Nacional

MME destaca papel dos minerais estratégicos na transição energética durante o Brazil Windpower 2025

Publicados

em

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quarta-feira (29/5), do Brazil Windpower 2025, principal evento do setor eólico da América Latina, destacando a importância da integração entre as políticas de energia renovável e de minerais estratégicos para o avanço da transição energética no Brasil.

Durante o painel Tendências e Inovações Tecnológicas para Materiais Avançados e Minerais Estratégicos, o coordenador-geral de Minerais Estratégicos e Transição Energética do Setor Mineral, Gustavo Masili, ressaltou que o fortalecimento da base mineral e tecnológica nacional é essencial para o desenvolvimento das fontes limpas de energia.

“A geração eólica, assim como os veículos elétricos e a robótica, dependem de ímãs permanentes de alta performance produzidos a partir de terras raras e outros minerais estratégicos. O Brasil tem potencial para ocupar um papel relevante nessa cadeia global, mas isso exige investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de políticas que incentivem a produção e a transformação local desses insumos”, afirmou Masili.

O representante do MME também destacou as ações do Governo do Brasil voltadas à valorização dos minerais estratégicos na transição energética, como o mapeamento geológico, o apoio à cadeia produtiva, o estímulo à inovação e a cooperação internacional para o desenvolvimento tecnológico. Entre as medidas em andamento está a regulamentação das debêntures com incentivo fiscal no setor mineral, que deve ser publicada nos próximos meses. O instrumento pretende estimular a transformação mineral no Brasil, promovendo o desenvolvimento regional, a geração de valor local e empregos de qualidade, com sustentabilidade.

Leia Também:  Silveira recebe representantes do Sindigás para alinhar atuação das distribuidoras de GLP no Gás do Povo

O Fundo de Investimento em Participações (FIP) Minerais Estratégicos, criado pelo BNDES em parceria com o MME, também foi citado como iniciativa relevante para fomentar projetos voltados à transição energética e à produção sustentável de minerais essenciais, como lítio, cobre, níquel e terras raras. Já o Guia do Investidor Estrangeiro em Minerais Críticos, lançado neste ano, apresenta um panorama sobre o ambiente regulatório e as oportunidades de investimento no país.

Masili ressaltou ainda que está em fase final de elaboração a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). A política vem sendo construída de forma interministerial e participativa, com o objetivo de ampliar o conhecimento geológico, incentivar a pesquisa mineral e promover a agregação de valor no território nacional, garantindo que o Brasil avance na produção e industrialização de minerais essenciais à transição energética e ao desenvolvimento sustentável.

O Brazil Windpower 2025 reuniu representantes do governo, empresas, associações e especialistas do setor para discutir o futuro da energia eólica no Brasil, as novas fronteiras de desenvolvimento offshore e o papel das fontes renováveis na descarbonização da matriz energética nacional.

Leia Também:  Alerta da Defesa Civil surpreende celulares em Mato Grosso e expõe força do novo sistema de emergência nacional

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:

Nacional

Setor mineral ganha destaque na transição energética global durante a EXPOSIBRAM 2025

Publicados

em

Por

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quarta-feira (29/10), da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), em Salvador (BA), considerada a maior feira de mineração do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina. O evento reúne empresas, especialistas, representantes do governo e da sociedade civil para debater o futuro do setor mineral e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do país.

Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, destacou o papel central da mineração brasileira diante dos desafios da transição energética global e da segurança das cadeias produtivas internacionais.

“É uma alegria e um prestígio representar o ministro nessa primeira edição sediada na Bahia, um estado que se consolida como referência nacional em minerais críticos e estratégicos, como terras raras, grafite, níquel e cobre. Esses recursos estão hoje no centro das discussões geopolíticas, que são fundamentais para a transição energética, para o desenvolvimento de tecnologias de ponta e para a segurança das economias. O mundo volta seus olhos para o Brasil como um parceiro confiável, com robustez institucional e relações internacionais sólidas”, afirmou.

Leia Também:  Bahia adere a projetos nacionais de segurança pública e recebe investimento de R$ 6,8 milhões

A exposição, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), se consolida como a principal vitrine de negócios e inovação do setor mineral brasileiro, promovendo o debate sobre cenários atuais, sustentabilidade, governança e o papel da mineração na transformação tecnológica e energética.

Ana Paula Bittencourt também ressaltou as ações do Governo do Brasil para fortalecer o setor e posicionar a mineração brasileira como vetor de desenvolvimento econômico, tecnológico e ambientalmente responsável. “Com a criação do Conselho Nacional de Política Mineral, o tema entrou definitivamente na pauta prioritária do governo. Dezoito ministérios apresentaram suas contribuições para a nova Política Mineral Brasileira e para o Plano Nacional de Mineração. O Brasil se mostra ainda mais forte, diversificando sua produção mineral e impulsionando a geração de energia limpa, o avanço tecnológico e a segurança alimentar. A mineração será vetor de crescimento econômico, ampliando empregos, renda e infraestrutura para os brasileiros”, destacou.

Na ocasião, a secretária também participou da entrega do Prêmio MINA, promovido pela iniciativa Women in Mining (WIM Brasil), que reconhece mulheres que se destacam na indústria mineral. A premiação busca valorizar a presença feminina no setor, incentivar a diversidade e a equidade de gênero, além de promover uma cultura de inclusão e reconhecimento profissional.

Leia Também:  Silveira recebe representantes do Sindigás para alinhar atuação das distribuidoras de GLP no Gás do Povo

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA