Estadual

“Iniciar a carreira em uma das polícias mais bem equipadas do país é um orgulho e grande responsabilidade”, afirma novo soldado da PMMT

Publicados

em

“É um sentimento de orgulho e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade iniciar a carreira militar em uma das polícias mais bem equipadas do país. Isso reforça o compromisso de atuar com profissionalismo, preparo técnico, honrando a farda e a confiança que a sociedade deposita na PM de Mato Grosso”, afirmou o soldado Alef Ribeiro.

Alef veio do Estado de Rondônia para ser integrante da corporação militar mato-grossense e é um dos 204 novos policiais formados no 33º Curso de Formação de Soldados, que desde 12 de dezembro de 2025 passaram a integrar o quadro de praças da PMMT, reforçando e fortalecendo o combate à criminalidade em todo o Estado de Mato Grosso.

O soldado contou que a inspiração para ingressar na polícia veio de dentro de casa, onde seu pai e seu irmão são policiais civis de Rondônia, e que conheceu, do Estado vizinho, o trabalho da PMMT.

“Conheci a Polícia Militar de Mato Grosso por meio do trabalho que ela desenvolve diariamente nas ruas, bem como pelas ações ostensivas e preventivas que sempre estiveram presentes no meu cotidiano, como uma instituição séria, organizada e fundamental para a segurança da população”, conta.


Soldado Alef ao lado de seu irmão e pai, que são policiais civis (Crédito: Arquivo pessoal)

Ele destaca ainda que, durante o curso de formação, pode conhecer de perto os valores da instituição, que completou 190 anos em 2025, e a seriedade do trabalho e os investimentos que a corporação recebeu do Governo do Estado.

“Levo como principais aprendizados o controle emocional, o espírito de equipe, a resiliência e o respeito às normas, valores que levarei tanto para a carreira quanto para a vida pessoal. Durante o curso de formação, foi possível conhecer e ter contato com armamentos, equipamentos e tecnologias modernas, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da segurança pública. Esses investimentos proporcionam melhores condições de trabalho ao policial e refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”, exclamou.

Leia Também:  Governo de MT realiza entrega de 35 veículos para fortalecer ações sociais nos municípios nesta sexta-feira (31)

Os 204 novos soldados da PM fazem parte da lista de aprovados do Concurso da Segurança Pública, realizado em 2022, e foram chamados em 2025 para reforço do efetivo, como uma das metas do Programa Tolerância Zero, e iniciaram a formação em abril deste ano, na sede da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap-PMMT), em Cuiabá.

Após a conclusão do 33º Curso de Formação de Soldados, os formandos foram distribuídos de maneiras equivalentes em todos os 15 Comandos Regionais e no Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Mato Grosso, em sua maioria no interior do Estado.

A soldado Yasmin Lara Magalhães França, que também se formou no 33º CFSD, afirma que sempre teve o sonho de ser uma policial militar e que tornou isso possível com a influência de familiares.

“Tinha o sonho de ser PM, mas acredito que o que mais influenciou foi a convivência de familiares e amigos. Sempre admirei o trabalho da gloriosa, de servir e proteger e acredito ser a profissão mais honrosa que uma pessoa possa ter. Ser policial vai além de sonho, tem que ter vocação e, no curso, aprendi muito mais sobre o que é trabalhar em conjunto, cuidar do seu parceiro e a disciplina que nos é passada durante o curso transforma nossa vida tanto profissional quanto pessoal”, pontua a soldado.

Leia Também:  Sinfra-MT lança licitação de R$ 5,4 milhões para melhorias no aeroporto de Juína

A soldado também compartilha e destaca o sentimento de orgulho e honra de vestir a farda da Polícia Militar e atuar na segurança pública. “Me sinto muito honrada e com orgulho em pertencer a PMMT, pois temos os melhores equipamentos e servidores que não medem esforços para fazer acontecer. A PM está de parabéns, os investimentos são enormes e a tendência é só melhorar, pois trabalhamos com equipamentos modernos e de altíssima qualidade, graças ao trabalho de toda equipe envolvida nos estudos técnicos e afins”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, enfatiza que a paixão dos novos policiais ao trabalho é primordial para o bom desempenho das funções dentro da PM. “É muito gratificante poder contar com novos policiais que entram apaixonados pela profissão e que estão dispostos a servir e proteger os cidadãos mesmo com o risco da própria vida, pois o trabalho da Polícia Militar é, acima de tudo, um ato de coragem”.

O coronel Fernando destaca ainda que os investimentos do Governo do Estado e a valorização profissional na instituição tornam mais atraentes o sonho de ser policial militar em Mato Grosso.

“Mas também sabemos que esses novos soldados, assim como toda a corporação, contam com um respaldo imenso do Governo do Estado que nos proporcionou mais de R$ 237 milhões em investimentos mais que excelentes em armamentos, tecnologias e infraestrutura para que o trabalho seja exercido da melhor forma possível, protegendo toda nossa população e dando tolerância zero ao crime em nosso Estado”, finaliza o comandante-geral.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Adolescentes são apreendidos pela PM por homicídio de jovem em Cáceres

Publicados

em

Por

Policiais militares do 6º Comando Regional apreenderam, na tarde deste sábado (17.1), dois adolescentes, ambos de 17 anos, suspeitos de envolvimento no homicídio de Murilo Pessoa Teixeira, de 14 anos, e na tentativa de homicídio contra de um homem de 19 anos, em Cáceres.

A ocorrência foi registrada por volta das 14h, quando as equipes policiais foram acionadas para uma situação de homicídio no bairro Jardim Padre Paulo.

No local do crime, os policiais interviram em uma situação de linchamento contra um dos suspeitos, que apresentava diversas lesões corporais. O adolescente foi contido, detido e encaminhado ao Hospital Regional de Cáceres para atendimento médico.

Durante as diligências, os militares receberam informações de que uma segunda pessoa envolvida havia fugido do local em um motocicleta. No decorrer da apuração, testemunhas relataram ainda a participação de uma adolescente, apontada como possível mandante do crime. Com apoio do serviço de inteligência, a suspeita foi localizada em sua residência, onde foi apreendida e conduzida à delegacia.

Leia Também:  Estudantes selecionados no programa MT no Mundo já têm data marcada para embarque

Ainda no local do crime, os moradores entregaram aos policiais as armas de fogo utilizadas no homicídio, que haviam sido descartadas durante a fuga. O local do homicídio foi devidamente isolado e preservado para os trabalhos da Polícia Judiciária Civil e da Politec.

Ao todo, foram apreendidos dois revólveres, munições de calibres .32 e .357, além de um aparelho celular. Todos os envolvidos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Cáceres, para as devidas providências que o caso requer.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA