CUIABÁ

População não cumprem regras de distanciamento e formam filas quilômetricas nos bancos da capital

Publicados

em

JBNEWS

Uma volta no centro de Cuiabá nesta manhã e quinta-feira 16, percebe-se que poucas pessoas estão levando a sério  a regra do distanciamento social,principalmente nas filas dos bancos e casa lotéricas.

Na caixa econômica da Barão de Melgaço se forma filas quilomentrica por conta do recebimento de R$ 600,00 de auxílio vindo do  governo federal que iniciou em todo o Brasil na data de hoje.

Percebe-se também que muitas pessoas não estão usando máscara facial para evitar a transmissão ou de ser contaminados pelo Coronavírus (COVID-19) pelas ruas da cidade e nas filas que se forma  nos comércios,como é este caso.

Segundo os sistema de saúde o distanciamento social deve ser de no mínimo 1 metro de distância de uma pessoa a outra em locais públicos.

Veja o video:👇

A falta de respeito e consciência do cidadão e a falta de fiscalização por parte do poder público são ainda os maiores problemas para conter a proliferação do vírus.p

Leia Também:  Hospital Metropolitano em Várzea Grande será inaugurado ainda esta semana

Segundo especialistas a única maneira de conter a proliferação do Coronavírus ou reduzir seus impactos e sua letalidade, até um colapso  no sistema de saúde pública  é o distanciamento social.

Em alguns Estados do Brasil já está se tomando como regra o “toque de recolher”, ainda ontem em Várzea Grande o desembargador do Tribunal De justiça de Mat Grosso Mauro Roberto Kono de Oliveira, decidiu suspender o decreto da prefeita Lucimar Campos e (DEM), que determinou a abertura do comércio em Várzea Grande.

Na decisão Kono, deixou claro que a suspensão do decreto 25/2020, tem como motivo, o não cumprimento das normas exigidas para evitar a aglomeração de pessoas por conta da proliferação do Coronavírus (COVID-19) principalmente nas filas dos bancos e casa lotéricas da cidade industrial.

O governo do Estado de Mato divulgou ontem quarta-feira 15, que mais de 151 pessoas já estão contaminadas e quatro já  morreram  por conta do Coronavírus,portanto sobe o número de contaminados a cada dia, e o risco do sistema de saúde em Cuiabá e várzea Grande podem se tornar reais, uma vez que somente na capital mais de 70 pessoas estão em observação por conta do vírus.

Leia Também:  Cuiabá notifica mais cinco óbitos para a Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira

O governo encaminhou nesta segunda-feira para ser votado na Assembleia Legislativa  projeto de lei que obriga cada cidadão matogrosensse ao uso da máscara facial em todos os cantos do estados,a minuta da lei além de multar em R$ 140,00 reais por descumprimento da norma, prevê também que a pessoas possa  responder criminalmente pelo ato.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Secretaria de Saúde promove “Dia D” de vacinação contra Influenza neste sábado (20)

Publicados

em

Por

No próximo sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza. Esta iniciativa é parte da campanha, que teve início em 25 de março na capital e tem como objetivo imunizar diversos grupos prioritários, garantindo a proteção contra a gripe.

O público-alvo do “Dia D” abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas,  professores do Ensino Básico e Superior, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, o que ressalta a importância da imunização para a prevenção de doenças.  A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra as principais cepas de vírus em circulação no Brasil.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Emanuel Pinheiro apresenta cronograma de desativação do aterro sanitário de Cuiabá

É importante ressaltar que todas as pessoas que forem se vacinar devem levar o cartão de vacinação, para que as equipes possam fazer a verificação da situação vacinal e garantir uma cobertura efetiva. No “Dia D”, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas das 8h às 16h30, sem interrupção, facilitando o acesso à vacinação para toda a população.

SERVIÇO:

O que: “Dia D” de vacinação contra a Influenza

Quando: Sábado (20), das 8h às 16h30

Onde: Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA