POLITICA

Kalil Baracat projeta avanços na cultura várzea-grandense

Publicados

em

Várzea Grande tem aeroporto, bons hotéis, restaurantes e muita arte. Elementos importantes, segundo o candidato, para o fortalecimento da produção cultural, visando à geração de emprego e distribuição de renda.

Da Assessoria

Buscando ampliar as conquistas da atual gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM) em torno da valorização da identidade cultural do várzea-grandense, o candidato a prefeito pela coligação “Amor por Várzea Grande – MDB, DEM, PSDB, PP, PL e PC do B” – quer ampliar os atendimentos realizados pela “Casa de Artes” durante sua gestão.

Desde o início do atual governo, a “Casa de Artes” implementou os cursos de Violão, Corte e Costura, Pintura em Tela, Rede no Tear, Bordado, Tricô e Crochê, Pintura em Tecido, Manicure e Pedicure Básico, Alongamento de Unhas e outras técnicas, além de Aulas de Balé para crianças a partir de 4 anos. “Como várzea-grandense legítimo que sou, não poderia deixar de ter um olhar sensível e humano às nossas tradições. A cultura será uma de nossas marcas”, observou.

À exemplo disso, a gestão atual solicitou a avaliação para o reconhecimento das redes de Limpo Grande como patrimônio cultural brasileiro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A arte do tear é transferida de geração em geração. Se não desenvolvermos políticas públicas de estímulo à produção local, perderemos nossa própria identidade”, pontuou Kalil.

Leia Também:  Temendo pelas vidas vereadores registram B.O Contra prefeito em Santo Afonso

Com raízes profundas fincadas em solo várzea-grandense, Kalil é fruto de uma árvore genealógica cuja tradição política resulta em serviços prestados à cidade. Neto de Sarita Baracat, primeira mulher eleita prefeita do Município, e de Cabloco, ex-vereador, além de filho do ex-vice-prefeito Nico, o candidato é um amante da cultura local.

Kalil ressalta um dos locais mais lindos e visitados da cidade de Várzea Grande; a famosa “Rota do Peixe” que passa pelos Distritos da Praia Grande, Pai André, Souza Lima, Bom Sucesso, Limpo Grande e Passagem da Conceição. “É exatamente na Comunidade de Bonsucesso que nasceu a cidade de Várzea Grande em 1823. Aqui temos uma culinária incrível, tem Siriri e Cururu, além da tradicional rapadura de cana”.

A “Casa de Artes” possuiu cerca de 158 artistas cadastrados, que expõem e comercializam seus produtos no espaço. Toda a renda adquirida com a venda dos objetos é 100% revertida aos artistas. O espaço é mantido pelo Município. “O turismo gera emprego e distribui renda à comunidade. Temos um aeroporto em nossa cidade. Bons hotéis. Vamos criar mecanismos de estímulo à produção cultural. Várzea Grande tem identidade própria. E ela será valorizada na nossa gestão”, concluiu Kalil.

Leia Também:  Criminosos roubam e estupram mulher na frente do marido no interior de MT

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

PTB deve lançar coronel ao governo

Publicados

em

Por

JB News

 

Com a pré-candidatura de Antonio Galvan ao Senado Federal consolidada, o PTB articula agora um nome para disputar o Governo de Mato Grosso. A chapa pura para majoritária ganha força e o nome da coronel Zózima Dias surge como alternativa para concorrer ao Palácio Paiaguás.

“Estamos com uma chapa competitiva para estadual, federal e uma pré-candidatura ao Senado forte e com reais chances de vitória. Para o governo, a coronel Zozima está animada com a disputa e tem total apoio do partido. Além de ser um nome da direita, Zózima é alinhada com as pautas defendidas pelo nosso presidente Bolsonaro”, afirma o presidente estadual do PTB, Victório Galli.

Com a definição do nome da coronel Zózima, o PTB espera apresentar uma alternativa ao governo com um nome que atende todos os requisitos do eleitorado conservador do estado, uma vez que a maioria do eleitorado bolsonarista não aceita apoiar à reeleição do governador Mauro Mendes (UB).

“Ele [Mauro Mendes] passou quase quatro anos sendo oposição ao presidente Jair Bolsonaro, mas agora quer o apoio de seus eleitores. Felizmente, isso não vai colar. A população está antenada e sabe identificar quem verdadeiramente está ao lado do atual presidente e das pautas que a direita defende”, comenta a coronel da Polícia Militar e pré-candidata a governadora. Zózima acrescenta ainda, que não tem receio de enfrentar a máquina pública comandada por Mauro. “Não será uma eleição fácil, mas a máquina e o poder financeiro do grupo político do atual governador não nos intimidam”.

Leia Também:  Wilson garante que PSDB está focado nas proporcionais e não definiu disputa ao governo

Para deputado federal, os petebistas têm uma chapa com vários nomes competitivos como o de Galli e do deputado estadual Ulysses Moraes. Já para estadual, a sigla projeta eleger de dois a três estaduais. Além da coronel, a direção do PTB cogitou lançar Galli ou Ulysses Moraes ao governo, mas ambos estão focados em concorrer a federal.

Histórico – Coronel Zózima é a idealizadora e ex-coordenadora do programa Rede Cidadã, que já atendeu milhares de crianças e adolescentes no estado. Em 2020, a coronel foi candidata a suplente de senadora na chapa encabeçada pelo deputado federal José Medeiros (PL). Antes de colocar seu nome ao governo, Zózima trabalha sua pré-candidatura a deputada federal.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA