POLITICA
Prefeito Moacir Giacomelli busca junto ao Governo do Estado asfaltamento da MT- 438
JB News
Por Dieny Vieira
A Prefeitura entrará com o projeto e o Governo do Estado irá executar a obra
O Prefeito de Vera Moacir Giacomelli, juntamente com o Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco, estiveram em reunião com o Governador em exercício Otaviano Pivetta. A pauta da reunião foi o asfaltamento da MT-438, conhecida como Estrada Rosa que liga a cidade de Vera a Sinop.
O Governador entendeu a solicitação da demanda e prontamente autorizou a Prefeitura de Vera executar o projeto que será doado ao Governo do Estado que irá executar a obra. No momento em que o projeto estiver pronto, será protocolado junto ao Governo do Estado para que o projeto seja aprovado e licitado e a obra seja executada.
O prefeito Moacir Giacomelli, tem trabalhado incansavelmente para que Vera seja cada vez mais um lugar melhor para se viver e investir. Agradecemos o trabalho em conjunto do Prefeito Moacir com o Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco pela busca de melhorias para o município de Vera e agradecemos ao então Governador Otaviano Pivetta, que prontamente tem entendido e atendido as demandas de Vera.
_____________________________________________________________________________________________________
Departamento de Esportes de Vera realiza I Copa de Basquete 3×3 Mirim
Os pais participaram e torceram pelos filhos que estavam em quadra
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto através do Departamento de Esportes realizou no último sábado a Primeira Copa de Basquete 3×3 Mirim. A Copa foi realizada nas dependências do Ginásio de Esportes Deoclides Rodrigues de Freitas, tendo início às 14h. A competição foi realizada com as crianças que fazem parte da escolinha de basquete que tem a frente os professores Francisco Rodrigues, popular Dunga e Naiany Matos.
Cerca de 50 crianças participaram da copa, na categoria mirim masculino e feminino. Houve premiação para os primeiros, segundos e terceiros lugares onde os atletas receberam medalhas. No próximo dia 21 será realizada a Copa de Basquete 3×3 Infantil e Juvenil feminino e masculino. Esta competição também será realizada no Ginásio de Esportes. E no mês de dezembro para o encerramento das atividades esportivas do Departamento será realizada a Copa de Futsal também nas categorias mirim, infantil e juvenil.
De acordo com a chefe do Departamento de Esportes Vera Moro, algumas crianças que participaram da copa, relataram estar com muita saudades das atividades das escolinhas esportivas. Vera falou ainda sobre a importância destas competições para as crianças. “As crianças ficaram muito tempo sem atividades esportivas, devido à pandemia do coronavírus. Com a volta das escolinhas e das competições além de promover atividades esportivas que ajudam na saúde dos alunos, ainda promovemos a diversão, a interação saudável entre os atletas além de despertar e descobrir talentos do esporte em nossa cidade”, concluiu Vera.
POLITICA
Wanderley Cerqueira abre investigação e condiciona decisão da Câmara à perícia oficial sobre escândalo dos áudios vazados em VG, VEJA
JB News
Da redação
Crise política se agrava em várzea grande com suspeita de escuta clandestina e guerra entre poderes
A crise política em Várzea Grande se intensificou nos últimos dias e expôs um cenário de forte instabilidade institucional entre o Executivo e o Legislativo municipal. O ambiente já era considerado sensível desde o início da atual gestão, mas ganhou novos contornos após a renúncia do vice-prefeito Sebastião dos Reis, o Tião da Zaeli, e, mais recentemente, com a revelação de suspeitas de escuta clandestina dentro do gabinete da prefeita Flávia Moretti, além da circulação de áudios que passaram a repercutir nos bastidores políticos e nas redes sociais.
O episódio envolvendo o suposto monitoramento dentro da sede do Executivo elevou o nível de tensão política na cidade industrial. De acordo com informações apuradas, a prefeita acionou autoridades após identificar um objeto suspeito em seu gabinete, o que levantou a hipótese de interceptação ambiental irregular. A Polícia foi comunicada e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi chamada para analisar o material e verificar sua natureza. Até o momento, não há divulgação oficial sobre o resultado dessa análise.
Paralelamente, áudios atribuídos a interlocuções internas da gestão municipal começaram a circular amplamente, com conteúdos que mencionam tratativas políticas, possíveis articulações institucionais e críticas a membros do Legislativo. A autenticidade do material, no entanto, ainda não foi confirmada por órgãos oficiais, nem há identificação formal dos autores das gravações.
Diante da repercussão, a Câmara Municipal convocou uma coletiva de imprensa para tratar do caso. O presidente do Legislativo, Vanderley Cerqueira, afirmou que a Casa irá instaurar procedimento para solicitar perícia técnica nos áudios antes de qualquer deliberação.
“Nós vamos pedir uma perícia técnica nesses áudios, até para ter a comprovação de forma correta e verdadeira. A gente precisa ter responsabilidade para não acusar ninguém injustamente”, declarou.
O presidente também ressaltou, logo no início da coletiva, a necessidade de cautela por parte de agentes públicos diante da repercussão do caso. “A gente sendo pessoa pública, tem que medir as palavras. Esses áudios já estão circulando, mas nós vamos agir com responsabilidade”, afirmou.
Questionado sobre denúncias envolvendo suposta oferta de vantagens indevidas, o presidente afirmou que teve conhecimento apenas por meio da imprensa e que não há, até o momento, registro formal na Câmara.
“Eu tomei conhecimento pela imprensa. Não chegou nada oficialmente até a Casa”, disse.
Ao ser perguntado sobre possíveis providências antes da conclusão da perícia, Vanderley Cerqueira reforçou que a Câmara não irá se antecipar. “Nós queremos a veracidade dos áudios para tomar uma posição. Sem perícia, não podemos agir.”
Sobre a origem das gravações, o presidente afirmou não haver elementos técnicos que confirmem se o conteúdo foi obtido por meio de escuta no gabinete da prefeita ou em outro ambiente. “Só a perícia pode esclarecer isso”, pontuou.
Em relação à possibilidade de medidas administrativas ou políticas mais severas, como eventual processo de cassação, o presidente destacou que qualquer decisão dependerá da confirmação dos fatos e do devido processo legal. “Isso depende da Justiça. Primeiro precisamos da veracidade para depois tomar uma posição”, declarou.
Durante a coletiva, também foram abordadas falas atribuídas à prefeita que mencionariam articulações políticas envolvendo vereadores. O presidente reiterou que não é possível confirmar a autoria sem análise técnica. “Precisamos comprovar de quem é a fala antes de qualquer julgamento.”
Sobre o teor dos áudios que circulam, afirmou que, caso sejam confirmados, o conteúdo é considerado grave. “Se aquilo for verdade, é muito grave e precisa ser tratado com responsabilidade”, disse.
Questionado sobre a relação entre os poderes, Vanderley Cerqueira afirmou que a Câmara mantém sua atuação institucional e que não há impedimentos na tramitação de projetos. “A Câmara tem aprovado os projetos do Executivo. Não há impedimento nas votações”, declarou.
Ao abordar as acusações envolvendo possíveis negociações políticas dentro do Legislativo, afirmou que não há confirmação oficial e que cada parlamentar responde individualmente por suas condutas. “Cada um responde por si”, disse.
O presidente também destacou que, após a conclusão da perícia, os vereadores deverão se reunir para definir os encaminhamentos. “No momento em que tivermos a perícia, vamos reunir os vereadores e tomar uma decisão com base em fatos concretos”, afirmou.
Até o momento, não há confirmação pública sobre a abertura de inquérito específico para investigar o conteúdo dos áudios. A análise do suposto dispositivo encontrado no gabinete da prefeita segue sob responsabilidade técnica da Politec, que deverá indicar se houve, de fato, interceptação irregular.
Caso seja constatada a existência de escuta clandestina, o caso poderá ser encaminhado para investigação criminal. Por outro lado, se os áudios não tiverem autenticidade comprovada, a apuração poderá avançar para eventual responsabilização pela produção ou disseminação de conteúdo falso.
O caso permanece em apuração e depende dos resultados técnicos para definição de eventuais medidas administrativas ou judiciais.
Veja :
-
Cidades6 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque7 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
Policial7 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Policial4 dias atrásPM recupera revólver roubado do IML após fuga e confronto com suspeito em Cuiabá
-
Policial5 dias atrásMotociclista morre após ser atingido por caminhonete durante perseguição policial em Rondonópolis
-
Policial4 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT









