POLITICA

Governador Mauro Mendes defende inovação “vocacionada” à redução de danos climáticos

Publicados

em

Em evento, Mauro Mendes afirmou que tecnologia precisa ser usada em prol da sustentabilidade

Por Lucas Rodrigues

Governador Mauro Mendes Abertura do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS AGRO 2021)
Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes defendeu o uso de tecnologia e inovação de forma vocacionada à produção sustentável e à resolução dos problemas causados pelo aquecimento global.

A defesa foi feita durante a abertura do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – FITS Agro, na manhã desta quarta-feira (25.08), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

“A inovação tem que ser incorporada e vocacionada levando em consideração todos os conceitos de sustentabilidade e para trazer soluções a uma das mais desafiadoras problemáticas que vivemos hoje, que é a questão do aquecimento global. Podemos correr do problema, mas não de suas consequências”, afirmou.

De acordo com o governador, apesar de algumas pessoas ainda duvidarem do tema, o aquecimento global é uma realidade que já tem mostrado efeitos negativos evidentes, inclusive em Mato Grosso.

Leia Também:  Veja diz que senado pode não cumprir decisão do TSE e livrar Selma Arruda da Cassação

“Em todas as regiões do planeta vemos que o clima muda, o regime de chuvas muda, regiões estão sendo desertificadas, grandes alterações estão acontecendo e isso está trazendo consequências práticas. No Brasil, o regime de chuvas diminuiu muito, o nosso Pantanal está secando, as nossas lavouras estão sendo prejudicadas e o custo do alimento está subindo. Todas essas mudanças trazem consequências que chegam na mesa e no dia a dia de todos nós. Essas discussões e contribuições podem ajudar, com tecnologia e inovação, para trazer soluções a esses graves problemas”, pontuou.

O Governo de Mato Grosso, conforme Mauro Mendes, tem feito a sua parte para que os efeitos climáticos sejam reduzidos. Exemplo disso é o monitoramento rigoroso do desmatamento ilegal, feito via satélite, que foi implantado já no início da gestão.

“Um estudo da UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais] mostra que nos dois últimos anos 100% dos focos de desmatamento no estado foram autuados por nós. E isso porque conseguimos detectar qualquer desmatamento ilegal acima de 1 hectare. Não há nenhum desmatamento que não possamos identificar e punir os responsáveis”, declarou, ao ressaltar que os alertas de desmatamento no estado, nos últimos 12 meses, reduziram em 21,7%.

Leia Também:  Para Mauro Carvalho aliança de Fávaro com grupo do Lula foi uma grande decepção politica

Também participaram do evento: o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira; o presidente da Famato, Normando Corral; o ex-ministro da Agricultura e presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli; os secretários de Estado César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Nilton Borgatto (Ciência, Tecnologia e Inovação); a diretora de Relações Institucionais da Fits, Alice Abreu; o gerente de negócios da Apex Brasil, Marcio Rodrigues; e o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Projeto de lei que exige monitoramento por vídeo de treinamentos das forças de segurança em MT é aprovado por deputados

Publicados

em

Por

JB News

Da Redação

Nesta quarta-feira,24, foi aprovado em segunda votação o projeto de lei n. 360/2024, uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSD) em conjunto com o deputado Júlio Campos (União). O projeto visa implementar o monitoramento por vídeo dos treinamentos realizados pelas forças de segurança em Mato Grosso.

Agora, o projeto aguarda a sanção do governador Mauro Mendes (União).

De acordo com o PL, os treinamentos do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Judiciária Civil serão registrados por meio audiovisual.

Além disso, o projeto estabelece a obrigatoriedade da presença de ambulância com equipe de socorristas durante todo o período do curso.

O objetivo principal é proporcionar maior segurança durante os processos de capacitação dos profissionais que atuam na Segurança Pública.

A discussão sobre a necessidade desse monitoramento ganhou destaque após o trágico incidente envolvendo a morte de Lucas Veloso.

O jovem de 27 anos faleceu durante um treinamento de formação realizado na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Inicialmente, a causa do óbito foi atribuída a um mal súbito, porém, após perícia, constatou-se que a morte ocorreu por afogamento.

Leia Também:  Reprovação das contas de Emanuel demonstra que gestão é irresponsável e incapaz, afirma Fabio Garcia

O caso ainda está sob investigação.

Além de Lucas Veloso, em 2016, o aluno Rodrigo Claro, de 21 anos, também veio a óbito após passar mal durante uma atividade prática do Corpo de Bombeiros.

Como complemento ao projeto de lei, o governador Mauro Mendes (União) assinou um decreto que estabelece a obrigatoriedade da filmagem dos treinamentos em todo o estado.

O decreto recebeu o nome de Lucas Veloso e foi acompanhado pela família da vítima durante a cerimônia de assinatura, ocorrida em 17 de março e posteriormente publicada no Diário Oficial.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA