SUSTENTABILIDADE

Fogo já consomiu mais de 185 mil hectares no Pantanal mato-grossense

Publicados

em

 

JB News

Um boletim  foi divulgado nesta terça-feira 11, sobre a situação das queimadas na região do Pantanal mato-grossense,onde mostra que desde o dia 08 de agosto o número de focos de incêndios cresceram a níveis alarmantes com o número de nais de 185 mil hectares de área queimada.

A  preocupação com o avanço do fogo no Pantanal,nas áreas rurais, e as queimadas urbanas, tem unido numa concentração de esforços o Estado e a sociedade civil organizada, para otimização do efetivo, e o apoio voluntário no combate as queimadas.

Veja o Boletim:👇

 

BOLETIM POLO SOCIOAMBIENTAL SESC PANTANAL – 11/08
*Operação Pantanal II*

O Pantanal mato-grossense registrou 185 mil hectares de área queimada, nesta terça-feira (11/08), conforme o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN-MT). Este é o total registrado em Poconé e Barão de Melgaço desde o dia 8 de agosto, data de início da Operação Pantanal II. Neste período, 1.300.060 milhão de litros de água já foram utilizados no combate. A base da operação, que reúne 100 pessoas, está instalada no Parque Sesc Baía das Pedras, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em Poconé.

No município, as equipes de trabalho concentram esforços para combater o incêndio que atinge a região sudoeste e sudeste do Hotel Sesc Porto Cercado. Durante a noite (10/08), as equipes realizaram o monitoramento das áreas estratégicas no entorno do Hotel Sesc Pantanal. Houve monitoramento na Trilha do Tatu, atrativo de turistas do Hotel, e combate indireto na região.

Leia Também:  Protocolo Carne Carbono Neutro reduz as emissões de metano em até 15%

O incêndio do Pixaim, na região da Transpantaneira, concentra várias frentes de trabalho com focos de incêndios ativos. As equipes foram distribuídas em pontos estratégicos, de acordo com as prioridades estabelecidas, visando um combate mais eficiente na região da Fazenda Comitiva, Fazenda São Bento, Pousada Rio Claro e Fazenda São Francisco do Sararé.

O helicóptero Black Hawk fez o transporte de tropas para a Fazenda São Francisco do Sararé, onde é realizado o combate direto dos focos de incêndios florestais na área de criação e preservação das Araras Azuis.

As equipes realizam o combate indireto na Fazenda Comitiva, combate direto diurno e noturno na Fazenda São Bento, vigilância e monitoramento constantes nas demais áreas.

Em Barão de Melgaço as equipes foram distribuídas na região da Fazenda São Francisco do Perigara e região sudeste da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal). Os dados de área queimada na RPPN serão divulgados pelo CIMAN nesta quarta-feira (12/08).

A operação é resultado da ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, IBAMA, Governo de Mato Grosso do Sul e o polo Socioambiental Sesc Pantanal.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para a 3ª Corrida do Legislativo Cuiabano

*Recursos utilizados nesta terça-feira:*
*Públicos:*
– 02 Aeronaves de Combate a Incêndio do CBMMT
– 01 Helicóptero da FAB
– 02 Camionetes do CBMMT
– 01 Van do CBMMT
– 01 Caminhão ATC do CBMMT
– 01 Ônibus do CBMMT
– 02 quadriciclos
– 38 militares do CBMMT
– 12 militares do CBMMS
– 08 militares da FAB
– 23 militares da Marinha
– Diversos materiais, equipamentos e ferramentas de combate a incêndios florestais

*Privados:*
– 01 aeronave do Sesc Pantanal
– 03 Camionetes do Sesc Pantanal
– 04 Caminhões Pipa
– 03 Tratores Pipas
– 01 Van
– 01 Microonibus
– 02 Quadriciclo
– 02 Pás carregadeiras
– 02 tratores da fazenda São José
– 06 máquinas diversas de proprietários rurais
– 39 funcionários do Sesc Pantanal
– 04 funcionários da UFMT.

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Nova lei define ações para proteger e valorizar mulheres catadoras e recicladoras de resíduos sólidos em MT

Publicados

em

Por

INCLUSÃO PRODUTIVA

JB News

 

_Cerca de 70% da mão de obra do segmento de resíduos sólidos são das mulheres, segundo organização do setor_

As mulheres catadoras e recicladoras de resíduos sólidos terão projetos, programas e ações de empoderamento, empreendedorismo, qualificação e proteção dentro da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

É o que determina a Lei Nº 12.497, de autoria do deputado Dr Eugênio de Paiva (PSB), sancionada pelo governador Mauro Mendes na semana passada e publicada no “Diário Oficial do Estado” (DOE) do dia 26 de abril.

“As mulheres são maioria no setor de resíduos sólidos recicláveis. Então, fizemos o projeto e os deputados aprovaram a inclusão social produtiva delas nas políticas públicas sobre esse tema”, argumenta o deputado Dr Eugênio.

*Política de resíduos sólidos*

A proteção e valorização da categoria das mulheres trabalhadoras foram feitas pelo deputado ao alterar a Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei Nº 7.862, de dezembro de 2002). As mudanças foram nos objetivos, princípios e diretrizes da lei original.

Leia Também:  Novidades na área da estética: conheça os protocolos de ganho de massa magra ou protocolos de definição muscular

“As mulheres catadoras e classificadoras de materiais recicláveis nos resíduos sólidos são pessoas que, além de ajudarem na preservação do meio ambiente, trabalham para sustentar suas famílias, onde também em boa parte dos casos são as responsáveis pelo orçamento doméstico”, acrescenta Dr. Eugênio.

Cerca de 70% da mão de obra do segmento de resíduos sólidos são das mulheres, segundo estudo do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), de 2014, e que mantém a mesma tendência e cenário atual.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA