Policial
Prefeito de Rondolândia é preso por suposto crime de corrupção

Prefeito é preso por suposto crime de corrupção
O Grupo Operacional do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco – Criminal), com auxílio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), prendeu na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito do município de Rondolândia, Agnaldo Rodrigues de Carvalho.
A ordem de prisão preventiva foi do desembargador Marcos Machado, atendendo ao pedido formulado pelo coordenador do Naco, procurador de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, com base nas provas colhidas em inquérito policial que apura suposto crime de corrupção cometido pelo prefeito e, também, pela ex-secretária de Saúde do município, Katia Monteiro.
Segundo apurado, ambos receberam propina do empresário Nélio de Matos Júnior em contrato celebrado entre a empresa F.M. da S. Santos com a prefeitura de Rondolândia, visando o fornecimento de serviços de plantão médico. O empresário estaria pagando aos médicos vinculados à empresa um valor menor do previsto no contrato e a diferença ele repassava ao prefeito e à ex-secretária de Saúde.
No mês de agosto, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão policiais do Naco e do Gaeco conseguiram apreender com Nélio de Matos Júnior, uma agenda e anotações constando a “contabilidade” da propina que era paga, bem como comprovantes de depósitos feitos em contas correntes de terceiros indicados pelo prefeito e pela ex-secretária.
Segundo o delegado Rodrigo Azem, que comanda o Grupo Operacional do Naco, depois de ser apreendido todo esse material o empresário resolveu confessar o esquema criminoso. “Ele não teve como negar que pagava a propina desde o início do contrato que foi firmado entre a empresa dele e a prefeitura, embora, muita coisa ele deixou de revelar, porém estamos apurando tudo”, afirmou.
Na ocasião em que os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, segundo ele, o prefeito Agnaldo Rodrigues de Carvalho fugiu da cidade ao perceber a movimentação dos policiais em Rondolândia. Na sua casa foram apreendidos não apenas documentos, mas, também armas e munições irregulares.
MOTIVOS DA PRISÃO: De acordo com a ordem judicial, a prisão preventiva ocorrida nesta quarta feira busca garantir a ordem pública, evitar a reiteração criminosa, assegurar a aplicação da lei penal e, também, por conveniência da instrução criminal.
Segundo o coordenador do Naco, procurador de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, o inquérito policial deverá ser encerrado com a prisão e o interrogatório do prefeito e de outras pessoas envolvidas no esquema. Depois disso, no prazo máximo de quinze dias, será apresentada a denúncia criminal contra os envolvidos perante o Tribunal de Justiça.

Policial
Jovem que matou e arrancou o coração da tia é absolvido pela justiça

JB News
Por Nayara Cristina
O juiz Anderson Candiotto de Sorriso-MT, decidiu nesta sexta-feira (24.06), liberar Lumar Costa da Silva, o jovem matou friamente sua tia, Maria Zélia da Silva Cosmos, e em seguida arrancou o coração, vítima.
O caso ganhou grande repercussão na midia. E nesta sexta-feira Lumar foi absolvido sumariamente pela Justiça.
As informações são de que o rapaz é portador de transtorno bipolar, por isso foi considerado inimputável, ou seja, incapaz de compreender que o ato cometido é um crime.
No texto da decisão, o magistrado pontua que a defesa do rapaz pediu a sua absolvição com base em sua condição de inimputabilidade, a qual foi, inclusive, atestada no exame de insanidade mental.
Candioto reforcou que já havia pontuado em dezembro de 2021, a insanidade mental do rapaz.
“Nesse contexto, reconhecida a existência de conduta típica e ilícita, porém ausente a capacidade de culpabilidade, e desde que a inimputabilidade seja sua única tese defensiva, é possível a absolvição sumária do agente”, destacou o juiz.
Na decisao o juiz determinou que o jovem fosse encaminhado para um hospital de custódia para um tratamento psiquiátrico, por prazo indeterminado.
Lumar ficará Internado no Hospital de tratamento Psiquiátrico Franco da Rocha, no interior paulista.
O crime aconteceu em 2019, segundo Lumar, ele usou um cigarro de maconha, e tomou alguns LSD, em seguida foi até a casa da sua tia, roubou cerca de R$ 800,00, na saída começou a ouvir vozes ordenando a cometer o assassinato da tia.
-
Destaque7 dias atrás
Populares tentam reanimar motociclista que morreu ao bater de frente com Fiat Strada na estrada de Chapada neste domingo
-
Policial5 dias atrás
Homem finge ter problemas na perna pra roubar banco toma tiro no pescoço e morre
-
Policial5 dias atrás
Vídeo da tentativa de homicídio do irmão de Enderson morto por ser suposto informante da PM é divulgado
-
POLITICA4 dias atrás
ALMT aprova porte de arma para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores
-
Policial4 dias atrás
Criminosos roubam e estupram mulher na frente do marido no interior de MT
-
CUIABÁ5 dias atrás
Falta de atendimento e super-lotação na UPA do Verdão em Cuiabá gerou revolta na população na noite desta segunda-feira, homem desmaiou
-
Polícia Federal3 dias atrás
Operação da PF prende traficantes que financiavam pessoas para cargos políticos
-
Policial4 dias atrás
Pai que matou seu filho de 1 ano 8 meses enforcado é preso no município de Primavera do Leste