AGRONEGÓCIOS

MT Ciências realiza live com estudante que criou foguete que lança sementes

Publicados

em

O aluno da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande, confeccionou um foguete elaborado com garrafas PET em um artefato robótico

Camila Paulino

Com informações Seciteci

O foguete foi criado para lançar sementes – Foto por: Seciteci
A | A

Em sequência à série de encontros virtuais com estudantes idealizadores de projetos e pesquisas inovadoras, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências, realizará uma live com o aluno do ensino médio, João Victor Assis, que criou um foguete dispersador de sementes. A transmissão será pelo Instagram do MT Ciências (@mtciencias) nesta quinta-feira (06.08), às 16h (horário de Mato Grosso).

O aluno da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande, confeccionou o protótipo de um foguete elaborado com garrafas PET em um artefato robótico feito para lançar sementes ao solo. A iniciativa pode contribuir com o agronegócio, pois facilita o cultivo e plantio de vegetais.

A bióloga Camila Oliveira, monitora do projeto MT Ciências, conduzirá o bate-papo com o estudante. “Vamos conversar para saber mais sobre essa iniciativa pioneira. A criação do foguete serve de material pedagógico complementar, para auxiliar o ensino de Física, mais especificamente os conceitos de aceleração, velocidade e aerodinâmica”, explica Camila.

Leia Também:  Na abertura da Comigo, ministro integra Rio Verde ao sistema nacional de inspeção

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, explica que estes encontros virtuais motivam as ações dos estudantes e fomentam os projetos desenvolvidos pelo MT Ciências.

“O mais bacana é que o aluno criou um material pedagógico a partir deste projeto, envolvendo outros alunos da escola e ainda levando o conhecimento a outras unidades escolares, compartilhando conhecimento, para que outros também tenham oportunidade de aprender a montar os equipamentos”, diz

Os interessados em participar e fazer perguntas durante a live devem acessar o Instagram do MT Ciências que é @mtciencias.

 

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIOS

Colheita de soja no Brasil avança, mas fica atrás de 2022; milho enfrenta desafios climáticos

Publicados

em

Por

A colheita de soja da temporada 2023/24 no Brasil prossegue em ritmo acelerado, atingindo 84% da área plantada até esta semana, conforme divulgado pela empresa AgRural nesta segunda-feira (15.04). Este percentual representa um avanço de 6 pontos em relação à semana anterior, porém ainda está 2 pontos percentuais abaixo dos 86% registrados no mesmo período do ano passado.

O impulso recente na colheita é liderado pelos produtores do Rio Grande do Sul e da região Norte/Nordeste, com destaque para Bahia e Piauí. No Rio Grande do Sul, os agricultores têm intensificado suas atividades para aproveitar ao máximo o período antes das chuvas intensas previstas para o estado. Até o momento, as produtividades reportadas são muito boas, segundo a consultoria.

Em relação ao milho, a situação é mais complicada. A AgRural reportou chuvas recentes em áreas críticas do Paraná, sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul, onde a segunda safra enfrenta problemas devido ao calor e à falta de chuvas regulares. Embora essas precipitações tenham sido bem-vindas, elas não foram suficientemente distribuídas, mantendo o alerta ativo, especialmente no oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, regiões importantes para a produção da segunda safra de milho.

Leia Também:  Sequestrador que manteve 17 pessoas presas em ônibus no Rio de Janeiro fugia de facção criminosa, diz polícia

No entanto, as perspectivas são mais positivas em outros estados chave para o cultivo de milho, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde as lavouras estão se desenvolvendo muito bem. Previsões de novas chuvas para a segunda quinzena de abril reforçam as expectativas de uma boa safra nesses estados.

A Rural Clima, uma empresa privada de meteorologia, informou que uma área de instabilidade climática já trouxe chuvas para a maior parte das áreas produtoras no Sul do país, incluindo o oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Além disso, uma nova frente fria deverá trazer chuvas torrenciais para grande parte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina a partir desta segunda-feira.

A mesma frente fria avançará sobre o Sudeste durante a semana, organizando chuvas em estados como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A partir de quarta-feira, o tempo deverá abrir com a chegada de uma massa de ar polar, trazendo o primeiro frio mais intenso do ano para as regiões Sul e parte do Sudeste, conforme indicou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima.

Leia Também:  Mercado Pago não reembolsa vítimas de invasão em contas

Com informações do portal do agronegócio e assessorias

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA