CUIABÁ

Limpurb faz megaoperação de limpeza em 15km da Miguel Sutil nesta sexta-feira

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, realiza nesta sexta-feira (24) uma megaoperação de limpeza ao longo de toda a Avenida Miguel Sutil, uma das principais e mais movimentadas vias da capital mato-grossense. A ação irá abranger os 15 km de extensão da avenida com um mutirão de serviços urbanos.

A operação mobiliza cerca de 250 colaboradores, divididos em três frentes de trabalho, com atuação durante todo o dia. Entre os serviços executados estão varrição, roçagem, capinagem, pintura de meio-fio, manutenção da iluminação pública e poda de árvores.

Na área de iluminação, as equipes realizarão a troca de lâmpadas e a manutenção de estruturas como fusíveis, fios de cobre, terminais elétricos, soquetes, bocais, braços de iluminação e a reposição de postes danificados ou derrubados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), diariamente 58 mil veículos circulam pela Avenida Miguel Sutil, que também abriga empreendimentos como shopping centers, hospitais, restaurantes, parques e outros espaços de lazer. Por sua relevância no fluxo da cidade, a operação contará com o apoio da Semob para garantir a fluidez e segurança do trânsito durante os trabalhos.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza força-tarefa histórica com 22 mil mamografias em oito meses

Além da limpeza urbana, a operação inclui ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de bolsões de lixo e remoção de materiais que acumulam água parada, como pneus, latas e plásticos.

Os trabalhos contam ainda com o suporte de equipamentos pesados, como retroescavadeiras hidráulicas, tratores, caminhões tipo bobcat, caçambas e os veículos do programa Cata-treco, que fará a coleta de inservíveis ao longo da via.

“O objetivo é promover uma limpeza completa em uma das avenidas mais importantes da nossa cidade, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para quem circula pela região. Essa é uma ação planejada, que mobiliza um grande efetivo e reforça o nosso compromisso com a zeladoria urbana de Cuiabá”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.

Os serviços terão início às 7h e seguirão ao longo de todo o dia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Parceria entre Prefeitura e Estado prevê revitalização de 20 campos de futebol em Cuiabá

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso firmaram parceria para a revitalização de 20 campos de futebol na capital. A proposta prevê a recuperação completa de espaços esportivos em diferentes bairros, com foco na ampliação do acesso ao lazer e no incentivo à prática esportiva.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa busca levar infraestrutura adequada às comunidades, com melhorias que garantam segurança, iluminação e melhores condições de uso. A ação também é apresentada como estratégia de promoção da saúde pública e do bem-estar social, ao estimular atividades físicas em áreas urbanas. “Estamos dando mais um passo importante para cuidar dos nossos bairros. Firmamos parceria com a Prefeitura de Cuiabá para revitalizar quadras e campos de futebol, devolvendo esses espaços para famílias, crianças e jovens”, disse o governador Otaviano Pivetta.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirma que o convênio prioriza a requalificação de espaços atualmente degradados. Segundo ele, os campos receberão grama sintética, iluminação e estruturas de proteção, permitindo o uso em horários ampliados. “O convênio foi firmado para a manutenção e revitalização dos campos de futebol degradados da nossa cidade. Serão vinte novos campos de grama sintética, equipados com iluminação e proteção, permitindo que a prática esportiva ocorra durante as 24 horas do dia, se necessário”, declarou.

Leia Também:  Procon de Cuiabá encerra mutirão com mais de 500 atendimentos e feira de adoção

A parceria entre município e Estado se soma a um conjunto de ações executadas desde o ano passado. Apenas em 2026, a Prefeitura já realizou a entrega de dezenas de espaços revitalizados. Um dos exemplos recentes é a Praça do Baú, que passou por limpeza, pintura, poda de árvores, reforço na iluminação e recuperação de estruturas, alcançando a marca de 36 áreas requalificadas.

Moradores relatam mudanças na rotina após as intervenções. A aposentada Joanete Cunha Matos Ajala, de 71 anos, destacou a melhoria na segurança e no uso do espaço público. “Agora está tudo iluminado, mais visível, o que ajuda a afastar pessoas mal-intencionadas”, afirmou. Outro morador, Túlio, avaliou que a revitalização permite a retomada de atividades esportivas e de convivência, especialmente entre jovens.

Apesar dos avanços, a própria gestão reconhece que parte dos espaços esportivos da capital permaneceu por anos sem manutenção, o que gerou demandas acumuladas em diferentes regiões. A continuidade das revitalizações e a manutenção dos equipamentos entregues são apontadas como desafios para garantir a efetividade das ações a longo prazo.

Leia Também:  Abertura do 5º Festival da Pamonha é marcada por show de humor e variedades de pratos de milho

Com o novo pacote de intervenções, a expectativa é ampliar o alcance das políticas públicas de esporte e lazer em Cuiabá, especialmente em bairros que historicamente enfrentam carência de infraestrutura adequada para atividades comunitárias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA