Policial

Polícia Civil deflagra terceira fase de operação e cumpre mandados contra faccionados de Sorriso

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2.7), a terceira fase da Operação Unfollow, para cumprimento de mais de 30 ordens judiciais contra uma facção criminosa envolvida nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, extorsão e homicídios no município de Sorriso e região.

Entre as ordens judiciais, estão sete mandados de prisão temporária, 10 mandados de busca e apreensão domiciliar, 10 afastamentos de sigilos telemáticos, quatro afastamentos de sigilos bancários, além do isolamento de um líder da facção criminosa de Sorriso no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária Central do Estado (PCE), que possui maior grau de isolamento e restrições, por seis meses.

Os mandados são cumpridos nas cidades de Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá e contam com o apoio das equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Polícia de Sinop.

A terceira fase da operação foi deflagrada em decorrência da continuidade das investigações da Delegacia de Polícia de Sorriso e análises de materiais apreendidos na primeira fase, que revelaram uma cadeia criminosa complexa, com hierarquia definida e funções diversas atribuídas a cada um dos envolvidos.

Leia Também:  Mais de 200 itens são apreendidos pela Polícia Penal nas unidades prisionais de Mato Grosso em janeiro

Entre os alvos desta fase, estão a esposa de uma liderança da facção, que assumiu o comércio de drogas em Sorriso, após seu marido ter sido preso pela Polícia Civil no ano de 2023, e uma advogada que atuava para o grupo criminoso, sendo também alvo das buscas uma empresa de fachada de sua propriedade.

As investigações revelaram a participação de lideranças da facção, que, mesmo custodiadas na Penitenciária Central do Estado (PCE), continuavam a coordenar atividades criminosas como tráfico de drogas, cobranças de extorsão e ordens de execução.

A facção criminosa possuía, inclusive, metas de arrecadação diária, estimando faturamento superior a R$ 19 mil por dia apenas com o tráfico de drogas. Entre os métodos utilizados para lavar dinheiro, destacam-se empresas fictícias, como a de propriedade da advogada, alvo da investigação.

Fases anteriores

A primeira fase da operação foi deflagrada em fevereiro deste ano, ocasião em que foram cumpridas seis ordens judiciais, sendo um mandado de prisão e cinco de busca e apreensão, contra um influenciador digital, identificado como integrante de facção criminosa e que utilizava redes sociais para cometer e promover a prática de diversos crimes.

Leia Também:  Homicida foragido de Goiás é preso pela Polícia Civil em Nova Xavantina

No mês de maio, a segunda fase da operação resultou na prisão de outros três jovens suspeitos de integrar uma facção criminosa, tráfico de drogas e associação ao tráfico.

A operação segue em curso com a análise de novos materiais apreendidos e a identificação de outros envolvidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Policial

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicados

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

Leia Também:  Polícia mata ladrão de caminhonete em troca de tiros em Cuiabá

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA