EDUCAÇÃO
MT será Top 5 em educação no Brasil até 2025″, afirma secretário Alan Porto
*Veja vídeo*
JB News
Por Alisson Gonçalves
Em uma declaração ousada e cheia de confiança, o secretário estadual de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, garantiu que o estado estará entre os cinco melhores em educação no Brasil até 2025.
A afirmação foi feita durante a apresentação de resultados que já colocaram Mato Grosso na 8ª posição nacional, subindo do 22º lugar em apenas alguns anos.
“Com os resultados divulgados agora em 2024 e a prova do Saeb em 2025, temos certeza de que estaremos entre as cinco melhores educações do Brasil”, destacou Porto, atribuindo o avanço a estratégias iniciadas após uma greve histórica em 2019.
Segundo ele, a implementação do programa Educação 10 Anos, que projeta metas até 2032, foi fundamental para o progresso.
Porto também abordou os desafios enfrentados no início do processo, como o fechamento de escolas e o redimensionamento da rede, medidas que geraram resistência dos servidores.
“Hoje o ambiente é outro. O absenteísmo caiu de 7% para 1,6%, e o professor reconhece os investimentos recebidos, como notebooks e gratificações, que incluem até um 15º salário”, afirmou.
Além disso, o secretário enfatizou que os índices de aprendizado saltaram de 8 para 119, resultado de uma política colaborativa e ações como a criação de diretorias regionais e a capacitação contínua dos profissionais.
“A Seduc hoje é mais presente e oferece as ferramentas necessárias para melhorar a prática
pedagógica nas escolas”, acrescentou.
Apesar das críticas iniciais às mudanças estruturais, Porto afirmou que o relacionamento com os servidores está muito melhor.
“Os resultados comprovam que estamos no caminho certo. E com esses indicadores, não há dúvida de que Mato Grosso estará para sempre entre as referências educacionais do país”, concluiu.
Veja :
CUIABÁ
Secretária de Educação afirma que Cuiabá enfrenta déficit de vagas em creches
JB News
Por Alisson Gonçalves
Cuiabá enfrenta um grave déficit na oferta de vagas para crianças de 0 a 4 anos nas creches públicas municipais, como revelou a secretária de Educação, Solange Dias, durante um evento nesta terça-feira 21.0, na posse dos novos diretores, coordenadores e secretários das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A Prefeitura disponibilizou 4.674 vagas para o ano letivo de 2025, mas a demanda supera a capacidade da rede.
Solange explicou que o Município não recebeu estrutura suficiente para acomodar todas as crianças que necessitam de vaga.
“O déficit é grande e estamos fazendo um estudo para atender essas crianças”, afirmou a secretária durante a posse de novos diretores e coordenadores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Embora as matrículas tenham sido abertas em dezembro, com a oferta de 1.108 vagas remanescentes em janeiro, a secretária destacou que o número ainda é insuficiente para eliminar as filas de espera.
Sobre o prazo para os pais na fila, Solange disse que somente após a confirmação das matrículas será possível ter uma resposta definitiva.
-
Nacional5 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ7 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto7 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto5 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT
-
Cidades6 dias atrás
Parque Novo Mato Grosso consolida região como a mais moderna de Cuiabá
-
CUIABÁ5 dias atrás
Vídeo: Empresário acusa juíza de truculência por madar fechar casa noturna sem ordem judicial, e diz que investiu mais de 1.8 milhão em negócio “Ela quer acabar com tudo”
-
Cidades4 dias atrás
Assaltante de banco mais procurado do país é morto em confronto com a polícia em Confresa