Destaque Inferior

Hospital reforça importância de exame da próstata durante caminhada

Novembro Azul

Publicados

em

Colaboradores, familiares e clientes caminham pela Orla do Porto chamando atenção para necessidade de prevenção

 

Colaboradores, familiares e clientes do Complexo Hospitalar de Cuiabá reuniram-se, na manhã do último sábado (9), para conscientizar a população da capital sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. Em ação realizada na Orla do Porto, os integrantes participaram da 2ª Caminhada Novembro Azul chamando a atenção para a necessidade de se fazer o exame preventivo.

“Atividade física nos faz mais saudáveis e com menos problemas de saúde. Temos que difundir isso para todos os nossos familiares, nossos amigos, assim como esse ato de conscientização sobre a prevenção e a preservação da saúde. Chamamos atenção para todos os homens para que procurem seu urologista e façam seus exames em busca do diagnóstico precoce, para que se atinja a cura do câncer de próstata”, alertou o diretor-técnico do Complexo Hospitalar, o médico Douglas Alberto Gomes.

A lição de casa reforçada pelo médico já é cumprida pelo funcionário da unidade Pedro Antunes Ferraz Júnior, de 51 anos, que garantiu realizar seus exames periodicamente, o que traz para ele tranqüilidade quanto à sua qualidade de vida. “Minha prevenção está em dia e todos nós temos que fazer alguma mobilização para que todos se conscientizem sobre o quanto é importante fazer o exame preventivo, tanto da próstata quanto o exame da mama”, afirmou, enquanto participava da caminhada.

Leia Também:  Max Russi participa de lançamento da Carreta Outubro Rosa: “Assembleia tem procurado dar todo apoio”, assegura

Ao reforçar a mensagem, a médica e diretora-presidente do hospital, Elê Maria Kuhn, lembrou o quão incidente é o câncer de próstata no Brasil. “Este é um câncer que atinge muitos homens no Brasil e o segundo em mortes. Nós sabemos que a doença diagnosticada no estágio inicial tem cura. Ainda existe muito tabu sobre os homens fazerem o exame para prevenir um possível câncer de próstata. Isso precisa ser alvo de conscientização”.

Por cerca de uma hora de passeio, motivados por personagens “médicos da alegria” e um trio elétrico, famílias, grupos de colegas de trabalho, crianças, jovens se uniram à iniciativa. Ao final, frutas foram servidas aos participantes, assim como disponibilizados os serviços de aferição de pressão e glicose.

A cada ano, mais de 68,2 mil homens serão diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, resultando em 15.400 mortes. É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, tendo em vista que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, mas a doença pode surgir em qualquer fase. A regularidade do exame é essencial a partir dos 50 anos.

Leia Também:  Outubro Rosa: a importância do tratamento precoce

A ação contou com o apoio dos parceiros Unimed, Polícia Militar – policiamento e a banda – e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

COMENTE ABAIXO:

Destaque Inferior

TCE-MT formaliza composição da 1ª e 2ª Câmaras de Julgamento

Publicados

em

Por

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) formalizou, em publicação no Diário Oficial de Contas (DOC) desta terça-feira (09), a composição das Câmaras Técnicas de Julgamento, sendo que a 1ª será presidida pelo conselheiro Valter Albano e a 2ª pelo conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto.

Conforme a portaria 019/2021, a 1ª Câmara será composta ainda pelos conselheiros interinos Luiz Henrique Lima e Luiz Carlos Pereira, tendo como conselheiro substituto, João Batista Camargo. Já a segunda, será formada pelos conselheiros interinos Isaías Lopes da Cunha e Moises Maciel, tendo como conselheira substituta, Jaqueline Jacobsen Marques.

As Câmaras Técnicas de Julgamento do TCE-MT têm por intuito reduzir o estoque de processos do tribunal e acelerar o trâmite de julgamentos, aumentando o índice de resolutividade da Corte de Contas.

As sessões ordinárias são realizadas às terças e quartas-feiras, às 15h. Para acompanhar as sessões basta acessar o site do Tribunal de Contas de Mato Grosso: www.tce.mt.gov.br ou o canal do TCE Mato Grosso no YouTube.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Rede Feminina alerta para o câncer de mama
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA