CUIABÁ

Vice-governador afirma que BUD pode coexistir com BRT em Cuiabá e VG; VEJA O VÍDEO

Publicados

em

Paula Figueiredo

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que o sistema de ônibus rápidos (BRT) será concluído conforme o planejamento e poderá futuramente coexistir com o Bonde Urbano Digital (BUD), projeto proposto recentemente. A declaração foi dada na última sexta-feira (17), durante entrevista à imprensa.

Apesar da indefinição sobre a possível substituição ou integração entre os dois modais, Pivetta garantiu que não há qualquer chance de o BRT ser cancelado, uma vez que o BUD utiliza a mesma faixa de tráfego e infraestrutura já construída para o BRT.

“O que está definido é o BRT. Se for demonstrada a viabilidade do BUD, ele usa a mesma faixa, o mesmo trajeto. Tudo o que está sendo feito hoje já contempla essa possibilidade futura”, afirmou Pivetta.

Visita técnica ao Paraná

Pivetta também esteve recentemente em Curitiba (PR) para conhecer de perto o funcionamento do BUD, que está em implantação naquele estado. Diferente dos trens ou ônibus elétricos convencionais, o Bonde Urbano Digital trafega sobre pneus de borracha e asfalto, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, o que o torna um modal híbrido e mais flexível.

Leia Também:  Sargento Joelson cobra informações sobre o serviço de transporte coletivo no Distrito do Aguaçu

A proposta do BUD foi apresentada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), como uma alternativa moderna e menos custosa em comparação ao antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que foi abandonado.

Ainda segundo o vice-governador, o cronograma de entrega do BRT está mantido, com previsão de conclusão até abril de 2026. O Governo do Estado já iniciou os estudos para aquisição dos ônibus que irão operar no sistema.

“Não existe a possibilidade de a obra não ser concluída. Já temos data. O povo de Cuiabá e Várzea Grande já sofreu demais desde 2010. Essas obras serão entregues até março ou abril do ano que vem”, reforçou.

O governador Mauro Mendes (União Brasil) segue avaliando o projeto do BUD como alternativa futura ou complementar ao BRT. Por ora, a orientação do governo estadual é concluir as obras em andamento e definir posteriormente qual modal terá maior viabilidade técnica e financeira para a região metropolitana.

 

Veja o vídeo 

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Câmara aprova projeto “Vereadora por um Dia” para incentivar mulheres na política

Publicados

em

Por

Fabiana Prado | Assessoria da vereadora Katiuscia Manteli 
A Câmara Municipal de Cuiabá deu um passo importante para incentivar a participação feminina na política com a aprovação do projeto de resolução que institui o projeto “Vereadora por um Dia”, nesta quinta-feira (23). A proposta, da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), será realizada anualmente, em março, durante o mês da mulher, e oferecerá a oportunidade para que mulheres conheçam de perto o funcionamento do Legislativo e sintam o que é ter voz e vez na política.
Ao apresentar o projeto, Katiuscia explicou com detalhes como a iniciativa pretende transformar a experiência política das mulheres.
“O número de mulheres na política ainda é pequeno, muitas vezes não por falta de competência, mas por falta de oportunidades. Com este projeto, cada vereador poderá indicar uma mulher para participar de uma sessão, conhecer a rotina do Parlamento e entender que ela também pode ocupar espaços de decisão. O objetivo final é que elas se sintam capazes e fortalecidas para atuar na política”, explicou. 
Em seguida, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) parabenizou a colega pela iniciativa e ressaltou o impacto simbólico e inspirador para as mulheres que sonham em ocupar espaços de poder.
“Há pouco tempo não tínhamos nenhuma mulher neste plenário, e era difícil para as mulheres se enxergarem aqui. Hoje somos oito vereadoras, e iniciativas como essa ajudam a despertar nas meninas e mulheres o desejo de participar da política e ocupar espaços de decisão”, comentou.
A vereadora Paula Calil (PL), presidente da Mesa Diretora, também elogiou a iniciativa e frisou a importância de promover experiências que aproximem as mulheres da política.
“Projetos como esse fortalecem o sentimento de pertencimento das mulheres e mostram que elas têm lugar na política. A democracia só será plena quando homens e mulheres ocuparem igualmente os espaços de decisão”, pontuou. 
Já a vereadora Dra. Mara (Podemos) reforçou o caráter inspirador e educativo da proposta.
“Dessa vez não tem como eu dizer que o seu projeto não é extraordinário. Ele representa todas nós e todas as mulheres que têm vontade de participar da política, mas ainda têm dúvidas se esse é o seu lugar. Que elas se sintam pertencentes a este espaço”, destacou.
O projeto prevê que cada vereador indique uma participante, que passará por consultoria, atividades simuladas e acompanhamento da Secretaria de Apoio Legislativo, vivenciando na prática o dia a dia parlamentar. As participantes também poderão apresentar propostas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança e inclusão social, que poderão se transformar em projetos oficiais da Câmara.
“Quando conseguirmos mudar a percepção de que a política é distante, teremos mais mulheres nos espaços de decisão e em todos os níveis de gestão pública. Este projeto é um investimento na democracia, na igualdade de gênero e no futuro de Cuiabá”, concluiu Katiuscia.
A iniciativa reforça o compromisso da Câmara com representatividade, igualdade e formação de novas lideranças femininas, incentivando mulheres a acreditarem que podem transformar a política da cidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Setembro Vermelho reforça prevenção contra doenças cardiovasculares no Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA