade às ações junto à comunidade, vacinando, pesando beneficiários do Bolsa Família e atualizando o cartão de vacina.

A responsável técnica da unidade de saúde do Jardim União, Maria Janie, reforçou a importância da parceria. “Com essas ações nas comunidades, a equipe consegue atender um maior número de pessoas, compartilhando orientações, vacinando e pesando beneficiários, sendo um elo importante para o desenvolvimento da família e o controle da situação de vulnerabilidade”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande adere à operação de remoção de fios de telefonia e internet descartados de forma irregular

Publicados

em

Por

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, anunciou a adesão à operação “Telefone sem Fio”, uma iniciativa da concessionária Energisa Mato Grosso, em parceria com prefeituras e empresas de telecomunicação. O lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (22), no auditório da Energisa, em Cuiabá.

A operação tem como objetivo remover fios de telefonia e internet irregulares, em desuso ou instalados de forma insegura, que hoje representam riscos à segurança da população e comprometem o visual urbano, pois têm sido constantemente descartados pelas ruas de vários bairros da cidade.

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades.

O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Gerson Scarton, destacou que a adesão ao plano é um passo importante para a segurança e o ordenamento urbano do Município. “Estamos junto com a Energisa e as operadoras de telecomunicação nessa operação, que visa não apenas melhorar o visual da cidade, mas principalmente, eliminar riscos à vida causados pelos cabos emaranhados, presos e até mesmo soltos em nossas vias”, ressaltou.

Leia Também:  ATUALIZADA - Antônio Roberto Pôssas de Carvalho

Durante o evento, o assessor governamental da Energisa MT, Luís Carlos Moreira, explicou que a distribuidora é responsável pelos postes e pela gestão da infraestrutura, mas a regularização dos cabos cabe às operadoras. “Nós tivemos diversos casos de empresas que abandonaram fios nos postes e pelas calçadas e ruas onde o serviço é prestado e isso representa perigo de choques elétricos e acidentes. O trabalho de limpeza e organização vai garantir que apenas operadoras com contrato regular e projetos aprovados possam atuar”, afirmou.

“Só neste ano já regularizamos mais de 22 mil pontos, o que corresponde a cerca de 22 toneladas de cabos soltos em todo o estado”, acrescentou.

O plano também prevê a criação de um banco de dados com registros fotográficos e relatórios técnicos, que servirão de base para medidas administrativas e legais contra empresas que continuarem atuando de forma irregular. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso também participa da força-tarefa, garantindo respaldo jurídico e apoio nas fiscalizações.

Com a adesão de Várzea Grande, a operação “Telefone sem Fio” se expande pela Baixada Cuiabana e reforça o compromisso das administrações municipais com a segurança elétrica, a estética urbana e o respeito às normas de uso das redes públicas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA