EDUCAÇÃO
Pé-de-Meia X Pé-de-Meia Licenciaturas: qual a diferença?

Foi com a ajuda do Pé-de-Meia que Giovanna Souza dos Santos, de 18 anos, moradora do município fluminense de Duque de Caxias, conseguiu se dedicar integralmente aos estudos e concluir o ensino médio no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias. “O Pé-de-Meia foi realmente importante porque no ensino médio eu estava muito preocupada com a questão de trabalho. Então, o programa me tirou um peso, uma preocupação. Consegui focar nos estudos e ter bons resultados”.
A estudante foi aprovada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursar Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Giovanna é a primeira da família a ingressar em uma universidade federal. Ela conta como descobriu que queria seguir a carreira docente: “Quando eu estava na escola, fiz um projeto sobre o ensino de biologia para pessoas com deficiência visual. Foi aí, então, que descobri que queria ser professora.”
Com a nota de 696 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a jovem vai participar do Pé-de-Meia Licenciaturas. Na sua visão, o programa é importante para combater o apagão de professores no país e valorizar estudantes de licenciatura. “Esse auxílio vai me dar uma tranquilidade em relação aos gastos com a faculdade. Não vou precisar me desesperar para arrumar um emprego ou um estágio. Também acho que é uma medida de valorização. Tem gente que quer ser professor, mas mira em outro curso por causa do dinheiro e não se dedica tanto, não põe todo o esforço, porque não é aquilo que a pessoa realmente quer. Agora, essas pessoas vão poder se dedicar ao que é a sua paixão”, completa.
Tem gente que quer ser professor, mas mira em outro curso por causa do dinheiro e não se dedica tanto, não põe todo o esforço, porque não é aquilo que a pessoa realmente quer. Agora, essas pessoas vão poder se dedicar ao que é a sua paixão.” Giovanna Souza dos Santos, estudante do Pé-de-Meia que vai participar do Pé-de-Meia Licenciaturas
Criados pelo Ministério da Educação (MEC), o Pé-de-Meia e o Pé-de-Meia Licenciaturas são dois programas que oferecem incentivo financeiro-educacional para evitar a evasão dos alunos e incentivar a conclusão dos estudos. O primeiro é voltado para os estudantes que estão no ensino médio público e o objetivo dele é garantir que eles não precisem abandonar os estudos por questões financeiras. O segundo tem o intuito de incentivar a formação de professores e é destinado às pessoas que desejam ingressar em cursos presenciais de licenciatura.
Pé-de-Meia – Para participar do Pé-de-Meia, os estudantes precisam estar matriculados no ensino médio público e ser beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa oferece R$ 200 por mês aos alunos que mantiveram a frequência mínima e R$ 1 mil após a conclusão de todos os anos de ensino médio, que só podem ser retirados da poupança quando se formarem nessa etapa de ensino. Além disso, o estudante ainda pode receber R$ 200 caso participe dos dois dias do Enem. Considerando todas as parcelas, os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno.
Pé-de-Meia Licenciaturas – O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma iniciativa do Programa Mais Professores para o Brasil e oferece bolsas aos estudantes que obtiverem nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e optarem por cursos de licenciatura presenciais. Os estudantes receberão uma bolsa mensal de R$ 1.050, sendo R$ 700 disponíveis para saque imediato e R$ 350 guardados na poupança para retirada após ingresso em uma rede pública de ensino. Para manter a bolsa e sacar a poupança, é necessário: cursar a quantidade de créditos obrigatórios de cada período; obter resultados acadêmicos satisfatórios; e ingressar na rede pública em até cinco anos após a conclusão da licenciatura.
Para 2025, o MEC disponibilizou até 12 mil bolsas. Para fazer parte do Pé-de-Meia Licenciaturas, é preciso, ainda, cumprir exigências do Edital nº 1/2025 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além das regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
MEC debate educação comprometida com justiça climática

O Ministério da Educação (MEC) esteve presente em audiência pública conjunta, realizada pelas Comissões de Educação e Cultura (CE) e de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, nesta quarta-feira, 23 de abril. O encontro debateu os desafios para uma educação comprometida com a justiça social e climática, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental sustentável.
A pasta foi representada pela coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do MEC, Viviane Vazzi. Segundo ela, esse é um debate que o Ministério tem conduzido em parceria com outras instâncias.
“O que estamos fazendo e que está em fase de aprovação é a Política Nacional de Educação Ambiental Escolar, que tem esse destaque porque há uma necessidade de se estruturar o tema a partir de programas e ações. Entre os desafios, está colocar isso em sala de aula de maneira cuidadosa, sem criar ansiedade climática, sem agravar as injustiças climáticas. É uma caminhada muito urgente de todos nós”, destacou Viviane.
Também participaram do evento representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE); do Fórum Nacional de Educação (FNE); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Maranhão; do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e da Secretaria de Educação do Pará.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
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