Turismo
Ministério do Turismo debate sustentabilidade e rota de futebol do Mercosul em seminários abertos ao público e gratuitos
O Ministério do Turismo realiza na próxima quarta-feira, 22 de outubro, dois seminários para debater temas estratégicos para o desenvolvimento do setor no Brasil e na América do Sul. As ações integram a agenda do Brasil na presidência Pro Tempore do Mercosul, que a cada semestre busca entregar um produto turístico que integre e promova a região.
Os encontros, que abordarão o “Turismo resiliente e sustentável no contexto da COP30 no Brasil” e a “Rota Turística de Futebol do Mercosul”, são gratuitos, abertos ao público e acontecem no auditório do Ministério, em Brasília (DF), das 8h30 às 11h30.
Os seminários representam um momento chave para posicionar o bloco como uma potência em duas frentes cruciais: o turismo sustentável, em um diálogo preparatório para a COP30, e o turismo esportivo, aproveitando a paixão compartilhada pelo futebol para criar um produto único e de grande apelo internacional.
Clique aqui para se inscrever
Turismo Resiliente e Sustentável no Contexto da COP30
O primeiro seminário do dia, agendado para as 9h, voltará os olhos para o futuro, debatendo práticas de sustentabilidade e resiliência no turismo com um foco especial na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA). A discussão busca preparar o setor para os desafios e as oportunidades que um evento dessa magnitude traz para o país.
A mesa será composta por especialistas renomados, com moderação de Laís Campelo, do Ministério do Turismo. Entre os palestrantes confirmados estão Carolina Fávero, Coordenadora-Geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur; Heitor Kadri, do Escritório para as Américas da ONU Turismo; e Jaqueline Gil, da Ampliamundo, garantindo uma discussão rica e com múltiplas perspectivas sobre o tema.
Rota Turística de Futebol do Mercosul
Na sequência, às 10h30, o segundo seminário apresentará os detalhes da Rota Turística de Futebol do Mercosul, o principal legado da presidência brasileira no grupo de turismo do bloco. A rota foi concebida para integrar destinos que possuam relevância histórica no futebol.
Com moderação de Vitória Arruda, da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, o painel debaterá a importância da rota e suas futuras ações. A discussão contará com a participação de Patrick Corrêa, do Ministério do Esporte; o ex-jogador Washington “Coração Valente” Cerqueira, da Associação de Clubes de Futebol do Brasil (APFUT); e Heitor Kadri, da ONU Turismo.
SERVIÇO
Seminários “Turismo resiliente e sustentável no contexto da COP30 no Brasil” e “Rota Turística do Futebol do Mercosul”
Horários: das 8h30 às 11h30
Local: Auditório do Ministério do Turismo – Edf. Sede, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)
Inscrições: clique AQUI
Os encontros terão entrada gratuita para o público que quiser acompanhar os debates e as vagas estão sujeitas à disponibilidade do local.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Turismo
Temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil começa com oferta de 670 mil leitos
Começou oficialmente nessa semana a temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, com a chegada a Salvador (BA), na terça-feira (21.10), do MSC Preziosa. O período terá aproximadamente seis meses de duração e a oferta de cerca de 670 mil leitos nos sete navios que vão percorrer a costa brasileira. No total, mais de 160 roteiros foram confirmados, envolvendo mais de 600 escalas em 16 destinos.
O estímulo aos cruzeiros é uma parte importante da estratégia estabelecida pelo Ministério do Turismo no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que define as metas a serem alcançadas no setor ao longo dos próximos três anos.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a contribuição do segmento para o mercado nacional. “O turismo no nosso país vive o melhor momento da história, com recorde de turistas internacionais, faturamento e geração de empregos, e o setor de cruzeiros representa uma fatia importante de contribuição no mercado”, ressalta.
Os roteiros contemplam embarques e desembarques nas cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Itajaí (SC) e, também, Balneário Camboriú (SC), que estreia nesta temporada como porto de acesso.
As viagens serão realizadas ainda em Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Porto Belo (SC) e Recife (PE), além das paradas internacionais em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Punta del Este (Uruguai).
IMPACTO – Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico médio por passageiro no setor é de cerca de R$ 710 nas cidades de escala e de R$ 920 nos locais de embarque e desembarque. O segmento é fonte de geração de emprego e renda, beneficiando outros ramos, como comércio, serviços, transporte, hotelaria e gastronomia.
Além das operações de cabotagem (transporte interno), cerca de 21 navios de longo curso também farão escala no Brasil durante o período, conectando o país a importantes rotas internacionais e fortalecendo destinos como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. As paradas dos navios ampliam a relevância do país no mapa global do turismo marítimo e o alcance econômico e turístico da atividade.
“A temporada que se inicia reafirma o compromisso do setor de cruzeiros com o desenvolvimento do turismo e das economias locais. A indústria segue investindo em sustentabilidade e inovação, além de manter o foco na excelência das experiências oferecidas aos cruzeiristas, um diferencial que faz dos cruzeiros um produto capaz de gerar oportunidades, e impulsionar o turismo brasileiro”, aponta Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrásProdutores de arroz protestam com sacas de grãos em frente ao Banco do Brasil no Paraná
-
CUIABÁ6 dias atrásDelegado Wilson Cibulskis detalha operação contra facção em MT e destaca condução sem confronto; VEJA O VÍDEO
-
Política Estadual6 dias atrásRondonópolis recebe segunda audiência de comissão especial sobre qualidade dos serviços da Energisa
-
CUIABÁ3 dias atrásVice-governador afirma que BUD pode coexistir com BRT em Cuiabá e VG; VEJA O VÍDEO
-
Política Estadual7 dias atrásSebastião Rezende apresenta projeto de lei que pode salvar vidas de recém-nascidos em Mato Grosso
-
Turismo6 dias atrásMinistério do Turismo divulga resultado preliminar dos habilitados ao Prêmio Nacional do Turismo 2025
-
Destaque3 dias atrásTJMT reconhece irregularidades em consignados e determina revisão de juros abusivos em contratos com servidores públicos
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil abre inscrições para a 1ª Corrida da Core








