Cidades

MP afirma que Município de Sorriso extrapolou competência e requer suspensão de lei que amplia as atividades essenciais

Publicados

em

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) requerendo, em pedido liminar, a suspensão de uma lei municipal de Sorriso que ampliou o rol de serviços e atividades essenciais, indo além do que já está previsto nos decretos estadual e federal. A ADI foi proposta na noite desta terça-feira (30), pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.

Na ação, o MPMT argumenta que a norma em questão – Lei Municipal nº 3.104, de 26 de março de 2021 possui vício de iniciativa, já que extrapola a competência suplementar do Município. “Não há dúvidas de que o Município de Sorriso, ao editar a lei aqui impugnada, extrapolou da competência suplementar que lhe é conferida pelo art. 30, inciso II, da Constituição Federal, que determina que compete aos Municípios suplementar a legislação federal e a estadual no que couber”, afirmou o procurador-geral de Justiça.

José Antônio Borges argumenta ainda que as normas advindas da suplementação devem estar de acordo com as regras estadual e federal. “Os municípios devem cooperar com a União e Estados, sendo de se concluir que a norma local que amplia as atividades ditas essenciais, de modo a inutilizar as medidas adotadas pelo Estado como necessárias para o enfrentamento à pandemia, conflita com o legítimo exercício da competência constitucional concorrente”, afirmou.

Leia Também:  Painel Covid aponta 210 casos positivos em 24 horas em Cuiabá

Além dos serviços e atividades consideradas essenciais no Decreto Federal 10.282, o Município de Sorriso incluiu outras seis categorias. Entre elas, indústria e comércio de artigos de confecção de vestuário e calçados que sirvam de insumo para as demais atividades essenciais; promoção de comercialização no atacado e varejo de produtos e serviços considerados essenciais; e comércio varejista de higiene, cosméticos e congêneres para atendimento dos protocolos sanitários fixados pelo Ministério da Saúde;

A norma contempla ainda o comércio varejista de produtos eletroeletrônicos para manutenção e fornecimento de suprimentos para atender a demanda de atividades essenciais e garantir a efetividade de eventual isolamento voluntário ou obrigatório; comércio varejista de produtos e serviços para o cuidado da saúde básica, saúde oftalmológica, auditiva e ortopédica, incluindo próteses, órteses, lentes ópticas e corretivas, imobilizadores, estabilizadores e demais itens correlacionados; comércio atacadista e varejista de insumos necessários para prestação de serviços e desenvolvimento de atividades essenciais.

Conforme o MPMT, ao editar a referida norma, o Município de Sorriso não apenas extrapolou a sua competência, como subestimou todos os esforços do Estado de Mato Grosso para o enfrentamento da pandemia ao mudar a natureza do mapa de risco adotado para a gestão da crise.

Leia Também:  Em audiência pública Marfrig comprova mais uma vez transparência no funcionamento da Graxaria

O procurador-geral de Justiça voltou a enfatizar “que no enfrentamento de uma pandemia, não podem ser considerados isoladamente os interesses particulares deste ou daquele Município, visto que o objetivo da imposição de medidas restritivas transcende os interesses locais, de forma que compete à Municipalidade, se o caso, endurecer as medidas impostas pelo Governo Estadual, mas jamais afrouxá-las”.

Ao final do processo, caso a ação do MPMT seja julgada procedente, a Lei Municipal nº 3.104, de 26 de março de 2021, do Município de Sorriso deverá ser declarada inconstitucional.

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Comemoração dos 70 anos de Arenápolis terá 3 dias de evento com show nacionais e locais; confira

Publicados

em

Por

JB News

Para comemorar os 70 anos de Arenápolis, a Prefeitura do município organizou uma celebração com programação especial. São três dias de festa, entre 19 e 21 de abril com atrações como o cantor Murilo Ruff e a dupla João Bosco e Vinícius. A entrada para o evento é gratuita.

“A comemoração dos 70 anos é um momento muito importante porque podemos nos reunir e oferecer às pessoas que vivem e se dedicam a Arenápolis um evento de qualidade e com muita música boa. Quero agradecer a todos os parceiros e apoiadores, como o governador Mauro Mendes, o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia, o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, além de deputados como Beto Dois a Um, que é um grande apoiador da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Os artistas se apresentam no Centro de Eventos, o antigo Sambódromo, e o recurso arrecadado será destinado para a reforma do Hospital Médio Norte.

De acordo o prefeito, a expectativa de público é de 20 mil pessoas. “O comércio local sempre é fomentado nesses momentos e dessa vez já temos notícias de que os hotéis estão lotados há uma semana. Então, vamos ter uma festa linda”.

Leia Também:  Caramori DAF abre vagas de emprego para Cuiabá, Rondonópolis, Água Boa e Sinop

No dia 19, iniciam as comemorações com dois shows: Murilo Ruff e Matheuzinho.

A dupla João Bosco e Vinícius se apresenta do dia 20 e para fechar, no dia 21, a festa terá a presença de Israel Novaes e Douglas Cabral.

O evento é realizado pela Prefeitura de Arenápolis, pelo Clube de Cavaleiros e pelo Instituto Vale do Rio Cuiabá e tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Rádio Difusora.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA