VÁRZEA GRANDE
NOTA DE PESAR
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da prefeita Flávia Moretti, do vice-prefeito Tião da Zaeli e da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, manifesta profundo pesar pelo falecimento de *Emanuel Procópio da Silva Sobrinho*, aos 72 anos. Servidor público municipal, Emanuel atuava como gerente do Posto de Saúde do bairro Alameda, onde trabalhava com compromisso e zelo pelo atendimento à população.
Além de um profissional exemplar, Emanuel era um entusiasta da gestão municipal e um grande admirador da prefeita Flávia Moretti, demonstrando seu apoio e carinho pelo trabalho desenvolvido por ela.
“Emanuel sempre se destacou pelo compromisso e dedicação ao serviço público, sendo um profissional respeitado e querido por seus colegas e pela comunidade. Sua partida deixa uma lacuna irreparável em nossa cidade”, declarou a prefeita Flávia Moretti.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, também lamentou a perda: “Perdemos um servidor exemplar, que esteve à frente do seu trabalho com responsabilidade e carinho pelo próximo. Nosso sentimento é de gratidão por sua trajetória e solidariedade à família e amigos”.
Emanuel Procópio foi encontrado sem vida na noite desta sexta-feira (31.01), em seu apartamento no Condomínio Chapada dos Buritis, no bairro Construmat, em Várzea Grande. A Gestão Municipal se solidariza com seus familiares e amigos neste momento de dor, desejando força e conforto a todos.
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande avança em soluções sustentáveis com visita técnica a biodigestor em Acorizal
Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande e do escritório local da Empaer realizou, na última semana, uma visita técnica ao município de Acorizal. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecer de perto um projeto experimental de biodigestor alimentado com dejetos suínos.
A iniciativa está implantada na propriedade do produtor rural João José de Souza, onde o sistema já apresenta resultados concretos. Atualmente, a produção equivale a cerca de três botijões de gás por mês, gerados a partir do reaproveitamento dos resíduos da suinocultura. Além disso, o biofertilizante resultante do processo vem sendo utilizado em plantas frutíferas e pastagens, contribuindo para o aumento da produtividade de forma sustentável.
O investimento inicial para a implantação do biodigestor foi de aproximadamente R$ 10 mil, valor considerado acessível diante dos benefícios econômicos e ambientais proporcionados pela tecnologia.
A visita contou também com a participação dos produtores rurais de Várzea Grande, Orlando de Souza Carvalho e Antônio Torrente, que acompanharam o funcionamento do sistema e avaliaram a viabilidade de implantação em suas propriedades.
O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, destacou os ganhos observados com o projeto. “O biodigestor representa uma solução eficiente para o aproveitamento de resíduos, reduz custos com energia e ainda gera um biofertilizante de alta qualidade. É uma alternativa sustentável que pode transformar a realidade do pequeno produtor rural”, afirmou.
Também participaram da visita os técnicos da SEMMADRS Wilson Márcio, Rodrigo Monteiro e Rosano Gabriel. Pela Empaer de Várzea Grande, estiveram presentes Cecília da Silva Rodrigues, Samantha Souza, Antônio Fava, Pedro Carloto e Roberto Damasceno.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Estamos buscando soluções viáveis e sustentáveis para levar aos nossos produtores. Essa tecnologia alia economia, preservação ambiental e aumento da produtividade, fatores essenciais para o desenvolvimento rural de Várzea Grande”, destacou.
Galeria de Fotos (7 fotos)
-
Cidades5 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA4 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial5 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial3 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT
-
Nacional4 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”









