Turismo
Ministério do Turismo e Unesco anunciam edital para fomentar empreendimentos turísticos sustentáveis no Brasil

O Ministério do Turismo, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), anunciou nesta segunda-feira (02.06) o lançamento de edital para contratar consultoria especializada e elaborar um manual técnico de estruturação de empreendimentos imobiliários turísticos sob a ótica do desenvolvimento sustentável. A iniciativa busca atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo no setor e oferecer orientações práticas a gestores públicos e privados na formatação de projetos alinhados às melhores práticas responsáveis.
O evento em Brasília (DF) teve a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; de representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CMN); do Sebrae; do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários de Dirigentes Estaduais de Turismo) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, parceiros fundamentais na disseminação do conteúdo. Interessados em participar do edital podem apresentar propostas até 23 de junho deste ano. (Confira AQUI o edital – https://fornecedor.brasilia.unesco.org/processes/4274#!)
“Muitas pessoas têm empreendimentos sendo pensados, planejados e até mesmo executados que cabem para a captação de recursos, inclusive no exterior. Só que a gente tem que falar a mesma língua do investidor, e isso dentro de práticas sustentáveis e responsáveis. Por isso este edital é importante. Ele vai aumentar a capacidade do país de atrair investimentos de grande porte, gerar mais emprego e renda, orientando projetos dentro de metodologias próprias e que respeitem a cultura e a economia de cada região do país”, destacou o ministro Celso Sabino durante a assinatura do edital.
Sabino também ressaltou que o manual a ser construído contribuirá para o aprimoramento do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil. Lançada no último mês de janeiro pelo Ministério do Turismo em parceria com a ONU Turismo e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), a ferramenta reúne projetos aptos a receber investimentos privados.
“Este guia é uma importante ferramenta de fomento aos investimentos privados no turismo. Agora, com os produtos que resultarão do edital que estamos lançando, será possível instruir e orientar melhor tanto os projetos já cadastrados quanto novos empreendimentos e iniciativas”, explicou o ministro do Turismo.
Além do Guia de Investimentos em Turismo do Brasil, o Ministério do Turismo mantém atualizado um Portal de Investimentos na internet. Atualmente, a ferramenta possui 69 projetos cadastrados, com o potencial de gerar mais de 680 mil empregos e atrair cerca de US$ 5,8 bilhões.
“A atração de investimentos para o setor de turismo depende de infraestrutura adequada, planejamento e gestão, capacitação e qualificação profissional, além da conservação do meio ambiente. O edital lançado representa, assim, um esforço coordenado entre governo, iniciativa privada e comunidades locais para promover um ambiente favorável aos investimentos”, completou Celso Sabino.
MANUAL – O manual proposto no edital busca fortalecer o planejamento e a qualificação técnica de projetos voltados ao setor, ampliando as oportunidades de desenvolvimento sustentável em municípios com vocação turística. A publicação terá papel estratégico ao permitir a ampliação da atração de investimentos de grande porte a empreendimentos imobiliários; consolidar conhecimento técnico; desenvolver regiões turísticas e fomentar parcerias público-privadas, combinando recursos, conhecimento técnico e experiência.
“Esse edital é parte do esforço do Ministério do Turismo para apoiar os destinos brasileiros na construção de uma carteira sólida de projetos qualificados e atrativos para o investimento, com foco na geração de impactos positivos”, acrescentou o ministro Celso Sabino.
O manual a ser desenvolvido tem foco em novos empreendimentos; empreendimentos para a conversão de usos – isto é, mudança do propósito original do imóvel —, empreendimentos com capacidade de ampliação física ou operacional e projetos de retrofit, que vão compor retromodificações.
Os retrofits são uma tendência mundial e muito atrativa para o turismo, pois combinam restauro histórico e modernização, preservando o valor arquitetônico e cultural de edifícios antigos. Um exemplo de sucesso é a Pinacoteca de São Paulo, que mantém características originais. Os benefícios englobam a atração de visitantes e o fortalecimento da identidade local, atualizando edifícios antigos com estruturas modernas e preservando suas características históricas.
CRITÉRIOS – O manual de estruturação de empreendimentos imobiliários turísticos sob a perspectiva sustentável deve conter quatro cartilhas. implementadas por meio de vídeos explicativos. Cada uma delas abordará um tema específico a ser incorporado nos novos empreendimentos formatados para o setor de turismo.
Os interessados em apresentar propostas devem atender aos critérios técnicos estabelecidos no edital, incluindo a comprovação da experiência mínima de dois anos em projetos relacionados à sustentabilidade, ao turismo e a empreendimentos imobiliários turísticos. Não serão aceitas propostas com formação de consórcio, e o prazo de entrega dos produtos é de 150 dias corridos após a assinatura do contrato.
Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Ministro do Turismo anuncia pacote de ações para impulsionar atividade turística no Pará

Nesta quinta-feira, 10 de julho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre extensa agenda em Belém para anunciar um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do turismo no Pará – estado que sediará a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), em novembro deste ano.
A programação começa com o evento “Turismo em Ação – Edição Pará”, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), reunindo gestores, empreendedores e representantes do trade turístico para o anúncio de obras de infraestrutura, novas sinalizações turísticas e linhas de crédito para empreendedores do setor.
Ao longo do dia, o ministro participa também, às 15h30, no Espaço São José Liberto, da cerimônia de certificação dos alunos da Escola Nacional de Turismo, que concluem os ciclos 2, 3 e 4 dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Ministério do Turismo, e do lançamento, às 19h, também no Espaço São José Liberto, da Nova Malha Aérea para a COP30, com rotas que ampliarão a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais no segundo semestre.
Celso Sabino adianta que as ações representam um esforço concentrado do governo federal para preparar o Pará para receber turistas de todo o Brasil e do mundo.
“O governo do presidente Lula e o Ministério do Turismo têm como prioridade estimular o turismo na região Norte e, para isso, precisamos oferecer condições concretas para que o setor cresça: infraestrutura, formação e conexão. Temos uma gastronomia única, uma natureza exuberante e um povo acolhedor. Com essas ações, tenho certeza de que o turismo na nossa região viverá uma verdadeira revolução”, garante.
SERVIÇO:
Evento: “Turismo em Ação – Edição Pará”
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 09h00
Local: Auditório da SUDAM
Endereço: Travessa Antônio Baena, nº 1113 – Marco, Belém/PA
Cerimônia de Certificação da Escola Nacional de Turismo
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 15h30
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Lançamento da Nova Malha Aérea para a COP30
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h00
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Assessor em viagem:
Cléo Soares
(61) 99435-6226
Fonte: Ministério do Turismo
-
Destaque5 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Policial5 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Polícia Federal6 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
Policial7 dias atrás
Polícia Civil divulga relações de vagas disponíveis para lotação dos novos delegados, escrivães e investigadores
-
CUIABÁ6 dias atrás
Gonzaga rompe o silêncio, denuncia clima tóxico na Câmara e abandona cargo antes do previsto
-
Destaque4 dias atrás
Justiça manda Facebook a indenizar comerciante por golpe com perfil hackeado
-
POLITICA7 dias atrás
Max Russi se posiciona com firmeza e defende retirada da Capital Consig de MT por prejuízos a servidores públicos “Não é bem vinda”