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Prefeitura de Cuiabá convoca 52 candidatos aprovados para educação

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A Prefeitura de Cuiabá publicou nesta terça-feira (17) novos editais de convocação referentes ao Processo Seletivo Simplificado nº 12/2024/GS/SME, destinado à contratação temporária e formação de cadastro de reserva para atuação em unidades educacionais da rede pública municipal. Nesta 34ª convocação, estão sendo chamados 52 candidatos aprovados para assumir cargos em diversas funções e regionais da capital, com previsão de atuação no ano letivo de 2025.

Os convocados irão ocupar funções como Pedagogo, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Manutenção e Infraestrutura – na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Técnico em Nutrição Escolar (TNE), além de Professores de Arte, Educação Física e Pedagogia. As vagas abrangem unidades educacionais localizadas em todas as regionais da cidade, incluindo áreas do campo.

Conforme previsto em edital, os candidatos devem comparecer nesta quarta-feira (18), à sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, em horário estabelecido nos respectivos editais, para entrega de documentação e atribuição de unidades.

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A Secretaria reforça a importância de os candidatos consultarem atentamente os editais, uma vez que o não comparecimento na data e horário determinados, ou a ausência de qualquer documentação exigida, resultará na eliminação do processo seletivo, sem direito à segunda chamada. Nesses casos, serão convocados os próximos classificados na ordem de classificação.

Entre os documentos obrigatórios estão RG, CPF, Título de Eleitor, PIS/PASEP, Certificado de Reservista (para homens), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso com respectivo histórico escolar (Ensino Médio ou Superior, conforme o cargo), conta corrente no Banco do Brasil (se houver), exame admissional e certidões negativas. O exame admissional deve indicar claramente o cargo pleiteado e a aptidão do candidato.

Outro ponto de atenção é o horário de chegada: candidatos que se apresentarem após o nome ter sido chamado serão realocados para o final da lista de atendimento. A apresentação em horário diferente do estipulado no edital também acarretará eliminação do certame, conforme item 13.3 do documento.

O Processo Seletivo nº 12/2024, lançado em agosto de 2024 por meio da Gazeta Municipal nº 937, ofertou 2.015 vagas para contratação imediata de profissionais com níveis médio e superior, além da formação de cadastro de reserva. O objetivo é garantir a substituição temporária de servidores efetivos e assegurar o funcionamento pleno das unidades escolares.

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Desde o início das convocações, a Prefeitura já chamou 5.818 candidatos aprovados nas 33 primeiras listas divulgadas. Com esta 34ª convocação, o município reforça o compromisso com a valorização da educação e a continuidade dos serviços prestados nas unidades escolares da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá delibera sobre projetos e recebe Técnicas de Desenvolvimento Infantil

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SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
Durante a 3ª reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (09), a Comissão de Educação (CE) da Câmara Municipal de Cuiabá deliberou sobre três projetos de lei voltados à área educacional e recebeu representantes das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs), que reivindicam a mudança de nomenclatura do cargo para “Professoras de Desenvolvimento Infantil”.
A reunião foi presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e contou com a presença do vereador Mário Nadaf (PV). O presidente da comissão, vereador Daniel Monteiro (Republicanos), esteve ausente.
Rosilene Soares, presidente do Sindicato das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (SINDTDI), defendeu que a alteração na sigla é uma forma de reconhecimento profissional.
“Já exercemos o ato de cuidar e educar. O que está errado é a nossa sigla. É preciso trocar o ‘T’ pelo ‘P’, para sermos referidas como Professoras de Desenvolvimento Infantil, que é o que realmente somos. Estamos anexando à Lei Orgânica todos os nossos anseios em relação à mudança da nomenclatura, que representa o reconhecimento jurídico do cargo. Trata-se de uma questão de identidade, valorização e reconhecimento da categoria”, afirmou.
A vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância de dialogar com a categoria e lembrou que a demanda não é recente, tendo sido formalizada por meio de um projeto apresentado em 2019.
“As TDIs já vêm pleiteando essa mudança há anos. O projeto mencionado pelo vereador Mário Nadaf é de fevereiro de 2019. Essa conquista está próxima e, em breve, o Executivo deve enviar a proposta à Câmara. Hoje deliberamos sobre três projetos importantes para a educação, um de minha autoria, outro do vereador Ilde Taques e outro da presidente da Casa, vereadora Paula Calil, além de ouvirmos a Rose, representante das TDIs. É extremamente importante saber que esta comissão é ativa e está sempre dando retorno à população”, concluiu.
Projetos com parecer favorável
Durante a reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a três projetos:
Projeto da vereadora Michelly Alencar: dispõe sobre a inclusão de mensagens educativas nos livros, cadernos e demais materiais didáticos fornecidos pelo poder público municipal, contendo informações e o número para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projeto da vereadora Paula Calil (PL): institui um programa de incentivo ao escotismo nas escolas municipais, com o objetivo de promover valores éticos, cívicos e habilidades de liderança entre os estudantes.
Projeto do vereador Ilde Taques (PSB): cria a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Uso Adequado da Internet e das Redes Sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental.
Agora, os três projetos seguem para votação em plenário na próxima Sessão Ordinária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

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