Polícia Federal

Ex-presidente da OAB-MT é um dos alvos da PF por suspeita de venda de sentenças

Publicados

em

JB News

Por Alisson Gonçalves

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ussiel Tavares, é um dos alvos centrais da nova fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira,13.

A ação foi cumprida logo nas primeiras horas do dia em Cuiabá, onde Tavares teve seu passaporte apreendido, bens bloqueados e foi alvo de mandado de busca e apreensão.

A quinta fase da operação também mobilizou equipes em Primavera do Leste e Brasília, com o objetivo de aprofundar a investigação sobre um esquema de compra de decisões judiciais.

Segundo a PF, o grupo envolvido criou uma rede empresarial voltada à lavagem de dinheiro, com o propósito de ocultar a origem dos recursos usados para pagar propina e influenciar julgamentos no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao todo, foram expedidos 11 mandados judiciais nesta etapa, com três alvos em Cuiabá e dois em Primavera do Leste.

A estrutura financeira identificada pelas autoridades tinha como função romper o vínculo direto entre os corruptores e os servidores públicos corrompidos, dificultando o rastreamento do dinheiro.

Leia Também:  Vídeo: Para Abílio melhor que fazer intervenção na saúde de Cuiabá é a Justiça antecipar nomeações da sua gestão

A operação teve início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023.

A perícia no celular da vítima revelou elementos que impulsionaram a investigação e levaram à descoberta de um esquema envolvendo até mesmo desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, ambos afastados e monitorados por tornozeleira eletrônica.

Outro envolvido é o empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como lobista do grupo, preso desde novembro de 2024.

As investigações seguem em andamento, com novos desdobramentos esperados nos próximos dias.

COMENTE ABAIXO:

Polícia Federal

Operação da PF mira “Gigantes do Agro” e expõe rede de contrabando de tecnologia agrícola em MT

Publicados

em

Por

JB News

Por Alisson Gonçalves

Uma operação de grande escala foi deflagrada nesta quinta-feira 15, pela Polícia Federal, com foco em desmantelar um esquema criminoso ligado ao contrabando de tecnologia agrícola de alto valor.

Batizada de Fronteagro, a ação mira empresários influentes do agronegócio, sob suspeita de participarem ativamente de um sistema ilegal de importação e lavagem de dinheiro.

Com apoio da Receita Federal, os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão distribuídos em diversos municípios do país, incluindo três importantes polos do agronegócio em Mato Grosso: Cuiabá, Canarana e Primavera do Leste.

Também foram alvos cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

As investigações apontam que a organização criminosa atuava de forma estruturada para internalizar, sem autorização legal, equipamentos de georreferenciamento usados na produção agrícola.

A tecnologia, de valor elevado, era inserida no mercado brasileiro através de artifícios ilegais e, posteriormente, os lucros eram lavados por meio de empresas fantasmas.

Leia Também:  MT busca estreitar laços com Ucrânia em apoio a crianças vítimas da guerra

De acordo com a Polícia Federal, a documentação adulterada servia para esconder a origem dos equipamentos, ao mesmo tempo em que os bens eram distribuídos por empresas laranjas ligadas ao grupo investigado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA