Policial

Polícia Militar realiza aula inaugural do 2º Curso de Policiamento em Estádios para 40 alunos

Publicados

em

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou a aula inaugural do 2º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios, na tarde desta segunda-feira (01.07), em Cuiabá. A formação busca o aprimoramento da atuação policial dentro de praças desportivas do Estado.

A nova turma é composta por 40 alunos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). As aulas serão ministradas na sede do 10º Batalhão da PM, no Ginásio Aecim Tocantins e na Arena Pantanal.

O curso tem duração de 90 horas/aulas e será realizado até o dia 06 de julho. No período, os alunos passarão por formações sobre fundamentos jurídicos da atividade policial em praças desportivas, varreduras de ambientes e técnicas de escolta, defesa pessoal, policiamento de choque, além de atuação prática durante o jogo Cuiabá e Botafogo, na quarta-feira, na Arena Pantanal.

O comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, ressaltou que Mato Grosso ocupa lugar de destaque dentro do cenário esportivo, o que necessita de uma grande capacitação para que as praças desportivas continuem sendo lugares seguros para receberem grandes eventos, garantindo a segurança da população.

Leia Também:  Ação conjunta fiscaliza comércios após pessoas passarem mal ao ingerirem bebidas em Água Boa

“O policiamento realizado pelo nosso Batalhão é responsável por receber as torcidas organizadas, o público em geral e realiza o monitoramento por câmeras de segurança. Com isso, o intuito do curso é fortalecer os protocolos de segurança, trocar experiências e atualizar nossos policiais militares e agentes acerca desse importante tema”, explicou o tenente-coronel.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que a Arena Pantanal de Cuiabá conta com sistemas modernos de segurança, com vigilância de câmeras pelo Vigia Mais MT, e com uma equipe capacitada para realizar o policiamento, e explicou que a finalidade do curso é deixar a tropa cada vez mais preparada para realização do policiamento.

“Esse trabalho nos estádios é desenvolvido dia-a-dia, não somente nos dias de jogos, mas sim com muito estudo para formulação de estratégias para toda a segurança. Com esse curso, vamos valorizar ainda mais o trabalho exercido pelos nossos policiais, bem como retornar isso para a segurança dos nossos cidadãos que frequentam cada vez mais esses ambientes”, ressaltou o comandante-geral.

Leia Também:  PF e Gaeco prendem 7 por tráfico de drogas e armas escondidas em fundos falsos de veículos alugados em Cuiabá, VG e mais dois estados

A aula inaugural do curso contou com uma palestra “Técnicas e Táticas de Policiamento em Praças Desportivas”, ministrada pelo capitão Felipe Justo de Carvalho, do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O capitão, que atua há 10 anos com policiamento de grandes eventos, destacou a parceria entre as instituições.

“Temos aqui um intercâmbio e troca de experiências entre as coirmãs, contribuindo com conhecimento de técnicas que utilizamos no nosso Estado e também conhecer os métodos de segurança aplicados aqui, fazendo com que tenhamos um ambiente seguro para todos”, finalizou.

Também participaram da solenidade a comandante-geral adjunta da PM, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o corregedor-geral da PM, coronel Fernando Augustinho Oliveira; o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Wankley Corrêa Rodrigues; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, tenente-coronel Anderson Luiz do Prado; secretário-adjunto de Esportes da Secel-MT, Beto Corrêa; o coordenador da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), Luiz Carlos Dorileo; o subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, entre demais autoridades.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Policial

Policiais civis de MT participam do curso básico de segurança de autoridades

Publicados

em

Por

Quinze policiais civis de Mato Grosso participaram do Curso Básico de Segurança de Autoridades, ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), entre os dias 13 a 17 de abril, em Cuiabá.

Com duração de cinco dias, carga horária de 40 horas, a capacitação é direcionada para a proteção de dignitários e conta com a supervisão pedagógica e certificação da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol).

Foram abordados temas como planejamento de segurança pessoal; avaliação de riscos e ameaças; rotinas seguras e prevenção; técnicas de escolta; técnicas de fuga; formação de equipe de segurança; procedimentos em eventos públicos; direção defensiva e evasiva; condução segura em situações de risco; dentre outros assuntos.

O treinamento faz parte do plano estratégico de formação continuada, visando aperfeiçoar e instruir servidores que exercem a função de assessores e condutores de viaturas dos diretores da instituição.

O principal objetivo do curso é habilitar e preparar os policiais civis para que possam acompanhar os diretores com mais técnica e de forma diferenciada de atuação profissional, proporcionando um grau maior de segurança para as autoridades.

Leia Também:  Polícia Civil orienta o que fazer em caso de golpe do falso perfil de WhatsApp

O Curso Básico de Segurança de Autoridades trabalha a qualificação alinhada com procedimentos empregados pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a qual possui a atribuição institucional dessa atividade.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA