Mulher
Na CEPAL, Brasil apresenta políticas para mulheres como foco para o desenvolvimento
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estela Bezerra, representou o Brasil na Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Durante encontro de autoridades e representantes da sociedade civil da região, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, em Santiago, Chile, ela detalhou as prioridades do governo brasileiro para as políticas públicas direcionadas às mulheres, com foco no combate à violência de gênero, autonomia econômica e participação política.
Bezerra iniciou sua fala saudando os representantes dos Estados-parte e da sociedade civil, enfatizando a honra do Brasil em participar da construção de um “modelo civilizatório inclusivo, justo e sustentável”. Ela ressaltou a importância do Consenso de Montevidéu, tratado regional que estabelece diretrizes para a garantia de direitos humanos, incluindo a perspectiva das mulheres nos temas populacionais.
“O Brasil apresenta o compromisso de implementar o Consenso de Montevidéu Nosso foco tem sido na transição demográfica, em alinhamento aos direitos sexuais e reprodutivos, promoção da igualdade de gênero, envelhecimento populacional e pessoas com deficiência”, declarou a secretária.
Marcos da retomada
Ela ainda ressaltou a retomada da agenda de promoção da igualdade de gênero no país, a partir de 2023, e afirmou que o Brasil está alocando recursos para “promover as condições de vida das mulheres em todas as suas diversidades”. Outro avanço do país destacado pela secretária é a recriação de estruturas fundamentais para garantir a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas.
“O Brasil retomou a realização de conferências nacionais de políticas públicas, que foram extintas também pelo governo anterior”, destacou, mencionando a 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres), realizada no início deste mês, e outros eventos recentes nas agendas de igualdade racial e população LGBTQIA+, que reuniram milhares de pessoas.
Bezerra ainda celebrou a aprovação da Política Nacional de Cuidados, uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar o “trabalho invisível das mulheres como vetor da economia e do desenvolvimento”. Ela também reafirmou o compromisso do país de colocar a população “no coração dos debates governamentais”, com o objetivo de promover justiça social, ampliar direitos humanos e fortalecer a democracia.
Reunião na CEPAL
A Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da CEPAL, realizada de 29 a 30 de outubro em Santiago do Chile, é um espaço estratégico para que os países da América Latina e do Caribe avaliem os progressos e desafios na implementação do Consenso de Montevidéu, acordo regional que estabelece diretrizes sobre direitos populacionais, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável.
O encontro reuniu representantes governamentais e da sociedade civil para discutir avanços em temas críticos como direitos sexuais e reprodutivos, transição demográfica, igualdade de gênero e proteção a grupos populacionais vulneráveis, como preparação para a próxima Conferência Regional marcada para 2025.
Fonte: Ministério das Mulheres
Mulher
CNPq divulga resultado preliminar do 2º Prêmio Mulheres e Ciência
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, nesta segunda-feira (9), o resultado preliminar do 2º Prêmio Mulheres e Ciência, iniciativa que reconhece e valoriza a contribuição de mulheres para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O Prêmio é realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério das Mulheres, o British Council Brasil e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
Nesta segunda edição, o Prêmio recebeu o total de 684 inscrições e contemplou quatro categorias voltadas ao incentivo de jovens mulheres, ao reconhecimento de pesquisadoras em diferentes estágios da carreira científica e à valorização de instituições comprometidas com a promoção da igualdade de gênero no sistema nacional de ciência e tecnologia.
A principal novidade deste ano é a categoria Incentivo, voltada a jovens de 15 a 29 anos participantes do Programa Asas para o Futuro, do Ministério das Mulheres. A nova categoria busca inspirar meninas a seguir carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), valorizando a transformação pessoal e social promovida pela educação científica.
Confira o resultado preliminar do 2º Prêmio Mulheres e Ciência:
Categoria Incentivo
1° lugar – Lara Dourado Borges – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
2° lugar – Raíssa da Luz Rangel – Instituto Federal da Bahia (IFBA)
3° lugar – Laíza de Almeida Bride – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
Categoria Estímulo
Ciências da Vida: Leticia Couto Garcia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Ciências Exatas e da Terra, e Engenharias: Rita de Cássia dos Anjos – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: Gabriela Spanghero Lotta – Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)
Categoria Trajetória
Ciências da Vida: Deborah Carvalho Malta – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Ciências Exatas e da Terra, e Engenharias: Teresa Bernarda Ludermir – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: Liliam Cristina Barros Cohen – Universidade Federal do Pará (UFPA)
Categoria Mérito Institucional
1º Lugar: Universidade Federal do Pará (UFPA)
2º Lugar: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
3º Lugar: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
De acordo com o Edital, as demais candidatas e representantes das instituições inscritas poderão recorrer motivadamente do resultado da avaliação, por meio de um recurso dentro do prazo de 10 (dez) dias corridos após a divulgação do resultado. O recurso deve ser enviado exclusivamente por e-mail para: [email protected], no período de 09 a 18/02/2026.
Após a análise dos recursos, o resultado final será divulgado no portal do CNPq, conforme cronograma estabelecido.
A cerimônia de premiação ocorre na sede do CNPq em Brasília no dia 5 de março de 2026.
Para mais informações, acesse a página do prêmio.
Fonte: Ministério das Mulheres
-
Policial6 dias atrásEmpresa com sede em presídio: esquema milionário de fraude fiscal em comercialização de grãos era comandado da cadeia em MT; principal alvo não foi localizado, VEJA
-
Cidades7 dias atrásPolicial civil preso por estuprar mulher custodiada em delegacia de Sorriso tem mais de 20 anos de carreira
-
EDUCAÇÃO5 dias atrásMinistro Camilo Santana anuncia corte do Fies e MEC aperta o cerco contra cursos de Medicina reprovados no Brasil, MT tem faculdade nota 1, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA6 dias atrásFederação Brasil da Esperança confirma Natasha Slhessarenko como pré-candidata ao governo de MT
-
Destaque6 dias atrásVirgínia Mendes, é internada com dores abdominal e transferida para São Paulo; estado de saúde é estável
-
CUIABÁ6 dias atrásAbílio diz que manterá corridas de rua e quer setor de inteligência da Polícia Civil dentro da prefeitura para fiscalizar execução de emendas em Cuiabá
-
POLITICA7 dias atrásMax Russi prevê baixa renovação na Assembleia em 2026 e aposta em reeleição de até 23 deputados, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ3 dias atrásCom dívida trabalhista superior a R$ 200 milhões e pressão do Ministério Público por concurso, Abílio anuncia extinção da Empresa Cuiabana de Saúde, VEJA O VÍDEO


