CUIABÁ

Maysa Leão cobra execução de emenda para revitalização do Beco do Artesanato, no centro de Cuiabá

Publicados

em

Ana Claúdia Fortes – Assessoria da Vereadora Maysa Leão 
Durante a sessão desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a cobrar da Prefeitura a execução de uma emenda impositiva no valor de R$ 72 mil, destinada à revitalização do Beco do Artesanato, conhecido como Beco da Catedral, localizado ao lado da Igreja Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Segundo a parlamentar, a emenda tem como objetivo garantir condições dignas de trabalho aos artesãos que atuam no local há muitos anos e que enfrentam falta de estrutura básica, como banheiros e pias.
“Quero fazer um pedido, mais uma vez, para o município de Cuiabá, pela liberação dessa emenda tão importante para o Beco do Artesanato. Eu destinei R$ 72 mil em emenda impositiva para aquele local, onde estão trabalhadores que há décadas fazem parte da história e da cultura da nossa cidade”, afirmou Maysa.
A vereadora destacou que muitos dos artesãos que atuam no beco são pessoas com idade mais avançada, que enfrentam dificuldades diárias para exercer seu trabalho com dignidade.
“Eles não têm um banheiro para utilizar, não têm uma pia para lavar as mãos. É uma situação que precisa ser resolvida com urgência. Alguns ajustes também precisam ser feitos na cobertura do espaço, para melhorar as condições de trabalho daquelas pessoas que fazem a diferença no centro da nossa capital”, reforçou.
Maysa Leão lembrou que já visitou o local diversas vezes e manteve diálogo com representantes da Prefeitura para viabilizar a execução do projeto. “Do lado dos artesãos, está tudo certo. O que falta agora é a liberação da emenda e a execução da obra antes do fim do ano. Eles têm usado banheiros emprestados, dependem da boa vontade de outros estabelecimentos. Esses trabalhadores só querem exercer sua profissão com o mínimo de dignidade”, disse.
Por fim, a vereadora fez um apelo para que o município dê prioridade à revitalização do espaço. “O Beco do Artesanato é um patrimônio cultural vivo, que gera emprego, renda e preserva nossas tradições. O olhar do poder público precisa ser mais sensível a quem mantém viva a alma da nossa cidade”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Mais de 10 bares passam por visita orientativa da campanha "Volume Legal"

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Prefeito reforça apoio a lei que reconhece profissionais da educação infantil

Publicados

em

Por

O Plenário e galerias da Câmara Municipal de Cuiabá ficaram super lotados na noite de terça-feira (18), para a audiência pública que tratava da adequação de nomenclatura dos profissionais da educação que trabalham em creches do município. O ambiente acalorado, pelo calor humano, e não por exaltação conforme peculiar em momentos de decisão, foi marcado pelo respeito e gratidão dos participantes que não contiveram a alegria ao ouvir a decisão do prefeito Abilio Brunini. “Se vocês aprovarem de manhã eu sanciono a tarde”, desafiou o prefeito, dirigindo as palavras aos vereadores da Casa de Leis.

O projeto de lei em questão visa a mudança de nomenclatura dos profissionais que atuam como TDI (Técnico de Desenvolvimento Infantil) para PDI (Professores de Desenvolvimento Infantil), na rede municipal de ensino. E completou: “Está nas mãos dos vereadores, especialmente da presidente Paula Calil, para colocar em pauta para aprovação, e começar 2026 como PDI”.

A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil garantiu que assim que o projeto for enviado, dará celeridade para que seja aprovado ainda este ano. E destacou “a capacidade imensa, do secretário municipal de Educação, Amauri Monge, de ouvir as demandas e agradecer o prefeito Abílio, por ser sensível a causa”, pontuou.

“Não se trata de troca de nome, é um reconhecimento a esses profissionais que desempenham um importante papel na base educacional. É na fase inicial do aprendizado que se estimula as funções cognitivas e emocionais. Batalhei pela aprovação desse projeto liderado pelo vereador sargento Joelson, desde quando fui vereador nessa casa e tive que esperar muito por esse momento, tive que ser prefeito para aprovar, porque os demais só usaram politicamente em época de eleição”, disse Abilio.

Leia Também:  UBS do Areão é desativada temporariamente e atendimentos serão remanejados

O gestor ressaltou o empenho do vereador Sargento Joelson, tido como fundamental, pela luta constante e por acreditou na conquista. Joelson, visivelmente emocionado, compartilhou a alegria da vitória.

“Quero dividir esse momento com todos os vereadores, mas de maneira especial a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, que se empenhou durante os quatro meses que fiquei afastado, cuidando para que o projeto não ficasse parado. Estou muito feliz com o resultado que é uma conquista de toda a categoria”, declarou o parlamentar.

Joelson ainda destacou ser um momento novo, de alegria e de casa cheia. “Porque lá atrás, em 2017, as creches sofriam perseguição se os profissionais participassem de debates sobre o assunto. Eles ficavam com medo de participar aqui na Câmara, pela possibilidade de retaliações no trabalho. Foram 8 anos de muita dificuldade para caminhar nesse objetivo. Estamos vivendo um momento novo, desde que o prefeito Abilio autorizou, puxou a responsabilidade, fomos para cima e tudo está acontecendo no primeiro ano de mandado, sem dificuldade para aprovar”, pontuou Joelson.

A trajetória que envolve o projeto se arrasta desde 2017, por vezes quase foi votado (em ocasiões eleitorais), mas tudo não passava de pauta política, como lembrado durante a audiência pública da quarta-feira (18).

“Não estou fazendo por política. Faço por reconhecimento. Não se trata de nome, e sim, de reconhecimento. Muitos diziam que só os concursados são professores, e o que são esses profissionais pedagogas e professoras, muitos têm nível superior, algumas até mestrado? São professores sim, e não precisa de concurso para reconhecer isso. Não é trocar uma profissão, é reconhecer uma profissão. E o reconhecimento vai associado em valor (dinheiro)”, disse o prefeito Abilio Brunini. No caso do valor, por conta da melhoria de salário por conta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria.

Leia Também:  Cuiabá não tem centro de acolhimento a meninas vítimas de violência, alerta Maysa Leão

A presidente do Sindicato de Técnico de Desenvolvimento Infantil (SindiTDI), Rosilene Soares, explicou que preza pelo diálogo sempre. “Todos devem entender a situação global da prefeitura, entender o momento que estamos vivendo e sempre evitar o embate ou posicionamento radical. Nós optamos pelo diálogo e, como disse o prefeito Abilio, o diálogo aproxima. Quem tinha que estar a favor, está. Então, é só caminharmos para frente”.

A vereadora Samantha, por sua vez, enalteceu a luta do colega e a importância de reconhecer os profissionais da educação. “Gratidão por fazer parte dessa mudança histórica na vida dessas pessoas que cuidam do bem mais precioso das nossas vidas, que são nossos filhos. Só tenho que agradecer, agradecer e agradecer”, declarou. Ao final, o secretário Amauri Monge recebeu do vereador sargento Joelson, o título de cidadão cuiabano, pelo trabalho quando secretário de Educação do Estado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA