Tecnologia
MCTI promove colóquio de Economia Social e Solidária na França
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a instituição de ensino superior francesa Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (Cnam) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), promoveu, nos dias 10 e 11, o Colóquio Inovação na Formação e na Pesquisa em Economia Solidária e Gestão Social: Olhar Cruzado Brasil-França e Diálogo Sul-Norte Global, em Paris, na França.
“Cada representante, separadamente, já desenvolve diversos trabalhos de impacto para as tecnologias sociais. Mas é necessária a união entre as instituições para analisar criticamente e, assim, formar criticamente as pessoas nas áreas de economia social e solidária e é exatamente isso que debatemos no colóquio”, esclareceu o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.
Com a participação de diversos especialistas e instituições de outras nações, durante os dois dias de evento, foram promovidas rodas de debates e conversas sobre os assuntos que cercam a Economia Social e Solidária (ESS).
“O colóquio surge de uma cooperação internacional entre o Brasil e a França, que busca conectar os estudos em economia social e solidária e avançar nas pesquisas sobre o assunto”, explica a professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFCA, Waléria Menezes.
Um dos principais temas tratados foi a defesa da criação de uma especialização em ESS, que contou com uma palestra do secretário Inácio Arruda. “A economia solidária no Brasil precisa de uma formação e um mestrado nessa temática que possa formar os praticantes e os gestores públicos, aproveitando aquilo que eles têm de saber, de prática, de experiência, em diálogo com o conhecimento produzido nas universidades”, disse o também professor da UFCA, Jeová Torres.
Tecnologia
Aprender é sempre possível: Jovens e Adultos se encantam com a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Os olhos curiosos, os sorrisos tímidos e a alegria de quem está descobrindo um novo mundo marcaram a noite de quarta-feira (22), na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). Mais de 600 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre trabalhadores, pessoas com deficiência e do ensino médio noturno, participaram de uma visita guiada à feira para explorar estandes e conhecer experimentos científicos.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer projetos de pesquisa, participar de oficinas e interagir com cientistas, vivendo uma experiência rara fora da sala de aula. “Foi uma experiência incrível. Nossa escola ficou encantada com a feira, com cada projeto e atividade. As brincadeiras, os jogos educativos, tudo foi muito enriquecedor para o nosso aprendizado. Pena que o tempo passou rápido, queria poder ficar mais e conhecer todos os estandes. Agradeço muito a oportunidade de viver este momento”, contou Viviane Santiago, aluna da EJA do CED 02 do Cruzeiro Novo.
O estudante Antônio Medeiros do CED 02, também do Cruzeiro, participou pela primeira vez da 22ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia e se emocionou com toda a experiência. “Depois de 55 anos fora da escola, resolvi voltar a estudar. Estou morando perto da escola e senti vontade de aprender de novo. Estou gostando muito. Aqui é tudo muito bom, os professores, a diretora e agora esta visita. É uma alegria para mim”, enfatizou.
O estudante José Adilson, do CED 02 do Cruzeiro, parabenizou a ministra Luciana Santos e toda a equipe do MCTI pelo evento tão importante para a ciência. “A nossa turma está deslumbrada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Só temos a agradecer à ministra Luciana Santos, a toda equipe do MCTI e aos nossos professores por essa oportunidade. Não deixem de vir, é uma experiência para o Brasil e para o mundo”, destacou.
A inclusão pela ciência
A visita dos alunos da EJA à SNCT representa mais do que um passeio: é uma oportunidade de inclusão científica e social. Muitos estudantes conheceram pela primeira vez um evento de divulgação científica, tendo contato direto com experimentos, tecnologias e temas que despertam curiosidade e inspiração.
Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a presença dos alunos da EJA reforça o compromisso do Governo do Brasil com o direito de todos à educação científica, reconhecendo o valor de cada trajetória de aprendizado.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na 22ª SNCT representa um passo importante para a inclusão científica e a valorização do direito à educação. “A educação de jovens e adultos é uma política essencial para garantir que ninguém fique para trás. A presença desses alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reforça que o conhecimento científico é um direito de todos e que ele é uma importante ferramenta para transformar vidas, abrir horizontes e gerar oportunidades”, afirmou a ministra, durante a abertura do evento, na segunda-feira (20).
A gerente de Programas e Ações Transversais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Raquel Vila Nova Lins, enfatizou que a participação da EJA simboliza o poder da educação transformar vidas e incluir, pela ciência, aqueles que retomam os estudos em busca de novos caminhos
“A Semana Nacional é uma oportunidade que os alunos da Educação de Jovens e Adultos não têm no dia a dia, que é conhecer de perto o que está sendo produzido em ciência e tecnologia no Brasil. Por isso, lutamos tanto para garantir sempre um dia noturno de atividades, permitindo que eles participem no horário que estudam. É uma experiência marcante, desperta o interesse, amplia horizonte”, finalizou.
O Pavilhão da SNCT reúne experiências imersivas e espaços interativos — como o Laboratório das Marés, o Parque Pop Espacial, o Geopark, o Espaço Conexões e o Oceanário do Sesc-DF, com projeções em 360° sobre biologia marinha. O evento vai até domingo (26), com exposições, oficinas, palestras e experiências abertas ao público.
A SNCT é promovida pelo MCTI, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrásProdutores de arroz protestam com sacas de grãos em frente ao Banco do Brasil no Paraná
-
CUIABÁ7 dias atrásDelegado Wilson Cibulskis detalha operação contra facção em MT e destaca condução sem confronto; VEJA O VÍDEO
-
Turismo6 dias atrásMinistério do Turismo debate sustentabilidade e rota de futebol do Mercosul em seminários abertos ao público e gratuitos
-
Política Estadual7 dias atrásRondonópolis recebe segunda audiência de comissão especial sobre qualidade dos serviços da Energisa
-
CUIABÁ3 dias atrásVice-governador afirma que BUD pode coexistir com BRT em Cuiabá e VG; VEJA O VÍDEO
-
Política Estadual7 dias atrásSebastião Rezende apresenta projeto de lei que pode salvar vidas de recém-nascidos em Mato Grosso
-
Destaque4 dias atrásTJMT reconhece irregularidades em consignados e determina revisão de juros abusivos em contratos com servidores públicos
-
Turismo7 dias atrásMinistério do Turismo divulga resultado preliminar dos habilitados ao Prêmio Nacional do Turismo 2025








