Estadual
Pesquisadores da Seaf e Empaer apresentam soluções estratégicas e inovação para agricultura de pequena escala

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) participou de evento organizado pela Farmex Agricultura Familiar, no espaço integrado à GreenFarm Show 2025, no Parque Novo Mato Grosso. No evento especialistas e técnicos debateram soluções voltadas às cadeias produtivas estratégicas do estado, incluindo café, cacau, leite, aquaponia (Ciclo Vivo) e frutas tropicais, a exemplo do maracujá, destacando estratégias de manejo, sustentabilidade e inovação tecnológica. A rodada de palestras foram realizadas no sábado (20.9).
O técnico da Empaer, Fabrício Tomaz, abordou as cadeias do café e do cacau, apresentando técnicas avançadas de cultivo, como a seleção de variedades adaptadas às condições climáticas de Mato Grosso, manejo integrado de pragas e doenças, e práticas de conservação do solo.
“Com irrigação eficiente, adubação balanceada e sombreamento parcial, conseguimos aumentar significativamente a produtividade, mesmo em pequenas propriedades”, explicou Tomaz. O objetivo é mostrar que o pequeno produtor pode ter renda consistente mesmo com área reduzida, desde que adote boas práticas e tecnologias adequadas”, destacou Fabrício.
Em seguida, Brasílio Ferreira, coordenador da Seaf, apresentou o projeto Ciclo Vivo em Aquaponia, um sistema integrado que combina a criação de peixes com a produção de hortaliças em ciclo fechado.
“A aquaponia é uma solução inteligente para o pequeno produtor, pois permite economia de água, aproveitamento de insumos e geração de renda com diversificação de culturas. Com o monitoramento correto da qualidade da água e escolha adequada das espécies, é possível alcançar alta produtividade com sustentabilidade”, explicou.
O médico-veterinário da Seaf, Eduardo Silva Dantas, trouxe informações sobre melhoramento genético e manejo do rebanho leiteiro, com foco na produtividade e qualidade do leite.
“O melhoramento genético de alto valor e a inseminação artificial são ferramentas essenciais para elevar a produção de leite nas propriedades familiares. Além disso, o manejo de pastagens e a alimentação balanceada são pilares fundamentais. Com assistência técnica e capacitação, conseguimos transformar a realidade de muitos produtores”, salientou o médico veterinário.
O engenheiro agrônomo e doutor em Agricultura Tropical, Luciano Gomes Ferreira, apresentou os avanços das pesquisas com o maracujazeiro, destacando técnicas como enxertia para controle de fusariose, condução em espaldeira e polinização manual.
“Estamos trabalhando com variedades adaptadas ao clima do Mato Grosso e técnicas que aumentam a produtividade, mesmo em áreas limitadas. Com um bom porta-enxerto e manejo correto, é possível alcançar entre 16 e 28 toneladas por hectare. Mas para isso, é fundamental investir em assistência técnica e integrar o produtor às cooperativas e agroindústrias”, alertou Luciano.
Pela primeira vez, a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur) participou do evento. Pelo menos 31 expositores marcaram presença nos quatro dias do Greenfarm Show, apresentando a diversidade da produção familiar mato-grossense e fortalecendo o intercâmbio entre agricultores, técnicos e o setor agroindustrial.
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
Chuva forte mobiliza Corpo de Bombeiros em Campo Verde e Sinop

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi mobilizado para atender diversas ocorrências causadas por um temporal que atingiu os municípios de Campo Verde e de Sinop nesta quarta-feira (24.9). A chuva, acompanhada de ventos fortes, provocou a queda de árvores e acidentes de trânsito.
Em Campo Verde, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 16h20 para atender a uma ocorrência na BR-070, na região do Rio das Mortes, zona rural do município.
No local, foram encontradas várias árvores caídas sobre a pista, obstruindo o tráfego de veículos. A área afetada se estendia desde a ponte até as proximidades de uma fazenda, comprometendo o fluxo normal da rodovia.
Os bombeiros estabeleceram um perímetro de segurança e, em seguida, iniciaram os trabalhos de desobstrução, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), motosserras e facões.
Após a completa remoção dos troncos e galhos, e confirmada a ausência de novos riscos aos usuários da via, a rodovia foi liberada e o tráfego, normalizado.
Já em Sinop, a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) atendeu a seis ocorrências entre as 18h e a meia-noite, sendo três relacionadas à chuva e aos ventos fortes, duas quedas de árvore e um acidente de trânsito.
O acidente envolveu um motociclista e um veículo de passeio. Os bombeiros foram acionados por volta das 19h e, ao chegarem ao local, encontraram o motociclista caído ao solo.
Imediatamente, foram realizados os procedimentos necessários para controle de hemorragia e imobilização. Após a estabilização, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Sinop. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.
Orientações sobre cuidados durante as chuvas
Com a chegada das primeiras chuvas da temporada, aumentam os riscos de acidentes de trânsito, choques elétricos e quedas de árvores. Nesse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) ressalta a importância de adotar medidas preventivas para garantir a segurança da população.
Veja mais: Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados essenciais durante as chuvas da temporada
*Sob supervisão da SD Karine Miranda
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia Federal6 dias atrás
Empresário cuiabano que teve Porsche apreendido pela PF em operação contra o tráfico segue foragido
-
Destaque6 dias atrás
Congresso Internacional realizado pela ALMT aponta estratégias de segurança para MT e fronteiras vizinhas
-
Destaque5 dias atrás
Chapa 1 apresenta plano para fortalecer o CRCMT com foco em valorização, ética, modernização e interiorização
-
Nacional7 dias atrás
Derrite classifica execução do ex-delegado-geral Ruy Ferraz como “atentado terrorista”; dois suspeitos são identificados
-
Policial6 dias atrás
Justiça mantém CPI das Fraudes Fiscais contra Emanuel Pinheiro e afasta tentativa de suspensão
-
POLITICA6 dias atrás
“PEC da Blindagem é coisa de maluco e entrega a Câmara ao crime; Senado tem obrigação de enterrar proposta”, diz senadora Margareth Buzetti
-
Nacional6 dias atrás
MME abre consulta pública sobre diretrizes para implantação de medidores inteligentes no Brasil
-
Cidades5 dias atrás
Veja momento em que servidor de Várzea Grande é atropelado por caminhão em Cuiabá