Estadual

Parceria entre Secretarias de Saúde e de Segurança garante resposta rápida em casos de intoxicação por metanol

Publicados

em

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), firmou um termo de cooperação técnica com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) para acelerar a análise de amostras de sangue de casos suspeitos de contaminação por metanol.

Segundo a diretora do Lacen-MT, Elaine de Oliveira, as análises seguem o fluxo padronizado estabelecido pelo Governo do Estado, que envolve a recepção, custódia e encaminhamento de amostras pelos hospitais dos municípios de Mato Grosso para o Laboratório Central e, posteriormente, o envio ao Laboratório Forense da Politec, responsável pela análise toxicológica.

“Se não fosse essa parceria, essa amostra teria que sair de Cuiabá e ir para um laboratório em Campinas, referência do Ministério da Saúde. A ação interinstitucional permite que as amostras de sangue de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol sejam analisadas em até 10 dias pelo Laboratório Forense da Politec para o exame de dosagem alcóolica”, destacou.

A diretora informou ainda que a parceria entre a SES e a Sesp é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode trazer benefícios para a população.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso das autoridades do Estado em garantir a saúde e segurança dos cidadãos de Mato Grosso, que podem contar com um atendimento mais ágil e eficaz em casos de suspeita de intoxicação por metanol”, acrescentou.

Leia Também:  Liderança de MT na produção agrícola com preservação de 62% do território é destaque na abertura da 56ª Expoagro

O exame é realizado no equipamento cromatografia gasosa (CG) e o detector de ionização de chama (FID) que separa os componentes da amostra, como álcool e metanol. O resultado da análise é um gráfico que mostra picos correspondentes a cada substância que passa pelo detector, com a altura ou área do pico sendo proporcional à concentração dos compostos.

Para o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, o trabalho da perícia em Toxicologia Forense da Politec de Mato Grosso foi peça-chave para transformar em evidência técnica o primeiro caso confirmado de intoxicação por metanol no Estado, abrindo caminho para ações de prevenção, responsabilização e proteção da saúde da população.

“É por meio da atuação técnica dos peritos que se torna possível identificar, com precisão científica, a presença dessa substância tóxica em bebidas, sangue, ou materiais recolhidos em locais de apreensão. Além disso, a perícia oficial assegura a proteção da saúde pública, evitando novos casos por meio da identificação da origem do produto adulterado e da interrupção da cadeia de distribuição. Sem o trabalho pericial, não há como comprovar tecnicamente o crime, nem assegurar justiça e segurança à população.”

Leia Também:  Segunda captação de órgãos no Hospital Regional de Sinop ajudará a salvar seis vidas

As perícias de dosagem alcoólica no sangue seguem padrões internacionais de validação. Desde maio de 2025, a Politec, em conjunto com o departamento de química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), incorporou exames para detectar metanol em casos de suspeita de intoxicação, garantindo monitoramento e resposta rápida a situações de risco no Estado.

Além de atuar em Mato Grosso, a instituição também apoia investigações de casos suspeitos em Mato Grosso do Sul, fortalecendo a segurança e a saúde pública regional.

Primeiro caso confirmado em Mato Grosso

A SES divulgou, na última quarta-feira (22.10), o primeiro caso confirmado de intoxicação por metanol do estado, que envolveu um paciente do sexo masculino, de 24 anos, morador de Várzea Grande. O paciente não corre risco de morte, mas apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição.

Além do caso confirmado em Várzea Grande, há quatro casos suspeitos em investigação, sendo dois em Várzea Grande, um em Água Boa e um em Cuiabá.

A SES disponibilizou um painel com a atualização dos casos confirmados e suspeitos de intoxicação por metanol em Mato Grosso, que será atualizado diariamente de segunda a sexta-feira pela manhã.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Polícia Militar localiza veículo e prende homem por roubo em Cuiabá

Publicados

em

Por

Policiais militares do 1º Batalhão recuperaram um carro e prenderam um homem, de 20 anos, pelos crimes de roubo, ameaça e porte ilegal de arma. O suspeito foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira (24.10), em Cuiabá. Uma arma de fogo foi apreendida.

Por volta de 08h30, a equipe do 1º Batalhão recebeu denúncias sobre um roubo de um Volkswagen Polo de cor prata, no bairro Jardim Petrópolis. Em contato com a vítima, foi informado que o carro roubado possuía rastreamento e que o criminoso também teria levado seu celular e outros pertences pessoais.

Os policiais do 1º BPM iniciaram diligências e seguiram o rastreamento do carro, que indicava uma rua, no bairro Dom Aquino. No endereço informado, os militares encontraram o Polo abandonado, sem as chaves e sem as placas de identificação. Também nas proximidades, a PM localizou os demais objetos roubados pelo suspeito.

Na continuidade das buscas, os militares receberam informações que indicavam que o suspeito do crime estaria escondido no bairro São Mateus, em Cuiabá. A PM seguiu até a localidade indicada na denúncia e encontrou o suspeito, que foi abordado.

Leia Também:  Agricultores familiares transformam áreas de pastagens improdutivas e degradadas em plantações de cacau e banana

Questionado pelos policiais, o homem confessou o crime e levou os militares até o local onde havia escondido a arma de fogo utilizada no crime, sendo um revólver, que foi apreendida. Também com o suspeito, foram encontradas as duas placas retiradas do carro roubado.

Diante da situação, o homem foi conduzido até a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência e demais providências. O proprietário do veículo roubado também foi chamado, reconheceu o suspeito do crime e fez a recuperação do automóvel.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA