EDUCAÇÃO

MEC anuncia editais em educação bilíngue de surdos

Publicados

em

Em webinário realizado nesta terça-feira, 5 de agosto, foram lançados dois campeonatos ligados a boas práticas na educação bilíngue de surdos: o 1º Concurso Nacional de Literatura Surda e o 4º Campeonato Artístico-Literário. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que os editais desses eventos sejam publicados no segundo semestre de 2025, sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).  

Com as iniciativas, o MEC reafirma seu incentivo à arte e à literatura dentro das escolas que atendam estudantes surdos na perspectiva da comunidade surda. A adoção de boas práticas no meio artístico-literário, com a narrativa de histórias, valoriza a instrução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como idioma de comunicação, interação e ensino. “O MEC está disposto e alinhado com nossa modalidade como uma política de Estado”, explicou a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, Patrícia Rezende-Curione. 

“Queremos garantir ensino de qualidade, acesso ao conhecimento e permanência para a comunidade de alunos surdos”, disse a coordenadora-geral Bilíngue de Educação Básica e Educação Superior, Marisa Lima. “Para isso, e amparados pela LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional], é preciso respeitar, reconhecer e valorizar a linguística e a identidade da cultura surda, bem como deixar claro que libras é língua de instrução, interação, comunicação e ensino. Essa é a nossa luta”, completou. 

Leia Também:  MEC empossa reitor do Instituto Federal do Piauí

Campeonatos – O 4º Campeonato Artístico-Literário será coordenado pelos professores doutores Vanessa Regina e Guilherme Nichols, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O torneio terá uma abordagem voltada ao tema da nova série “As aventuras de Cali: Cali em Recife”, e os editais poderão ser acessados pelo site CasaLibras. Na última edição, mais de 500 alunos e professores, oriundos de mais de 50 instituições, participaram do evento.  

Já o 1º Concurso Nacional de Literatura Surda terá como coordenadores os professores Fabiano Souto e Bruna da Silva Branco, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e terá a temática “Narrando histórias em Língua de Sinais/Libras”. O evento trará a literatura surda com ênfase na promoção de atividades de produção e expressão em libras pelo público-alvo da educação bilíngue de surdos, como forma de registrar a importância e valorizar o protagonismo do povo surdo, que tem a imersão da cultura surda a ser fomentada nos espaços artístico-literários nas escolas.  

Investimento – Os dois campeonatos contam com apoio financeiro do MEC, mediante celebração de termo de execução descentralizada (TED), entre a Secadi e as universidades. Ao todo, foram investidos R$ 470.358,34, destinados para despesas de custeio, com o objetivo de apoiar a organização dos campeonatos e a realização dos eventos solenes presenciais, onde serão entregues as premiações aos participantes vencedores — professores e estudantes surdos.  

Leia Também:  Enem 2025: último dia para pedir recurso na isenção da taxa

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi  

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de questões do 2º dia

Publicados

em

Por

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta quarta-feira, 19 de novembro, os gabaritos e os cadernos de questões do 2º dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O material já está disponível no portal do Inep, organizado por dia de aplicação, cor e tipo dos cadernos. 

Assim como na divulgação dos gabaritos do 1º dia de aplicação, também estão disponíveis os cadernos das provas adaptadas para o leitor de tela, por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), que captura toda informação de texto, o conteúdo do material é transformado em fala, permitindo a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Os gabaritos e os cadernos de questões também podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz. 

No dia 16 de novembro, os participantes resolveram questões de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.  

Leia Também:  Enem 2025: último dia para pedir recurso na isenção da taxa

Reaplicação –O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, segue até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O recurso atende as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou por serem acometidas por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida.  

Vale ressaltar que o inscrito fará a prova apenas do dia em que sua participação foi inviabilizada. A solicitação de reaplicação do Enem deve ser feita por meio da Página do Participante. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. 

ParáEm Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As datas foram definidas em virtude da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em Belém no período da aplicação regular da prova.   

Os inscritos que farão o Enem nesses municípios já podem consultar seus locais de prova, por meio do Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante.  

Leia Também:  MEC empossa reitor do Instituto Federal do Piauí

EnemAo longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA