CUIABÁ
Vice-governador afirma que BUD pode coexistir com BRT em Cuiabá e VG; VEJA O VÍDEO
Paula Figueiredo
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que o sistema de ônibus rápidos (BRT) será concluído conforme o planejamento e poderá futuramente coexistir com o Bonde Urbano Digital (BUD), projeto proposto recentemente. A declaração foi dada na última sexta-feira (17), durante entrevista à imprensa.
Apesar da indefinição sobre a possível substituição ou integração entre os dois modais, Pivetta garantiu que não há qualquer chance de o BRT ser cancelado, uma vez que o BUD utiliza a mesma faixa de tráfego e infraestrutura já construída para o BRT.
“O que está definido é o BRT. Se for demonstrada a viabilidade do BUD, ele usa a mesma faixa, o mesmo trajeto. Tudo o que está sendo feito hoje já contempla essa possibilidade futura”, afirmou Pivetta.
Visita técnica ao Paraná
Pivetta também esteve recentemente em Curitiba (PR) para conhecer de perto o funcionamento do BUD, que está em implantação naquele estado. Diferente dos trens ou ônibus elétricos convencionais, o Bonde Urbano Digital trafega sobre pneus de borracha e asfalto, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, o que o torna um modal híbrido e mais flexível.
A proposta do BUD foi apresentada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), como uma alternativa moderna e menos custosa em comparação ao antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que foi abandonado.
Ainda segundo o vice-governador, o cronograma de entrega do BRT está mantido, com previsão de conclusão até abril de 2026. O Governo do Estado já iniciou os estudos para aquisição dos ônibus que irão operar no sistema.
“Não existe a possibilidade de a obra não ser concluída. Já temos data. O povo de Cuiabá e Várzea Grande já sofreu demais desde 2010. Essas obras serão entregues até março ou abril do ano que vem”, reforçou.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) segue avaliando o projeto do BUD como alternativa futura ou complementar ao BRT. Por ora, a orientação do governo estadual é concluir as obras em andamento e definir posteriormente qual modal terá maior viabilidade técnica e financeira para a região metropolitana.
Veja o vídeo
CUIABÁ
Câmara aprova projeto “Vereadora por um Dia” para incentivar mulheres na política
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrásProdutores de arroz protestam com sacas de grãos em frente ao Banco do Brasil no Paraná
-
CUIABÁ6 dias atrásDelegado Wilson Cibulskis detalha operação contra facção em MT e destaca condução sem confronto; VEJA O VÍDEO
-
Turismo6 dias atrásMinistério do Turismo debate sustentabilidade e rota de futebol do Mercosul em seminários abertos ao público e gratuitos
-
Política Estadual6 dias atrásRondonópolis recebe segunda audiência de comissão especial sobre qualidade dos serviços da Energisa
-
Política Estadual7 dias atrásSebastião Rezende apresenta projeto de lei que pode salvar vidas de recém-nascidos em Mato Grosso
-
Turismo6 dias atrásMinistério do Turismo divulga resultado preliminar dos habilitados ao Prêmio Nacional do Turismo 2025
-
Destaque3 dias atrásTJMT reconhece irregularidades em consignados e determina revisão de juros abusivos em contratos com servidores públicos
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil abre inscrições para a 1ª Corrida da Core








