EDUCAÇÃO
MEC e Undime realizam webinário sobre o Novo PAR
O Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizarão, na quinta-feira, 20 de fevereiro, o webinário “Conhecendo o Novo PAR (2025/2028)”. O objetivo é apresentar o desenho do Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), destacando as principais mudanças em relação aos ciclos anteriores. O evento será às 15h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube e pela plataforma Conviva Educação.
O webinário também tem o intuito de orientar sobre o cronograma de implementação do ciclo, assim como o que os dirigentes devem fazer nesse momento para participar do plano. Além disso, será realizada uma navegação no novo sistema do PAR, a fim de mostrar diretamente para os representantes das redes de ensino as principais funcionalidades e as possibilidades de apoiar a gestão educacional. A mesa de diálogo contará com a participação do coordenador-geral de Apoio às Redes de Ensino, João César da Fonseca, que vai responder ao vivo as dúvidas dos internautas.
Adesão – O Novo PAR foi oficialmente lançado no dia 11 de fevereiro, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Para aderir, prefeitos e secretários municipais de Educação precisam estar com seus cadastros atualizados no sistema Habilita, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A adesão se dá com o preenchimento do diagnóstico e do planejamento, não havendo termo formal de adesão. Cada secretaria de educação deverá elaborar seu plano no sistema Novo PAR ou com o acesso pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Mais informações estão disponíveis na página do Novo PAR.
Novo PAR – A ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão da educação foi reformulada para o quinto ciclo, referente ao período de 2025 a 2028. Além do foco em gestão baseada em dados e suporte técnico, o Novo PAR avança ao oferecer um olhar específico para a promoção da equidade e redução das desigualdades educacionais.
Resultado de um trabalho coletivo, a elaboração do Novo PAR contou com a participação de especialistas, gestores, equipes técnicas das secretarias estaduais e municipais, bem como com diferentes secretarias e entidades vinculadas ao MEC. Destaca-se a participação de representantes da Undime e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) nessa construção.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação
EDUCAÇÃO
Mais de 55 mil professores do ES podem solicitar a CNDB
O Ministério da Educação (MEC) anuncia que mais de 55,4 mil professores do estado do Espírito Santo podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), sendo 21,1 mil só em Vitória. Mais de 1,9 mil educadores que se destacaram na melhoria da qualidade do ensino no estado poderão solicitar o cartão com um voucher de R$ 3 mil para a compra de computadores e tablets do programa Mais Professores para o Brasil. A cerimônia ocorre nesta terça-feira, 10 de fevereiro, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que fará a entrega simbólica de 1,3 mil unidades da CNDB a professores do Espírito Santo, além de 99 vales-computadores.
Na cerimônia, Santana informou que desde 2023 não havia a contratação de novos professores, mas o Governo do Brasil já autorizou a contratação de 6.000 professores para os institutos federais e 9.800 para as universidades federais. Ele destacou que um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontou que 65% da aprendizagem dos alunos depende do professor.
“Nós temos que ter bons professores nas escolas públicas desse país, qualificados, com formação continuada, mestrado e, se possível, com doutorado e experiência em sala de aula. Nós temos que dizer para nossa nação que a profissão mais importante é a do professor, porque todo mundo passa pelo professor — o médico, o engenheiro, o advogado”, pontuou o ministro. Segundo ele, o MEC já emitiu 700 mil carteiras para docentes de todo o Brasil, “e podemos chegar a 2 milhões e duzentos mil carteiras”, ressaltou.
A professora Roberta Lima Gomes, do Departamento de Informática da Ufes, representou os professores na cerimônia. Para ela, que tem 20 anos de carreira docente na instituição, o reconhecimento da docência é muito mais do que um gesto institucional. “Ensinar é muito mais do que ministrar disciplinas. Ser docente é orientar, acolher, motivar e insistir quando os estudantes pensam em desistir e, ao mesmo tempo, construir um caminho para que eles persistam. Essa Carteira Nacional Docente representa muito mais que um documento, representa dignidade, reconhecimento, representa dizer a todos nós professores, que sim, nós somos essenciais. Um país que valoriza seus professores, valoriza muito mais do que uma profissão, está valorizando o próprio projeto de nação”, defendeu.
A CNDB reconhece o trabalho dos professores no país, facilitando o acesso a benefícios garantidos para educadores das redes pública e privada, em todos os níveis e etapas da educação, como descontos em cinemas, teatros e shows.
Além disso, a carteira pode ser usada para obter condições exclusivas em hospedagem, serviços, ferramentas pedagógicas e produtos de tecnologia, por meio do #TôComProf — uma parceria do MEC com empresas privadas para oferecer vantagens e promover a valorização da profissão docente. Atualmente, mais de 40 empresas participam da iniciativa, que permanece aberta a novas adesões. A lista com as parcerias é divulgada na página oficial do programa. A ação integra o programa Mais Professores para o Brasil.
Agenda – A cerimônia de entrega das carteiras e dos vales-computadores, na Ufes, faz parte de uma série de compromissos que Santana cumpre em Vitória. Pela manhã, ele foi à universidade a bordo da Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile).
Às 14h, no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da universidade (Hucam-Ufes), o ministro visita as obras do Centro de Pesquisas Clínicas e de reforma com ampliação do pronto-socorro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de participar da solenidade de descerramento da placa de inauguração do raio-X telecomandado e emissão de ordem de serviço para a reforma do espaço que abrigará o Banco de Leite Humano do hospital universitário.
Às 16h, os compromissos incluem visita ao IF Maker e solenidade de nomeação da professora Adriana Pionttkovsky Barcellos ao cargo de reitora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente; incentivar o ingresso de professores na educação pública; e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; entre outras ações de valorização.
Resumo | Mais educação para o Espírito Santo
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)
Fonte: Ministério da Educação
-
EDUCAÇÃO6 dias atrásMinistro Camilo Santana anuncia corte do Fies e MEC aperta o cerco contra cursos de Medicina reprovados no Brasil, MT tem faculdade nota 1, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ4 dias atrásCom dívida trabalhista superior a R$ 200 milhões e pressão do Ministério Público por concurso, Abílio anuncia extinção da Empresa Cuiabana de Saúde, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ6 dias atrásAbílio diz que manterá corridas de rua e quer setor de inteligência da Polícia Civil dentro da prefeitura para fiscalizar execução de emendas em Cuiabá
-
POLITICA7 dias atrásDéficit trilionário, Previdência em colapso e contas fora de controle: saída de Caiado do UB mexe no tabuleiro eleitoral e expõe urgência por solução para o Brasil Diz Mauro Mendes, VEJA O VÍDEO
-
Policial4 dias atrásPolícia Civil conclui inquérito e indicia investigador por estupro dentro de delegacia em Sorriso, mulher está foragida
-
Destaque5 dias atrásSérgio Ricardo recomenda adesão de municípios à Central de Compras para baratear licitações e reduzir burocracia
-
Destaque4 dias atrásReunião articula lançamento da Campanha de Destinação do Imposto de Renda aos Fundos Municipais em MT
-
OPINIÃO7 dias atrásOs reflexos penais da pandemia de Covid-19


