Infraestrutura
Mendes inaugura duplicação de 15 km de trecho na BaR-163
O governador Mauro Mendes (União) liberou, na manhã desta segunda-feira (18), 15 quilômetros de pista duplicada na BR-163 em Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
Ao todo, a obra vai custar R$ 618 milhões, somando todos os trechos da região norte do Estado.
O evento contou a presença do chefe do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, que administra a rodovia.
Mendes afirmou que a duplicação será responsável por diminuir os números de acidentes na rodovia.
“Fico imaginando para a população que vive isso aqui, o sufoco de passar nessas estradas ruins como sempre foram ao longo de tantos anos. Com certeza diminuirá os acidentes. É muito importante para salvar vidas”, disse em conversa com a imprensa.
Este é o primeiro trecho duplicado pela concessionária desde que o Governo do Estado, por meio da MT Par, assumiu o controle acionário da antiga Rota do Oeste, em maio de 2023.
Após a passagem dos primeiros veículos, a comitiva do governador seguiu viagem para Lucas do Rio Verde, onde será assinada a segunda ordem de serviço com foco na duplicação entre o município e Nova Mutum.
“Os primeiros 15 km foram entregues com 100% do trecho até Nova Mutum contratado. Hoje, vamos dar ordem de serviço de Nova Mutum até Lucas do Rio Verde”, afirmou.
Veja:
Infraestrutura
Diego Guimarães lidera abaixo assinado para duplicação da BR-163 durante audiência pública
JB News
Da Redação
Na manhã de quinta-feira, 09, o auditório da Unifama, em Guarantã do Norte, foi palco de uma Audiência Pública conduzida pelo deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), que lançou um abaixo-assinado em apoio à duplicação da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará.
Diego Guimarães destacou a importância do envolvimento da comunidade nessa iniciativa, ressaltando a relevância das assinaturas para fortalecer a demanda pela duplicação da rodovia, inclusive para aqueles que não puderam comparecer presencialmente.
O deputado enfatizou o apelo do diretor-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, que sublinhou a necessidade do respaldo popular para viabilizar as obras de duplicação.
“A participação ativa da sociedade é crucial para pressionar as autoridades e assegurar que essa reivindicação seja atendida”, afirmou Guimarães.
Atualmente, o trecho da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará está sob concessão da Via Brasil, porém o contrato em vigor não inclui a duplicação da rodovia, gerando preocupações quanto à segurança e ao fluxo do tráfego na região.
Para viabilizar a realização da Audiência Pública, Diego Guimarães promoveu uma série de articulações em Brasília, incluindo uma audiência com o diretor-geral da ANTT, acompanhado pelo senador Jayme Campos (UB), que também defende a duplicação da BR-163.
Além do deputado e do senador, a audiência contou com a presença de diversas autoridades políticas, como o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o secretário de Desenvolvimento Econômico César Miranda, o diretor-presidente da Via Brasil, Ricardo Barra, prefeitos, vereadores, representantes de entidades como a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), além da sociedade civil.
A realização da audiência foi confirmada no mês passado, durante uma visita de Diego Guimarães a Brasília, onde, junto com Jayme Campos, se reuniu com o diretor-geral da ANTT para discutir o assunto. Atualmente, o trecho da BR-163 está concedido à Via Brasil por meio de um contrato válido até 2032, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
No entanto, o contrato em vigor não contempla a duplicação da rodovia.
Ou seja o contrato contempla vários serviços exceto a duplicação da pista.
Diego Guimarães tem buscado implementar medidas econômicas, jurídicas e regulatórias para acelerar o processo de duplicação, visando garantir a segurança e o desenvolvimento da região.
“Não é aceitável que a situação atual se prolongue pelos próximos 10, 12 anos, especialmente porque a rodovia já não suporta o volume atual de tráfego de caminhões”, ressalta o deputado.
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