VÁRZEA GRANDE

Guarda Municipal já está multando motociclistas infratores

Publicados

em

Após campanha de orientação, Guarda Municipal aplica o Código de Trânsito Brasileiro para coibir adulteração de escapamentos. São penalidades: multa de R $195,23, sete pontos na carteira e a retenção do veículo.

O barulho ensurdecedor de motocicletas produzidas pelos escapamentos adulterados já está sendo causa de multa e apreensão em Várzea Grande. A Guarda Municipal deu início, no final de semana à fiscalização desses veículos, cuja prática vem incomodando a população local e também os moradores da capital. De acordo com o setor de estatística do órgão, foram notificados até o momento 07 motociclistas por adulteração e escapamento irregular. Todos os veículos foram encaminhados para o pátio da Guarda Municipal até que a questão seja solucionada.

Como explica o comandante geral da Guarda Municipal, Alisson Baracat, as fiscalizações deram início neste final de semana em dois pontos de grande circulação de veículos. “Uma operação ocorreu na Avenida Júlio Campos onde realizamos 34 abordagens, sendo que em quatro deles foram detectados a adulteração do escapamento. Já na Avenida 31 de Março, fizemos a abordagem de 40 motociclistas e três deles foram autuados. Todos os veículos foram removidos e assim que o problema for solucionado, os veículos serão entregues aos proprietários”.

Leia Também:  Crea-MT adere “Abril Verde” em prol da conscientização e prevenção dos acidentes de trabalho e da Covid-19

O comandante lembra que a Guarda Municipal realizou no mês passado, uma campanha de orientação para os motoristas que utilizam esse tipo de transporte, e cujos veículos sofreram modificações produzindo a emissão de ruídos sonoros, que virou motivo de reclamação, tanto de moradores de Várzea Grande como de Cuiabá.

“O nosso objetivo não é multar esses motoristas, mas o de fazer valer o Código de Trânsito Brasileiro, que em seu Art.230, inciso VII, prevê que conduzir veículos com sua cor original ou outra característica alterada, como escapamento, por exemplo, constitui em infração grave. As penalidades para esta conduta são multa de R $195,23, sete pontos na carteira e a retenção do veículo”, frisa o comandante.

Alisson Baracat disse ainda que as fiscalizações serão decorrentes e em várias regiões da cidade, porém as datas, horários e locais não serão divulgados para que a operação alcance êxito.

A frota de motocicletas e ciclomotores de Várzea Grande é de 65.822 veículos, já em Cuiabá estão registrados 125.500. “São números expressivos desse tipo de condução e que na maioria das vezes são utilizados como ferramenta de trabalho, fazendo a circulação diária entre as duas cidades. Por isso a necessidade de chamar a atenção desses motoristas para que não percam o seu meio de transporte ou de serviço”, alertou o comandante.

Leia Também:  Várzea  Grande abre novo ponto de vacinação no Fiotão e supera 66% de doses aplicadas
_____________________________________________
COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande reforça medidas de segurança, mas lembra que atendimentos podem ser online

Publicados

em

Por

IPTU 2021 vence na sexta-feira, 16, com 15% de desconto e atendimentos podem ser realizados via telefone, e-mail e online para evitar aglomerações em tempos de pandemia

 

Atendendo uma recomendação do prefeito Kalil Baracat, a Secretaria de Gestão Fazendária vai ampliar até sexta-feira, 16 de abril, prazo final, para pagamento do IPTU 2021, com 15% de desconto para quem não tem débitos anteriores e 5% para aqueles com pendências de anos passados, o atendimento presencial para os contribuintes que preferem comparecer para tratar de suas pendências, mesmo existindo outros meios, eletrônicos ou por atendimento online.

Além dos descontos, o IPTU pode ser parcelado em até 8 vezes sem descontos e pago inclusive com Cartão de Crédito.

A partir de amanhã, 14, o horário de atendimento presencial será até as 17 horas e com mais espaços e mais cuidados para aqueles que desejarem ir até a Secretaria de Gestão Fazendária.

“Fora isso, estamos retomando os estudos de 2019 que foram deixados de lado em 2020 por causa do período eleitoral, para que aqueles que pagarem no prazo estabelecido, sejam contemplados com um desconto maior no IPTU de 2022, ou seja, se você como contribuinte cumpre com sua obrigação e paga seu IPTU na data de 16 de abril de 2021, no ano que vem você terá além do desconto normal, mais 5% extra por ser pontual”, disse a titular da Gestão Fazendária de Várzea Grande, Lucinéia dos Santos Ribeiro.

Leia Também:  Vereador Luiz Fernando tem quatro projetos de leis aprovados pela CCJR

Ela lembrou que Várzea Grande avançou muito nos últimos anos criando um diferencial para aqueles que não tem pendência com a Fazenda Municipal e, portanto, usufruem de um desconto maior como no IPTU que oferta 15% para aqueles que pagarem no vencimento e não tem dívidas anteriores. “Mesmo aqueles que tem dívidas anteriores a 2021 e desejam pagar, ofertamos um desconto de 5%, portanto, compensa estar quites com a cidade e desfrutar de um bom desconto no pagamento de seus impostos”, disse a titular da Pasta.

Lucinéia dos Santos Ribeiro lembrou ainda que o prefeito Kalil Baracat, assumiu compromisso público em destinar maior parte dos recursos arrecadados com IPTU para ações de saúde tão preponderantes neste ano de pandemia da COVID-19, mas sem deixar de cuidar de outros setores de interesse público como obras de pavimentação asfáltica, abastecimento de água, social entre outros.

“É imprescindível neste momento que as pessoas compreendam que não se faz necessário ir a Prefeitura de Várzea Grande, na Gestão Fazendária para tratar dos seus negócios, hoje tudo pode ser feito por telefone, por e-mail, online e outras maneira de atender a todos com presteza, qualidade, dignidade, respeito e principalmente transparência, estamos prontos inclusive para dirimir dívidas e qualquer outro tipo de problema existente”, disse a secretária de Gestão Fazendária.

Leia Também:  Abertas inscrições para capacitação em atendimento humanizado 
 
_______________________
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA