CUIABÁ

Governo retoma entrega de escrituras de imóveis para famílias dos bairros de Cuiabá

Publicados

em

Neste retorno, serão entregues 2352 títulos em 21 bairros na capital. Entregas estavam suspensas para evitar o contágio do coronavírus

Carlos Celestino | Secom-MT

Entrega de Títulos definitivos Residencial Sta Inês e São Carlos
Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio do Instituto de Terras (Intermat) retornou nesta terça-feira (08.06), a partir dos bairros Santa Inês e São Carlos, os ciclos de entrega de títulos de propriedades residências, devidamente registrados em cartório, aos moradores de Cuiabá. Nesta nova etapa, serão entregues 2352 títulos em 21 bairros na capital. As entregas estavam  temporariamente suspensas como medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus.

“Nós pausamos as entregas de títulos devido a pandemia da Covid-19 que não permitiu dar continuidade do nosso trabalho. Agora retornamos com nossas entregas, estamos realizado o nosso compromisso para que a sociedade seja bem atendida, entregando essa documentação gratuita as famílias que não têm condições de pagar por essa documentação”, disse o presidente do Intermat, Franciso Serafim.

Para evitar formação de grande público, apenas cincos pessoas de cada bairro foram selecionadas como forma simbólica para receber o documento que marca o retorno das entregas. As demais documentações, serão entregues pessoalmente pelos representantes da Intermat na residência dos demais moradores.

Leia Também:  Operação Amazônia embarga 12 garimpos ilegais em Apiacás

Um dos beneficiados com a entrega de títulos, que aguardava há 30 anos, foi senhor Walter de Souza, morador do bairro Santa Inês, ele comemora o recebimento da sonhada documentação residencial, registrada em cartório que legítima como proprietário do apartamento comparado em 1990.

“Graças ao empenho do nosso governador Mauro Mendes, que atendeu aos nossos pedidos solicitados pelo nosso presidente bairro, nós podemos dizer com toda certeza que este imóvel é nosso, foi regularizado. Eu esperava muito por este dia, graças a Deus recebi meu tão esperado documento, declarou o morador.

Com imóvel escriturado o proprietário pode realizar a venda do imóvel, reformar e construir com segurança. Além disso, somente com essa documentação é oportunizado linhas de diversos financiamentos usando o bem como garantia.

O presidente do MT PAR, Wener Santos, que esteve presente na entrega dos títulos, disse que essa importante ação é resultado de um trabalho de parceria com Intermat.

“Hoje realizamos um sonho de mais de 30 anos para muitas famílias dos bairros São Carlos e Santa Inês. Isso só foi possível graças a essa parceria entre a MT PAR e o Intermat. Eu costumo dizer que o cargo público só vale a pena quando a gente consegue levar as ações do Governo até o cidadão. E a entrega desses títulos é um grande exemplo disso”.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro entrega iluminação 100% LED na Rodovia Palmiro Paes de Barros

O professor aposentado Soahil da Nogueira, beneficiado com a entrega título, destacou que “este momento é muito satisfatório, estou muito grato, pois estou esperando há 30 anos por essa escritura, até que fim um governador com competência para resolver um problema, temos muito que agradecer ao senhor Mauro Mendes”.

O Instituto de Terras de Mato Grosso trabalha para entregar os títulos urbanos e rurais aos proprietários, garantindo posse definitiva. Os dados mostram que em 2019, foram entregues 2.318 documentos em 15 municípios de Mato Grosso. Em 2020, o número de entregas saltou para 2.512, mesmo com as limitações da Covid-19.

Veja a lista dos bairros com títulos registrados para entrega

Em Cuiabá 21 bairro estão com a documentação pronta para serem entregues, são eles: São João Del Rey, Jardim Florianópolis, Jardim Industriário, Osmar Cabral, Pedra 90, CPA I,II, III  e IV, Santa Inês e São Carlos, totalizando 1.621 títulos.

 

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro comemora resultados da ETA Sul: “Cuiabá vive uma nova era no saneamento básico”

Publicados

em

Por

Em 16 meses de operação, estação de tratamento distribuiu 31 bilhões de litros de água às famílias cuiabanas

JB News

Foto :Luiz Alves

“Cuiabá vive uma nova era no saneamento básico. Os números contam e a comunidade comprova.” A declaração do Prefeito Emanuel Pinheiro foi feita durante a inauguração, nesta quinta-feira (17), da mais nova estação de tratamento de água do município. Com operações iniciadas em 2020, a ETA Sul distribuiu, em 16 meses, 31 bilhões de litros de água, beneficiando diretamente 155 mil pessoas, em 86 bairros.

A estação está localizada no Jardim dos Pinheiros e faz parte do Sistema Sul de Abastecimento de Água. Composto por 607 quilômetros de redes, uma unidade de captação, quatro reservatórios com capacidade de armazenar 18 milhões litros e pela ETA Sul, o sistema foi construído ao longo de 2019, sob o investimento de R$ 100 milhões.

“Graças a esta obra, vencemos o ano de 2020 garantindo abastecimento de água contínuo às famílias cuiabanas. Isso num período em que, além da pandemia, sofremos com a estiagem severa, a baixa no nível dos rios e as queimadas”, observou Pinheiro.

Leia Também:  Operação Amazônia embarga 12 garimpos ilegais em Apiacás

Quantidade e qualidade – Além de produzir o volume de água necessário ao abastecimento diário da cidade, a Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, se dedicou a intensificar o controle de qualidade do produto. Foi instalado, na ETA Sul, um laboratório aparelhado para realizar análises físico-químicas e bacteriológicas, verificando desde as condições da água captada até a conformidade da que passou por tratamento.

“Faz parte da nossa rotina, ainda, coletar amostras da água distribuída em vários pontos da rede, percorrendo alternadamente os mais diferentes bairros atendidos pelo Sistema Sul, para garantir que a população receba um produto essencial da mais alta qualidade”, explica William Figueiredo, diretor geral da Águas Cuiabá.

O caminho da água – Durante a inauguração da obra, os profissionais responsáveis pelas operações da ETA Sul apresentaram a estrutura ao Prefeito Emanuel Pinheiro e explicaram seu funcionamento. O processo começa na unidade de captação de água bruta posicionada no Rio Cuiabá, há 1,3 Km da estação de tratamento. Ao chegar na ETA, a água do rio Cuiabá vai direto para a Calha Parshall, onde recebe a dosagem de coagulante, em seguida passa pelos floculadores, decantadores e filtros.

Leia Também:  Vereador Dr. Luiz Fernando cobra secretária de Saúde sobre atrasos aos hospitais filantrópicos

Ao final do processo de tratamento, recebe cloro e flúor. Por fim, ela é enviada para dois reservatórios com capacidade para 6 milhões de litros cada e, então, distribuída por meio de tubulações de grande porte (adutoras), redes de abastecimento e ramais domiciliares. “Do rio até a torneira, o caminho é longo e complexo. O abastecimento de água tratada envolve grande número de profissionais e requer aprimoramento constante de tecnologias para manter a excelência na prestação deste serviço que é, de fato, essencial”, disse Figueiredo.

A entrega oficial foi realizada nesta quinta-feira (07) e contou com a presença do vice-prefeito José Roberto Stopa, do vereador Didimo Vovô, imprensa e gestores da Águas Cuiabá, concessionária de saneamento do município.

**Com informações da assessoria Águas Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA