CUIABÁ

Lei de Paula Calil que institui a campanha Maio Furta-Cor de prevenção à saúde mental materna em Cuiabá é sancionada

Publicados

em

Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil

O prefeito da capital, Abílio Brunini (PL), sancionou a lei de autoria da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), que institui a campanha de prevenção à saúde mental materna, o Maio Furta-Cor, no âmbito do município.

A iniciativa tem como objetivo garantir acolhimento, escuta ativa e o fortalecimento de redes de apoio para mulheres desde a gestação até o período pós-parto. A partir de agora, a campanha passa a integrar o calendário oficial de ações da Prefeitura de Cuiabá.

No Brasil, segundo uma pesquisa recente da Faculdade de Medicina da USP, divulgada pela Revista Veja, 66% das mães avaliam sua saúde mental como ruim, péssima ou apenas regular.

Paula agradeceu ao prefeito pelo apoio e pela sensibilidade em relação ao tema, destacando que o puerpério é considerado, por muitas mães, uma das fases mais desafiadoras da maternidade.

“Precisamos olhar para os filhos, mas também enxergar o alicerce das famílias, que são as mães. O apoio e o amparo emocional são fundamentais para que elas possam exercer o seu papel com excelência e para que a maternidade seja uma experiência satisfatória. Isso reflete diretamente na criação dos filhos: uma mãe feliz, filhos felizes. Obrigada, prefeito Abílio, por caminhar junto conosco neste momento tão importante para a nossa população”, disse Paula.

Leia Também:  Distrito da Guia ganha mais um médico após indicação do vereador Sargento Vidal

O prefeito reforçou a importância de implementar políticas públicas que realmente atendam às demandas da sociedade.

“As mães enfrentam uma dupla, muitas vezes tripla jornada, e merecem todo o nosso respeito e consideração. Esta lei da vereadora Paula é importante e certamente vai contribuir para uma gestão pública mais eficiente e atenta às necessidades de todos. Meus parabéns”, declarou.

A campanha Maio Furta-Cor é dedicada à conscientização sobre a saúde mental materna. O nome “Furta-Cor” faz referência ao fenômeno de algumas cores que mudam de tonalidade conforme a luz, simbolizando as diferentes fases e desafios enfrentados pelas mães, especialmente no período pós-parto. A proposta da campanha é desmistificar temas como a depressão pós-parto, a ansiedade e outros transtornos, além de promover o cuidado emocional e incentivar a busca por ajuda profissional.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá delibera sobre projetos e recebe Técnicas de Desenvolvimento Infantil

Publicados

em

Por

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
Durante a 3ª reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (09), a Comissão de Educação (CE) da Câmara Municipal de Cuiabá deliberou sobre três projetos de lei voltados à área educacional e recebeu representantes das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs), que reivindicam a mudança de nomenclatura do cargo para “Professoras de Desenvolvimento Infantil”.
A reunião foi presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e contou com a presença do vereador Mário Nadaf (PV). O presidente da comissão, vereador Daniel Monteiro (Republicanos), esteve ausente.
Rosilene Soares, presidente do Sindicato das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (SINDTDI), defendeu que a alteração na sigla é uma forma de reconhecimento profissional.
“Já exercemos o ato de cuidar e educar. O que está errado é a nossa sigla. É preciso trocar o ‘T’ pelo ‘P’, para sermos referidas como Professoras de Desenvolvimento Infantil, que é o que realmente somos. Estamos anexando à Lei Orgânica todos os nossos anseios em relação à mudança da nomenclatura, que representa o reconhecimento jurídico do cargo. Trata-se de uma questão de identidade, valorização e reconhecimento da categoria”, afirmou.
A vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância de dialogar com a categoria e lembrou que a demanda não é recente, tendo sido formalizada por meio de um projeto apresentado em 2019.
“As TDIs já vêm pleiteando essa mudança há anos. O projeto mencionado pelo vereador Mário Nadaf é de fevereiro de 2019. Essa conquista está próxima e, em breve, o Executivo deve enviar a proposta à Câmara. Hoje deliberamos sobre três projetos importantes para a educação, um de minha autoria, outro do vereador Ilde Taques e outro da presidente da Casa, vereadora Paula Calil, além de ouvirmos a Rose, representante das TDIs. É extremamente importante saber que esta comissão é ativa e está sempre dando retorno à população”, concluiu.
Projetos com parecer favorável
Durante a reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a três projetos:
Projeto da vereadora Michelly Alencar: dispõe sobre a inclusão de mensagens educativas nos livros, cadernos e demais materiais didáticos fornecidos pelo poder público municipal, contendo informações e o número para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projeto da vereadora Paula Calil (PL): institui um programa de incentivo ao escotismo nas escolas municipais, com o objetivo de promover valores éticos, cívicos e habilidades de liderança entre os estudantes.
Projeto do vereador Ilde Taques (PSB): cria a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Uso Adequado da Internet e das Redes Sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental.
Agora, os três projetos seguem para votação em plenário na próxima Sessão Ordinária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Atendimentos espontâneos realizados pelas unidades básicas desafogam as UPAs de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA