Turismo

Ministro Celso Sabino anuncia expansão da oferta de voos a Belém (PA) para atender demanda da COP30

Publicados

em

Na rodada de anúncios voltados à expansão turística no Pará nesta quinta-feira (10/07), na cidade de Belém (PA), o ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou a ampliação da malha aérea para a capital paraense com foco na preparação da COP30. Sabino informou que a malha aérea rumo à capital paraense será reforçada no mês de novembro, registrando um crescimento de 23,3% na oferta de assentos domésticos em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em números da ANAC, haverá a oferta de 245.751 assentos para Belém no período, contra os 199.339 verificados em novembro do ano passado. A disponibilidade de voos também aumentará 19%, passando de 1.174 para 1.395 viagens domésticas. No cenário internacional, a quantidade de voos subirá de 22 para 31, e o total de assentos, de 3.888 para 5.610, uma alta de 44%.

“Essa expansão é um marco para o turismo e para a preparação do Brasil como anfitrião da maior conferência climática do planeta. Estamos trabalhando para garantir não apenas estrutura, mas acesso. Belém estará mais conectada com o Brasil e com o mundo”, destacou o ministro Celso Sabino.

Leia Também:  Ministério do Turismo reafirma compromisso com turismo de pesca sustentável em workshop no Amapá

A malha especial contempla novas rotas e o aumento da frequência de conexões regulares, especialmente entre Belém e cidades da região Norte do país, fortalecendo a integração regional durante o evento. A estratégia também inclui ações sustentáveis, com a utilização de aeronaves mais eficientes e iniciativas voltadas à descarbonização do setor aéreo.

“Estamos falando de um momento sem precedentes. A COP30 é uma prioridade estratégica do governo federal, e a conectividade aérea é uma engrenagem-chave. A nova malha amplia o acesso à Amazônia e reforça o compromisso com uma conferência inclusiva e de escala global”, apontou Candyce Rocha, assessora da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para a COP30 (Secop).

Já a diretora de Relações Institucionais da Abear, Ana Maria Matta, ressaltou que a articulação entre companhias aéreas e o governo federal foi fundamental no processo de ampliação da malha de voos. “É um esforço coletivo para garantir que a COP30 seja um sucesso logístico, técnico e ambiental. A aviação nacional está comprometida com esse protagonismo”, enfatizou.

A GOL Linhas Aéreas também reforçou seu papel estratégico no evento. “Estamos preparados para oferecer mais voos, com conforto, eficiência e segurança. A COP30 é uma oportunidade de mostrar o Brasil em sua plenitude. Vamos conectar pessoas, ideias e soluções sustentáveis a partir de Belém”, declarou Gustavo Tessari, diretor de Relações Internacionais da companhia.

Leia Também:  Rio de Janeiro está entre os melhores destinos do mundo para conhecer em 2026

TURISMO EM AÇÃO – O evento na noite desta quinta-feira encerrou o ciclo de lançamentos do pacote “Turismo em Ação – Edição Pará” do Ministério do Turismo, que incluiu ainda ações de qualificação profissional, investimentos em obras de infraestrutura turística e o apoio a eventos no estado, entre outras.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Em Roraima, 60 meios de hospedagem ainda precisam aderir à nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital

Publicados

em

Por

A cinco dias do prazo final de adoção da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital por meios de hospedagem de todo o Brasil, cerca de 88% dos empreendimentos formais de Roraima ainda precisam se adaptar ao sistema.

Desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – e obrigatória a partir de 20 de abril (segunda-feira) –, a plataforma já é operada por 8 dos 68 estabelecimentos regulares do estado, agilizando o check-in dos clientes, eliminando o uso de papel e aumentando a segurança dos dados.

O número de empresas locais adequadas à mudança representa cerca de 12% do total de hotéis, pousadas, resorts e outras atividades do ramo inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

A FNRH Digital proporciona o preenchimento antecipado e automático de dados por meio do sistema Gov.br, podendo ser rapidamente concluído a partir de QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento, além de gerar estatísticas mais precisas sobre o perfil de viajantes.

Leia Também:  Segundo dia terá debates sobre diversidade, inclusão e inovação

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça que a pasta vem orientando meios de hospedagem quanto à adequação e incentiva adesões.

“O Ministério está empenhado em orientar cada empreendimento na transição para o sistema, que qualifica a experiência dos turistas, reduz custos no setor e ainda nos fornece dados mais estratégicos para estruturarmos o futuro do turismo, que vem batendo sucessivos recordes desde 2023 no Brasil. Com esse verdadeiro marco da hotelaria nacional, o governo Lula reafirma o compromisso de consolidar o turismo como um grande motor do desenvolvimento econômico e social, favorecendo fortemente a geração de emprego, renda e inclusão”, frisa o ministro.

A fim de auxiliar o setor na transição, o Ministério do Turismo tem promovido uma série de encontros virtuais com hoteleiros e ações educativas. Uma delas é um vídeo instrucional para os meios de hospedagem seguirem o passo a passo de como aderir à nova ficha. (Acesse AQUI).

O órgão também disponibiliza uma página dedicada exclusivamente a perguntas e respostas frequentes (FAQ), onde interessados podem tirar dúvidas (Acesse AQUI).

MAIS SEGURANÇA – A transição para a FNRH Digital – que no caso de hóspedes estrangeiros não exigirá a necessidade de uma conta Gov.br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações sensíveis seja feito em ambiente criptografado e controlado.

Leia Também:  Feirão do Turismo 2025: inscrições prorrogadas para a Black Friday do setor

Apenas pessoas autorizadas e sistemas governamentais específicos podem acessar o conteúdo, reduzindo drasticamente o risco de vazamento de dados.

O sistema é operacionalizado por meio da Plataforma FNRH Digital. O acesso ocorre tanto pela conta Gov.br quanto por credenciais específicas da plataforma. Já o login dos meios de hospedagem exige conta Gov.br e, também, cadastro regular no Cadastur.

Cada hóspede tem uma ficha online própria, vinculada à sua estada. No caso da presença de menores de 18 anos de idade ou de pessoas incapazes, o registro é associado à FNRH do responsável legal.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA