Eleições 2020

Mato Grosso reelege senador Fávaro

Publicados

em

JB News

Está matematicamente reeleito o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), de acordo com a apuração parcial do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para a eleição suplementar ao Senado. Fávaro liderou a coligação Fazer Mais Por Mato Grosso, tendo como primeira suplente a empresária Margareth Buzetti  (PP) e o ex-deputado José Lacerda (MDB).

Após uma disputa acirrada entre 11 candidatos, incluindo desde políticos experientes a estreantes,  Fávaro confirmou o favoritismo e conquistou definitivamente a vaga que ocupava desde abril de forma interina.

Terceiro colocado na eleição de 2018, ele assumiu a vaga após  a cassação da chapa eleita, por irregularidades e caixa 2 na campanha, para que Mato Grosso não ficasse com um senador a menos que os demais estados enquanto a eleição suplementar não se realizasse.

Durante os seis meses em que esteve interino,  Fávaro mostrou atuação intensa. Conseguiu interferir no projeto de lei que destinava recursos de socorro aos estados e municípios devido à pandemia, mudando a fórmula de divisão dos recursos e aumentando o valor destinado ao estado e seus 141 municípios, de pouco menos de R$ 1 bilhão para mais de R$ 2,3 bilhões.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro é reeleito prefeito em Cuiabá

Também aprovou no Senado projeto de lei que autoriza o poder público a contratar aviões agrícolas para combater incêndios florestais e apresentou projetos para a criação de duas novas universidades federais autônomas: a do Nortão de Mato Grosso (UFNMT), com sede em Sinop, e a do Araguaia (UFAR), com sede em Barra do Garças.

Reconhecido pela facilidade de articulação política pelo bom relacionamento com o Governo Federal, Fávaro tem a oportunidade de ser o principal interlocutor de Mato Grosso em Brasília, fazendo a ponte necessária ao com andamento das relações políticas.

“Estou muito feliz. Estava confiante nesta vitória, mas a gente só sabe o resultado final depois da contagem do último voto – e essa contagem, embora um pouco atrasada na eleição de hoje,  mostra que a população de Mato Grosso avalia bem o nosso trabalho e quer a nossa permanência no Senado.  A população decidiu e minha resposta não pode ser outra senão trabalhar e fazer cada vez mais por Mato Grosso. Isso é uma honra”, afirma o senador.

Fávaro superou 10 outros candidatos na eleição, a saber: Coronel Fernanda (Patriota), Pedro Taques (Solidariedade), Nilson Leitão (PSDB), Coronel Fernanda (Patriota), Procurador Mauro (PSOL), José Medeiros (Podemos), Sargento Elizeu (DC), Valdir Barranco (PT), Euclides Ribeiro (Avante), Reinaldo Morais (PSC) e Feliciano Azuaga (Novo).

COMENTE ABAIXO:

Eleições 2020

Prazo para eleitor justificar ausência ao 2º turno termina hoje

Publicados

em

Por

ELEIÇÕES 2020

JB News

Por Denise Niederauer

Termina na nesta quinta-feira (28.01) o prazo de 60 dias para que o eleitor justifique a ausência às urnas nas localidades onde houve segundo turno para prefeito e vice-prefeito nas Eleições 2020.

 

O cidadão que não compareceu à urna deve apresentar justificativa fundamentada, com o motivo que o impediu de votar.

 

A justificativa pode ser apresentada nos cartórios eleitorais, pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título. O cidadão pode baixar o app no Google Play ou na App Store.

 

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, muitos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) optaram pelo atendimento de maneira virtual, que também pode ser feito pela ferramenta Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida busca evitar aglomerações nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

No dia 14 de janeiro encerrou o prazo para que o eleitor justificasse a ausência à urna no primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro. De acordo com os dados do TSE, cerca de oito milhões de eleitores apresentaram justificativa por não comparecerem para votar no primeiro turno do pleito.

Leia Também:  Emanuel pinheiro segue liderando e pode ser reeleito em instantes

 

Como fazer:👇

A justificativa pode ser feita pelo Sistema Justifica, no qual o eleitor deve preencher o “requerimento de justificativa” e informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar a razão da ausência à urna e anexar documentação comprobatória digitalizada.

 

Com o campo preenchido corretamente, será gerado um código de protocolo para acompanhamento, que será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertence, para que seja examinado pelo juiz competente.

O eleitor será notificado da decisão ou poderá consultar a situação também pelo Sistema Justifica.

No caso de justificativa presencial, o eleitor deve entregar o requerimento em qualquer cartório eleitoral ou enviar por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Além do formulário, deve apresentar documentação que comprove os motivos alegados para justificar a ausência.

Consequências:👇

Na última quinta-feira (21.01), o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu, por meio da Resolução TSE nº 23.637, as consequências previstas no artigo 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa eleitoral ou não pagaram a respectiva multa. A resolução deverá ainda ser referendada pelo Plenário do Tribunal após o recesso forense.

Leia Também:  Mais de 38 milhões de eleitores voltam às urnas para eleger prefeitos em 57 cidades brasileiras

 

A resolução suspendeu os seguintes efeitos: o impedimento de o eleitor obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e receber remuneração de função ou emprego público.

A medida vale enquanto permanecer vigente o plantão extraordinário previsto pela Resolução TSE nº 23.615/2020 para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Com informações do TSE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA