POLITICA

Fávaro defende estadualização de trecho da BR-158

Publicados

em

JB News

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) propôs ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a transferência ao Estado do trecho da BR-158 que passa por dentro da Reserva Indígena Marãiwatsédé. A solução foi apresentada pelo parlamentar nesta quarta-feira (3) durante reunião da bancada de Mato Grosso com o ministro.

Ao apresentar a proposta, o senador destacou que ela conta com a anuência do governador Mauro Mendes (DEM), que está disposto a reduzir os muitos problemas enfrentados pela população da região do Araguaia.

“São, ao todo, 126 quilômetros que passam por dentro da reserva e que estão em situação jamais vista em termos de precariedade. Por isso, entendo que o ministro pode repassar o trecho ao Governo de Mato Grosso, que atuaria para, em um primeiro momento, melhorar a trafegabilidade da estrada”, pontuou Fávaro ao ministro.

Desde o início dos trabalhos à frente da pasta, Tarcísio tem alegado que o grande entrave para a pavimentação da rodovia é o licenciamento ambiental. “Nós, em Mato Grosso, já temos o conhecimento para destravar a obra da BR-158, assim como foi feito na MT-235, entre Sapezal e Campo Novo do Parecis, que passa por uma área indigena”.

Leia Também:  Beto Dois a Um fala de sua ida para presidir o UB, discussão sobre vice de Botelho, apoio de Virginia Mendes e Fabio Garcia na eleição de Cuiabá “Será natural, uma vez que os propósitos são iguais”

Assim, ressaltou Fávaro, o Governo Federal pode se concentrar nas obras do novo traçado da BR-158, que contornará a terra indígena. “O ministro já havia informado que esta obra foi dividida em dois lotes, mas até o momento nada foi feito. Com esta transferência, ele poderá focar o trabalho no contorno enquanto o governo estadual atua para auxiliar a tão sofrida população do Araguaia”.

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Botão do Pânico para motoristas de aplicativo será prioridade na ALMT, afirma Botelho

Publicados

em

Por

JB News

Da Redação

Após uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, destacou os avanços alcançados no debate sobre a segurança dos motoristas de aplicativo.

O encontro contou com a presença do secretário adjunto Fernando Tinoco, da Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, além de representantes dos motoristas de aplicativo e membros da Assembleia Legislativa.

Durante a reunião, Botelho ressaltou a produtividade do encontro e a disposição em encontrar soluções eficazes para garantir a segurança desses profissionais.

Uma das medidas discutidas foi a possibilidade de implementação do Botão do Pânico para os motoristas, com o objetivo de prevenir situações de violência, como os recentes casos de assaltos e assassinatos.

“Estaremos reunidos para propor soluções de imediato. Existem algumas soluções, como a questão do Botão do Pânico, que realmente nós necessitamos verificar algumas questões, como legalidade, custeio, possibilidade de atendimento”, destacou o deputado.

Além disso, foram apresentadas outras alternativas, como a reativação do programa antigo chamado Sentinela, e a melhoria na comunicação para agilizar o atendimento de emergência em casos de assaltos.

Leia Também:  Empresários do agro de Mato Grosso se reúnem com Bolsonaro e reforçam apoio

Botelho enfatizou que as medidas práticas serão implementadas conforme a viabilidade de cada uma. Enquanto algumas ações, como o aprimoramento do atendimento de emergência, podem começar imediatamente, outras, como a implementação do Botão do Pânico, demandarão estudos adicionais sobre sua viabilidade e custeio.

“A questão do Botão do Pânico, a Secretaria ainda vai estudar isso, como que vai funcionar, se há participação no aplicativo, se não, se tem como o Estado fazer tudo sozinho. Então isso vai ser apresentado rapidamente, e aí nós vamos discutir a finalização disso com o governador”, explicou Botelho.

O deputado também destacou a importância de considerar a questão da segurança das mulheres, tanto no contexto dos motoristas de aplicativo quanto em outros aspectos.

Ele reforçou o compromisso em encontrar soluções eficazes para garantir a segurança e a integridade de todos os trabalhadores.

“Acredito que em no máximo uns 10, 15 dias já nós tenhamos um projeto para apresentar como resposta à sociedade que não aceita mais isso, como resposta aos trabalhadores que são em torno de 12 mil, 13 mil, que só na grande parte trabalham nisso e que não podem estar com essa insegurança”, concluiu Botelho.

Leia Também:  Ager doa mais de 3 mil litros de leite para campanha: Parte será doada ao HMC, assegura Max Russi

A reunião contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, do secretário adjunto Fernando Tinoco, e de representantes dos motoristas de aplicativo, incluindo Solange Menacho, presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA