EDUCAÇÃO

MT será Top 5 em educação no Brasil até 2025″, afirma secretário Alan Porto

Publicados

em

*Veja vídeo*

JB News

Por Alisson Gonçalves

Em uma declaração ousada e cheia de confiança, o secretário estadual de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, garantiu que o estado estará entre os cinco melhores em educação no Brasil até 2025.

A afirmação foi feita durante a apresentação de resultados que já colocaram Mato Grosso na 8ª posição nacional, subindo do 22º lugar em apenas alguns anos.

“Com os resultados divulgados agora em 2024 e a prova do Saeb em 2025, temos certeza de que estaremos entre as cinco melhores educações do Brasil”, destacou Porto, atribuindo o avanço a estratégias iniciadas após uma greve histórica em 2019.

Segundo ele, a implementação do programa Educação 10 Anos, que projeta metas até 2032, foi fundamental para o progresso.

Porto também abordou os desafios enfrentados no início do processo, como o fechamento de escolas e o redimensionamento da rede, medidas que geraram resistência dos servidores.

“Hoje o ambiente é outro. O absenteísmo caiu de 7% para 1,6%, e o professor reconhece os investimentos recebidos, como notebooks e gratificações, que incluem até um 15º salário”, afirmou.

Leia Também:  Fundeb será tema de “LIVE” nesta quinta-feira

Além disso, o secretário enfatizou que os índices de aprendizado saltaram de 8 para 119, resultado de uma política colaborativa e ações como a criação de diretorias regionais e a capacitação contínua dos profissionais.

“A Seduc hoje é mais presente e oferece as ferramentas necessárias para melhorar a prática
pedagógica nas escolas”, acrescentou.

Apesar das críticas iniciais às mudanças estruturais, Porto afirmou que o relacionamento com os servidores está muito melhor.

“Os resultados comprovam que estamos no caminho certo. E com esses indicadores, não há dúvida de que Mato Grosso estará para sempre entre as referências educacionais do país”, concluiu.

Veja :

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Secretária de Educação afirma que Cuiabá enfrenta déficit de vagas em creches 

Publicados

em

Por

JB News

Por Alisson Gonçalves

Cuiabá enfrenta um grave déficit na oferta de vagas para crianças de 0 a 4 anos nas creches públicas municipais, como revelou a secretária de Educação, Solange Dias, durante um evento nesta terça-feira 21.0,  na posse dos novos diretores, coordenadores e secretários das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

 

A Prefeitura disponibilizou 4.674 vagas para o ano letivo de 2025, mas a demanda supera a capacidade da rede.

Solange explicou que o Município não recebeu estrutura suficiente para acomodar todas as crianças que necessitam de vaga.

“O déficit é grande e estamos fazendo um estudo para atender essas crianças”, afirmou a secretária durante a posse de novos diretores e coordenadores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Embora as matrículas tenham sido abertas em dezembro, com a oferta de 1.108 vagas remanescentes em janeiro, a secretária destacou que o número ainda é insuficiente para eliminar as filas de espera.

Sobre o prazo para os pais na fila, Solange disse que somente após a confirmação das matrículas será possível ter uma resposta definitiva.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mauro, Virgínia Mendes e Jader Filho assinam programa para a construção de 40 mil casas em MT
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA