Policial

Justiça nega pedido de absolvição de ex-secretário de Estado acusado de envolvimento com tráfico internacional

Publicados

em

JB News

Por Alisson Gonçalves

A Justiça Federal indeferiu o pedido de absolvição de Nilton Borgato, ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, preso em 2022, durante a Operação Descobrimento, sob a acusação de participar de um esquema de tráfico internacional de cocaína e de lavagem de dinheiro.

A decisão foi proferida pelo juiz Fábio Moreira Ramiro, da 2ª Vara Federal Criminal da Bahia, no último dia 5, mantendo as acusações contra Borgato.

Borgato tentou justificar seu pedido de absolvição com o argumento de que, na época das investigações, possuía foro privilegiado, o que invalidaria o processo.

No entanto, o magistrado reforçou que o cargo exercido por ele não o isenta de responsabilidade, já que as atividades criminosas das quais é acusado não possuem vínculo com suas funções oficiais.

O ex-secretário foi detido após a Polícia Federal apreender 578 kg de cocaína escondidos na fuselagem de um jatinho privado no Aeroporto Internacional de Salvador (BA).

Na residência de Borgato, foram encontrados dinheiro e diamantes, reforçando as suspeitas de que ele estaria envolvido em esquemas de lavagem de dinheiro.

Leia Também:  Caçada entre familiares termina em tragédia: homem mata esposa de 57 anos com tiro de 12 por acidente e tira a própria vida com tiro na cabeça; neto fica ferido em Poxoréu

Diante dos fatos, a defesa de Borgato terá cinco dias para qualificar as testemunhas que pretende apresentar no processo, sob risco de indeferimento do pedido.

A audiência de instrução para ouvir essas testemunhas está marcada para o dia 13 de maio de 2025.

Borgato segue monitorado por tornozeleira eletrônica enquanto aguarda o desdobramento do processo.

A Operação Descobrimento revelou um suposto esquema de tráfico de cocaína para a Europa, usando jatos privados para o transporte da droga.

Além de Borgato, o esquema teria participação do lobista Rowles Magalhães, a ex-doleira Nelma Kodama e membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa de atuação nacional.

COMENTE ABAIXO:

Policial

Inscritos para a 11ª Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas podem retirar os kits no Shopping Estação

Publicados

em

Por

A entrega dos kits para a 11ª Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril (sexta e sábado), das 11h às 20h, na loja Beto Sports, localizada no Shopping Estação, em Cuiabá.

O kit da corrida contempla uma camiseta, uma sacola, um chip, um número de peito e uma medalha de participação, que será entregue ao final da prova.

Aberta ao público em geral, a prova contará com dois percursos, de 5 km e 10 km, para ambos os sexos, sendo exigida idade mínima de 14 anos.

A premiação contará com troféu, medalha e premiação em dinheiro para a classificação geral masculina e feminina, além da categoria Polícia Civil, também nas modalidades masculina e feminina, do primeiro ao terceiro lugar.

Também haverá premiação com troféus para os dois primeiros colocados de cada faixa etária.

11ª edição

A Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas é uma realização da Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária.

Neste ano, o evento esportivo deverá reunir mais de 1,5 mil corredores amadores e profissionais em Cuiabá, no próximo domingo (26/04).

Leia Também:  Homem que matou ex-mulher com facada é condenado a 28 anos de reclusão

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA