CUIABÁ
Prefeito de Cuiabá quer endurecer lei e proibir festas com som alto após meia-noite
JB News
Por Alisson Gonçalves
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou uma proposta que promete esquentar o debate na cidade: a proibição de festas conhecidas como “pancadões” e eventos com som automotivo após a meia-noite em residências.
A medida visa combater a poluição sonora e garantir mais tranquilidade para os moradores durante o período noturno.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira,13.
Segundo Abilio, a intenção é tornar as regras mais rígidas para quem insiste em desrespeitar o sossego público, impondo limites bem definidos para o volume do som em diferentes horários e locais.
Pela proposta, eventos realizados em casas e quiosques não precisarão de licença se obedecerem aos seguintes critérios: até as 22h, o limite será de 60 decibéis; das 22h à meia-noite, o limite cai para 55 decibéis.
Depois desse horário, qualquer emissão sonora estará proibida, salvo com licença específica.
Já estabelecimentos como bares e restaurantes, que possuem alvará para atividades contínuas, poderão utilizar som até 85 decibéis até as 22h.
Entre 22h e meia-noite, esse limite será reduzido para 75 decibéis e, da meia-noite às 8h, não poderá ultrapassar 60 decibéis.
O prefeito também deixou claro que eventos públicos terão autorização para funcionar até a meia-noite.
Shows de grande porte, como o da banda Guns N’ Roses, previsto para outubro, terão exceção, podendo chegar a 130 decibéis, desde que os organizadores comuniquem previamente os moradores das áreas afetadas.
Além disso, a responsabilidade pela infração será compartilhada entre quem organiza o evento e o proprietário do equipamento de som.
A proposta será debatida em uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ainda neste sábado,14.
Na segunda-feira,16, a Câmara Municipal sediará uma audiência pública sobre o tema, e a expectativa do prefeito é que a votação ocorra já na terça-feira,17, antes das festividades de aniversário da cidade.
CUIABÁ
Homem é esfaqueado em peixaria após discussão com ex-companheira em Cuiabá
Um homem ficou ferido após ser atingido por um golpe de faca na tarde desta terça-feira (21), no bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.
De acordo com informações preliminares, a vítima foi até a região das peixarias para tentar recuperar um celular que estaria com a ex-companheira. A recusa em devolver o aparelho teria provocado o início de uma discussão entre os dois.
Durante o desentendimento, ambos teriam se armado com facas. Em determinado momento, a mulher acabou desferindo um golpe contra o homem, que ficou ferido.
Após a agressão, a suspeita deixou o local em busca de ajuda. A vítima recebeu atendimento médico e o caso deve ser apurado pelas autoridades competentes.
Veja :
-
Cidades5 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial4 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT









