Estadual

Polícia Militar prende dupla de faccionados e recupera caminhonete furtada em Juara

Publicados

em

¿A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois homens faccionados, de 21 e 18 anos, por furto e tentativa de homicídio, neste sábado (24.1), em Juara. Os suspeitos foram presos em flagrante após tentarem atropelar um policial militar durante uma abordagem na MT-325. A dupla conduzia uma caminhonete furtada, que foi recuperada pela equipe.

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais realizavam uma barreira para abordagem de veículos na rodovia e visualizaram uma caminhonete Hilux. Os militares iniciaram a abordagem ao veículo, momento em que o condutor do carro desobedeceu à ordem de parada e tentou atropelar um dos policiais que estavam na barreira, fugindo em seguida.

Diante da situação de perigo, os militares efetuaram disparos de arma de fogo em direção aos pneus da caminhonete para impedir a fuga dos criminosos e iniciaram acompanhamento, que se estendeu por alguns quilômetros, até que os suspeitos pararam o carro e tentaram fugir a pé por uma região de mata, onde foram alcançados e abordados.

Na revista pessoal aos homens, nada de ilícito foi encontrado. Já na verificação da caminhonete, foi constatado que o veículo estava com registro de furto, registrado na cidade de Vera, na sexta-feira (23).

Leia Também:  Polícia Militar apreende três espingardas e 93 munições em distrito de Itiquira

Os homens também se identificaram como membros de facção criminosa e tinham passagens policiais por tráfico de drogas.

Eles receberam voz de prisão e foram encaminhados à delegacia de Juara para registro da ocorrência e demais procedimentos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Politec bate recorde e emite mais de 75 mil laudos periciais emitidos em 2025

Publicados

em

Por

A Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec) encerrou o ano de 2025 com a emissão de 75.568 laudos periciais, o maior volume já registrado pela instituição em toda a série histórica. O número reforça a relevância do trabalho técnico-científico desenvolvido em apoio às investigações criminais.

“Para além dos números, os laudos têm impacto direto na vida da população. Cada documento produzido pela Politec representa uma prova técnica fundamental para a elucidação de crimes e para o andamento de inquéritos policiais, ações penais e decisões judiciais. É por meio desses laudos que fatos são comprovados cientificamente, responsabilidades são atribuídas e direitos são garantidos, tanto para vítimas quanto para investigados”, afirmou o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan.

Os dados constam no Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e evidenciam uma evolução progressiva na produção pericial. Em 2023, foram emitidos 64.814 laudos, número que subiu para 67.513 em 2024, até alcançar o patamar recorde registrado em 2025. O crescimento observado nos dois últimos anos confirma o aumento da demanda por serviços periciais em Mato Grosso.

Leia Também:  Três foram presos durante Operação Tolerância Zero Sobre Duas Rodas em Cuiabá

“O avanço na produção de laudos indica uma ampliação da capacidade do Estado em responder, com maior agilidade e qualidade técnica, às demandas da sociedade. Na prática, esse crescimento contribui para investigações mais rápidas, processos judiciais mais robustos, redução de gargalos e maior segurança jurídica, refletindo diretamente no fortalecimento da Justiça e no combate à impunidade”, completou Jaime.

Estrutura e força de trabalho

A atuação pericial da Politec é sustentada por um quadro técnico composto por 676 profissionais da área finalística, distribuídos entre 294 peritos oficiais criminais, 141 peritos oficiais médicos-legistas, seis peritos oficiais odonto-legistas, 142 papiloscopistas e 93 técnicos de necropsia, responsáveis pela execução das atividades periciais em todo o Estado.

Esse contingente atende a uma ampla variedade de exames, muitos deles de alta complexidade técnica e científica, fundamentais para garantir a qualidade e a credibilidade das provas periciais produzidas.

O diretor-geral adjunto da Politec, Renato Simões, destacou que o resultado reflete o compromisso da equipe técnica com a sociedade. “Encerramos 2025 com esse grande avanço para a Politec, que reforça também os valores éticos dentro da instituição e para o Estado de Mato Grosso. Fechamos um número positivo, com todos os laudos entregues conforme normas e regras estabelecidas”, afirmou.

Leia Também:  IFMT de Várzea Grande visita Sesp e adere ao programa Vigia Mais MT

Para a diretora metropolitana de Criminalística em substituição, Quezia Vicente, o resultado é inédito e demonstra a continuidade do trabalho desenvolvido na área pericial.

“Foi um marco histórico de produtividade e demonstramos a elevada capacidade técnica e operacional da instituição. O desempenho foi impulsionado, especialmente, pelo crescimento expressivo das perícias de Computação Forense, além do aumento histórico, nos últimos três anos, das perícias de Meio Ambiente e Veicular”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA