Tecnologia
MCTI marca presença no Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas
O governo federal reuniu os novos prefeitos e prefeitas do país entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília (DF), com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas federais e fortalecer o pacto federativo. Buscando a mesma aproximação do encontro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) marcou presença no evento para apresentar seus projetos aos novos gestores municipais.
Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas também tem o objetivo de estimular a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis em todo o país.
“A presença do MCTI em encontros como esse não só fortalece o pacto federativo, como também melhora a execução das políticas públicas, garantindo que os municípios tenham o suporte necessário para enfrentar seus desafios e promover o desenvolvimento local”, afirma o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do MCTI, Edvaldo da Silva.
Ainda que não tenha políticas públicas diretamente implementadas por meio das prefeituras, o MCTI conta com 28 unidades vinculadas espalhadas pelo país, entre unidades de pesquisa, organizações sociais, empresas públicas, autarquias e agência.
Reúso da Água do Esgoto e Novo PAC inclusão digital
Durante os três dias de evento, os prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos e gestores participaram de oficinas e palestras. Entre elas, o MCTI foi responsável por duas oficinas.
A primeira, que aconteceu na manhã do último dia, teve como tema “Como implementar a tecnologia de reúso da água do esgoto para irrigação” e contou com a participação da diretora do Departamento de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva (DEPTS), Sônia da Costa, e a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mônica Tejo Cavalcante.
Para fechar o último dia, a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes, se reuniu com o diretor de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Jordan Paiva, e o diretor-adjunto de Relacionamento Institucional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Gorgônio Araújo, para falar sobre o Novo PAC de Inclusão Digital.
O Encontro de Prefeitos é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), correalizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o patrocínio dos Correios, SEBRAE, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de Serpro e a Petrobras como parceiros institucionais. Foram mais de 170 atividades simultâneas distribuídas nos auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Tecnologia
Os impactos das mudanças climáticas na saúde física e mental são temas de debate na tarde desta quinta, na Casa da Ciência
A relação entre clima, saúde e bem-estar guiou a programação da tarde desta quinta-feira (20), na Casa da Ciência, espaço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Museu Paraense Emílio Goeldi. Pesquisadores, docentes e representantes do Ministério da Saúde se reuniram para discutir como os efeitos das mudanças climáticas repercutem na saúde física e emocional da população.
A abertura das atividades contou com a palestra magna “Mudanças Climáticas e Saúde Mental”, ministrada por Flávio Pereira Kapczinski, professor titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante a apresentação, o pesquisador abordou conexões entre impactos climáticos, vulnerabilidades sociais e efeitos psicológicos que emergem em cenários de instabilidade ambiental.
“As discussões sobre saúde e clima realizadas aqui ajudam a construir soluções que podem ser adotadas por nações inteiras. Quando a ciência ocupa esse espaço, abrimos caminho para respostas mais eficazes à crise climática e seus impactos sobre a saúde mental,” destacou Kapczinski.
Em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Mudanças Climáticas e Saúde”, moderada por Célia Regina da Silva Garcia, professora da Universidade de São Paulo (USP). O debate reuniu os professores da Universidade de São Paulo (USP), Bruno Caramelli e Irene Soares; e as representantes do Ministério da Saúde, Lívia Casseb, Cintya Souza, Giselle Maria Rachid Viana e Tânia do Socorro Souza Chaves.
Ao longo da conversa, os participantes discutiram como o aumento de eventos extremos, como ondas de calor, enchentes e longos períodos de seca, influencia diretamente indicadores de saúde pública, especialmente em regiões com menor infraestrutura. Foram tratados temas como riscos cardiorrespiratórios, doenças sensíveis ao clima, impactos sobre populações vulneráveis e a necessidade de integração entre vigilância climática e políticas de cuidado.
A professora Célia Regina Garcia, da Universidade de São Paulo (USP), chamou atenção para a dimensão global do problema e para a urgência de respostas coordenadas. “Quando discutimos mudanças climáticas, precisamos lembrar que elas agravam diretamente problemas de grande impacto global, como as doenças cardiovasculares e infecciosas. Hoje, essas áreas respondem por cerca de dois terços das mortes anuais no mundo. A resistência antimicrobiana, por exemplo, já causa 700 mil mortes por ano e pode chegar a 10 milhões até 2050, segundo a OMS”, afirmou. “Esses números mostram porque é urgente fortalecer pesquisas, ampliar o compartilhamento rápido de informações e orientar políticas públicas capazes de responder a ameaças que se espalham em um mundo cada vez mais interconectado,” finaliza.
Casa da Ciência
A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Até o dia 21, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral. Veja a programação completa.
-
Destaque7 dias atrásVendaval arranca telhados, causa pânico e deixa rastro de prejuízo no Parque Novo Mato Grosso antes da Stock Car, Veja o vídeo
-
Destaque6 dias atrásHomem morre após ser agredido em baile funk
-
Cidades7 dias atrásApós temporal, Cuiabá e Chapada amanhecem sob neblina
-
POLITICA6 dias atrás“Não vou aumentar imposto para dar repasse a poderes , e não vou fazer isso para ganhar votinho”, diz Mauro Mendes ao pressionar Assembleia contra reajuste do Judiciário, Veja o vídeo
-
POLITICA6 dias atrásInvestigados por fraude milionária abriram 12 empresas fantasmas no mesmo endereço
-
Política Estadual6 dias atrásMax Russi destaca avanços na agricultura familiar, educação e gestão municipal durante entrega de investimentos do governo de MT
-
Agricultura familiar6 dias atrás“Nunca vi em 12 anos como homem publico, entregas dessa magnitude”: diz Max Russi sobre Assembleia e governo ao ampliar maior ciclo de investimentos da história de MT
-
Turismo6 dias atrásMinistério do Turismo assina acordo interministerial na COP3O para dar novo impulso ao Programa Orla









