VÁRZEA GRANDE

Praça Prefeita Sarita Baracat de Arruda foi entregue a população revitalizada

Antiga Aquidaban

Publicados

em

 

Marco histórico, político e cultural de Várzea Grande, a Praça Prefeita Sarita Baracat de Arruda foi entregue a população e vai se tornar um novo espaço de lazer e entretenimento para a população e para as famílias.


Antiga Praça Aquidaban, inaugurada pela então prefeita de Várzea Grande, Sarita Baracat de Arruda em 1968, na região central do município e em uma das principais avenidas a Couto Magalhães, e que na época homenageou um indígena que viveu na cidade, o novo espaço adotou um conceito diferenciado, aliando lazer, entretenimento, pratica esportiva e principalmente despertando na população a necessidade de zelar pelas áreas públicas e por um convívio mais humanizado.


O novo espaço está localizado na região central e foi contemplado com Programa Municipal de Revitalização dos Equipamentos Públicos de Lazer do município promovido pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
O programa investiu R$ 1 milhão na reforma e ampliação de 3.483,44 m² de área total da Praça Prefeita Sarita Baracat. O programa global injetou cerca de R$ 2 milhões para melhorias de 12 Praças Municipais. A ação faz parte do pacote de obras, reestruturação, ampliação e revitalização de espaços públicos de lazer e entretenimento.


Lucimar Sacre de Campos, lembrou ter sido Sarita Baracat uma grande entusiasta de espaços de lazer para as pessoas e famílias. “Por este motivo homenageamos Sarita Baracat que nos apoiou desde quando chegamos a administração municipal e sempre exortou a sensibilidade que as mulheres gestoras tem para com pequenas iniciativas de grande repercussão social”, disse a prefeita sinalizando aos presentes que a própria Sarita Baracat enquanto prefeita inaugurou aquele espaço 52 anos atrás.
“Desejamos que todos os cidadãos de Várzea Grande tenham o espírito público e a dedicação que Sarita teve enquanto mulher, mãe, professora e prefeita, mas muito mais como cidadã que ama a terra aonde nasceu e aonde foram lhe dadas tantas oportunidades. A prefeitura sempre estará de portas abertas, para quem, de forma proativa contribuiu e ainda contribui com o desenvolvimento e progresso do município. Formaremos assim uma cidade diferenciada, com progresso e que busca a qualidade de vida integral para todos”, frisa Lucimar Sacre de Campos.

Leia Também:  Kalil entrega 5,5 km de asfalto e reforça compromisso de solucionar a falta de água em Várzea Grande 


Conforme o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o projeto de revitalização e recuperação de espaços públicos, destinado os mesmos para resgatar a qualidade de vida e o conceito de convivência familiar entre as pessoas, teve início nesta gestão com a finalidade de otimizar e revitalizar os espaços públicos.
“Quando assumimos, começamos a fazer projetos de como iríamos planejar, executar e concluir o resgate destes espaços e isto que estamos implementando sob o comando da prefeita Lucimar Sacre de Campos. Sem dúvida é uma das mais belas praças de Várzea Grande. Com a ampliação, revitalização e ornamentação atrairemos visitantes de todas as partes, além de fomentar e fortalecer o comércio local da região central. O local recebe um totem com a bibliografia da ex-prefeita Sarita Baracat, a nossa homenageada e do fundador de Várzea Grande, Couto Magalhães nome da avenida em que se encontra localizada a praça”, disse o secretário.
A reforma e ampliação contempla a instalação de novas e modernas luminárias retangulares em LED, novos postes, parque infantil, Estação Fit VG 7, espaço de convivência e lazer, pórtico de referência da cidade, estacionamentos, pavimentação com paver colorido, espaço de lazer, piso tátil que facilita a mobilidade de deficiente visual, pintura destacada, bancos, pergolado, troca de conjunto semafórico, e outros equipamentos que constam no projeto urbanísticos especializados. O busto de Couto Magalhães que foi instalado na praça no aniversário de 100 anos de Várzea Grande, foi totalmente restaurado.
A arborização segue novos conceitos de parques nacionais. No local foram plantadas 40 novas árvores e a manutenção de duas espécies já existentes (pitomba e palmeira-real). A praça teve transformação significativa e adquiriu detalhes que formam sua imagem atual com modernização, acessibilidade e mobilidade urbana para população.


O senador Jayme Campos que já administrou Várzea Grande por três mandatos, assinalou que a cidade vive um novo momento em sua história e que tem conseguido através da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos, aliar crescimento econômico, fomentado pelas obras públicas que geram emprego e renda, com ações importantes como o resgate de espaços antes abandonados cedendo espaço para áreas de lazer, entretenimento, prática esportiva e principalmente incentivando a integração social entre pessoas, entre famílias.
“Em todas as regiões e bairros de Várzea Grande tem a presença do Poder Público municipal fazendo obras, ações e medidas que melhoram a qualidade de vida da população”, disse Jayme Campos.
“O posto da Guarda Municipal foi reconstruído para melhor acomodação dos profissionais, sendo o espaço remodelado e com novo mobiliário o que garante maior segurança para pedestres e lojistas na região central. A obra é moderna e garante a visualização de 180° dos guardas por toda a extensão da praça que está compreendida entre as ruas 24 de Outubro e Tenente Cipriano. O posto de apoi1o da guarda terá expediente 24 horas, nos sete dias da semana, além de viaturas para realizar rondas na região central”, frisa o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero.
O representante da homenageada “Sarita Baracat”, o secretário de governo, Kalil Baracat disse que a família recebe a justa homenagem com muita gratidão. “Minha avó sempre foi protagonista da História de Várzea Grande no segmento educacional e político com relevantes trabalhos desenvolvidos em prol do progresso da cidade. Ela atuou como deputada estadual e prefeita de Várzea Grande, um ícone feminino no cenário político da época. Estamos felizes e lisonjeados pela homenagem da gestão atual”, frisa.
Para a lojista Cleonice Pereira Oliveira, a reforma da praça trouxe mais qualidade de vida a região central, pois é completa com segurança, parque e academia. “Estamos felizes com este ato da gestão porque ficou muito linda e ecologicamente correta, além de termos um posto de segurança da guarda municipal. Saímos do ruim para o extraordinário. Os comerciantes estão contentes com a iniciativa que irá alavancar as compras e consequentemente fomentar a economia da região”.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande realiza 18ª edição do Emprego Solidário


A solenidade contou com apresentações culturais do Siriri Infantil e Juvenil Estrela Guia, rasqueado e Banda Musical da Prefeitura de Várzea Grande, e a exposição de quiosques com comidas típicas representadas pelas famílias tradicionais da cidade como Reveles, Coelho, Felfili, Baracat, entre outras.

COMENTE ABAIXO:

Saúde

Multivacinação para crianças e vacina da influenza para população em geral

Publicados

em

Por

O horário da Campanha de Multivacinação inicia das 7:30 às 17:00. Estarão abertas para a ação 20 Unidades Básicas de Saúde.

 

Visando elevar a proteção das pessoas e das crianças para outras doenças que ainda necessitam de cuidados e que estavam momentaneamente suspensos por causa da COVID-19, levou a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande a reforçar suas atividades em uma Campanha de Multivacinação.

Várzea Grande inicia amanhã, 18 de setembro, Campanha de Multivacinação ofertando doses de Pentavalente, que garante proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meningite e na garganta; Pneumocócica; VIP ou VOP que protege contra a Poliomielite ou paralisia infantil e a Tríplice Viral, com foco na atualização das cadernetas de crianças, menores de cinco anos.

Também vai reforçar a campanha de vacinação da Gripe Influenza, lembrando que ela não tem eficácia contra a COVI-19, mas permite aos médicos e enfermeiros em avaliação a pacientes, conseguir um diagnóstico mais apurado e um tratamento mais eficaz para a população em geral, pois assim como a COVID-19 a Influenza se trata de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG.

A vacina contra a Gripe Influenza é indicada para maiores de seis meses e apenas deve se ter o cuidado de receber a vacina com intervalo de 15 dias se foi imunizado contra a COVID ou vice-versa.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. As demais vacinas conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, neste momento todos os esforços estão sendo concentrados na ação da vacinação contra a COVID-19, porém é uma responsabilidade promover ação na proteção das crianças com vacinas necessárias, principalmente em momento de pandemia.

Leia Também:  Várzea Grande inicia hoje vacinação para jovens de 12 a 17 anos

“Vamos manter um ponto de vacinação contra a COVID-19, neste sábado (18), nas Clínicas Médicas do UNIVAG, ponto fixo, para as pessoas confirmadas e agendadas, e as acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose. Vinte Unidades Básicas de Saúde vão funcionar na realização da Campanha de Multivacinação. Queremos neste dia que cada pai, cada mãe, cada parente, faça sua parte no processo, leve sua criança à unidade de saúde para que possa ser imunizada e ser protegida de danos que podem repercutir a vida inteira. Estas vacinas são básicas, fazem parte da cobertura vacinal das crianças, e protegem de várias doenças. Já a vacina da Influenza está liberada para a população em geral maior de 6 meses. É importante observar o intervalo de 14 dias, após ter tomado a vacina Contra a COVID-19, para então poder tomar a vacina da influenza”, disse o secretário.

Ele reforçou que o objetivo desta ação é resgatar o sentimento de segurança, de pais e responsáveis em relação à saúde dos seus filhos. ”As vacinas são seguras e protegem de doenças, como exemplo claro da poliomielite, que está erradicada no Brasil, em decorrência da disponibilidade da vacina. Vamos continuar vacinando nossa população contra a COVID-19, sem descuidar das nossas crianças, que necessitam desta atenção da Saúde Pública”, alertou o secretário.

Ele aproveitou para lembrar que a prioridade determinada pelo prefeito Kalil Baracat é da imunização de todas as pessoas, por isso a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado em diversas frentes, não apenas contra a COVID 19, mas contra toda e qualquer doença que possa ser combatida.

Leia Também:  Kalil entrega 5,5 km de asfalto e reforça compromisso de solucionar a falta de água em Várzea Grande 

Gonçalo de Barros esclareceu ainda que que a Rede Pública Municipal, está preparada para realizar a Campanha de Multivacinação de forma segura, a fim de se evitar aglomeração das pessoas, o que promove a transmissão da COVID-19.

“Todas as medidas de biossegurança, e entre as orientações dadas as equipes das unidades que aplicarão a vacina, estão garantir a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; disponibilizar local para lavagem das mãos e álcool em gel; orientar que somente um familiar acompanhe a pessoas a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada no ambiente da vacinação, o que terá cuidado especial. Diante destas medidas adotadas os pais podem levar suas crianças com tranquilidade às unidades de saúde neste sábado (18) para se vacinarem”, garantiu o secretário municipal de Saúde Gonçalo de Barros.

Várzea Grande está reservando dois sábados, amanhã (18), e dia 25. O horário da Campanha de Multivacinação inicia das 7h30 às 17h, em 20 locais que cobrem toda a cidade.

Estarão abertas para a ação 20 Unidades Básicas de Saúde:

Centro de Saúde do Água Limpa;

Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;

Centro de Saúde Jardim Imperial;

Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia;

Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro;

Clínica de Atenção Primária Jardim Glória;

Clínica de Atenção Primária Marajoara;

Clínica de Atenção Primária Parque do Lago;

ESF – Estratégia Saúde da Família Água Vermelha;

ESF – Estratégia Saúde da Família Aurília Sales Curvo;

ESF Capão Grande;

ESF Manaíra;

ESF Manga;

ESF São Mateus;

ESF Unipark;

ESF Vila Arthur;

Unidade Básica de Saúde do Construmat;

UBS Jardim Eldorado;

UBS Ouro Verde;

UBS Santa Isabel.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA