CUIABÁ

PF realiza operação contra ex-secretário de saúde de Cuiabá Antonio Possas, empresas e funcionária na manhã desta quinta-feira

Publicados

em

JB News

Por Jota de Sá

A policia Federal (PF), realizou na manhã desta quinta-feira 30.09, uma operação que teve como alvo o ex-secretário de saúde da prefeitura de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho, uma empresa de distribuição de medicamentos, além de uma única  funcionaria registrada na empresa.
A Operação Colusão, investiga fraudes na compra de medicamentos para a prefeitura, através da secretaria.
Segundo a PF 12 mandatos de busca e apreensão foram cumpridos, para apurar um esquema de fraudes em processos licitatórios.

Os mandados foram expedidos pelo Juiz da 7ª vara Federal de Mato Grosso.

As informações são de que o ex-secretário Antonio Possas é líder de um grupo criminoso que atua na compra de medicamentos superfaturados.
Possas e outros três secretários –adjuntos já foram apontados pela Policia Civil de Mato Grosso na Operação Overpriced, segundo A PC-MT, Possas continua atuar nos bastidores dos processos licitatórios fraudulentos dentro da secretaria municipal de Saúde, cometendo crimes e superfaturando as compras de medicamentos.
Na ação desta quinta, a PF contou com a cooperação da Controladoria Geral da União (CGU).
As investigações referem-se a aquisição de matérias de consumo hospitalar, além de equipamentos de proteção individual (IPIs), para o combate a proliferação da Covid-19.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá renuncia R$ 2 milhões de seu orçamento para ajudar no combate ao coronavírus

A determinação judicial também determinou o bloqueio de cerca de R$1.998.983,37, das contas dos investigados e das empresas envolvidas no esquema. Seis processos compras da mesma empresa são suspeitos de fraude.

Várias irregularidades foram destacadas nos processos de compra, entre elas a inobservância das formalidades pertinentes a dispensa de licitação, e direcionamento nos procedimentos de compras, e elevação arbitrarias nos valores das compras.

Foram constatadas expressiva movimentação financeira entre Possas e uma única funcionaria da empresa, que segundo informações da PF a funcionária aparentemente não possui condições financeiras e econômicas para tanta movimentação

A PF também destacou o rotineiro pagamento de títulos em nome de pessoas ligadas ao ex-secretário.
O nome da operação: colusão, no jargão jurídico, significa “acordo entre partes com o fim de prejudicar e lesar terceiros; conluio”.

Nota da Prefeitura de Cuiabá
Sobre a ação da Polícia Federal deflagrada na manhã de hoje (30), a Prefeitura de Cuiabá esclarece que:
• – Ainda aguarda detalhes sobre a apuração, mas
• Está à disposição para prestar auxílio e esclarecimentos;
• – Assevera que é a maior interessada no desenrolar da apuração;
• -Reafirma o compromisso de probidade e lisura na administração de recursos públicos.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Secretaria de Saúde promove “Dia D” de vacinação contra Influenza neste sábado (20)

Publicados

em

Por

No próximo sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza. Esta iniciativa é parte da campanha, que teve início em 25 de março na capital e tem como objetivo imunizar diversos grupos prioritários, garantindo a proteção contra a gripe.

O público-alvo do “Dia D” abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas,  professores do Ensino Básico e Superior, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, o que ressalta a importância da imunização para a prevenção de doenças.  A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra as principais cepas de vírus em circulação no Brasil.

Leia Também:  Cuiabá tem redução de casos de COVID, mas ainda é preciso manter as medidas sanitárias para evitar outro aumento”, diz especialista

É importante ressaltar que todas as pessoas que forem se vacinar devem levar o cartão de vacinação, para que as equipes possam fazer a verificação da situação vacinal e garantir uma cobertura efetiva. No “Dia D”, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas das 8h às 16h30, sem interrupção, facilitando o acesso à vacinação para toda a população.

SERVIÇO:

O que: “Dia D” de vacinação contra a Influenza

Quando: Sábado (20), das 8h às 16h30

Onde: Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA