Grupos Prioritários

Mato Grosso lidera o ranking de eficiência na aplicação de vacinas entre estados do Centro-Oeste

Publicados

em

Estado aplicou 63,6% das vacinas recebidas; doses armazenadas aguardam segunda aplicação

Por Lucas Rodrigues

Com informações Secom-MT

Doses recebidas são para os grupos da primeira fase
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso lidera o ranking dos estados do Centro-Oeste com a maior eficiência na aplicação das vacinas contra a covid-19 nos grupos prioritários da primeira fase.

O Ministério da Saúde envia as doses para os estados de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos, e não pela quantidade total da população. Ou seja, estados com maior número de idosos e profissionais de saúde recebem mais vacinas nesse primeiro momento.

O estado recebeu, até esta sexta-feira (19.03), um total de 285.536 doses e aplicou 181.693, ou seja, 63,6%. Ainda não foram aplicadas 100% das doses porque parte delas são para a segunda aplicação.

Já Goiás aplicou 60,7% das doses recebidas, enquanto Mato Grosso do Sul vacinou 47% e o Distrito Federal 54,6%.

Leia Também:  Risco de inflação alta não freia intenção de consumo dos cuiabanos, que registra mais um aumento em setembro

É importante explicar que as doses enviadas neste primeiro momento são destinadas à vacinação dos profissionais de saúde, indígenas, idosos institucionalizados e idosos de 80 a 89 anos.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, que possui um percentual muito alto de população idosa, receberá vacinas suficientes para imunizar 9% da população na primeira fase.

Em Mato Grosso, cuja população majoritariamente é mais jovem, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde nessa primeira fase irão imunizar 6% do total da população.

Confira as informações sobre a vacinação nos estados pelo link: https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA