Polícia Federal
Ex-presidente da OAB-MT é um dos alvos da PF por suspeita de venda de sentenças

JB News
Por Alisson Gonçalves
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ussiel Tavares, é um dos alvos centrais da nova fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira,13.
A ação foi cumprida logo nas primeiras horas do dia em Cuiabá, onde Tavares teve seu passaporte apreendido, bens bloqueados e foi alvo de mandado de busca e apreensão.
A quinta fase da operação também mobilizou equipes em Primavera do Leste e Brasília, com o objetivo de aprofundar a investigação sobre um esquema de compra de decisões judiciais.
Segundo a PF, o grupo envolvido criou uma rede empresarial voltada à lavagem de dinheiro, com o propósito de ocultar a origem dos recursos usados para pagar propina e influenciar julgamentos no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ao todo, foram expedidos 11 mandados judiciais nesta etapa, com três alvos em Cuiabá e dois em Primavera do Leste.
A estrutura financeira identificada pelas autoridades tinha como função romper o vínculo direto entre os corruptores e os servidores públicos corrompidos, dificultando o rastreamento do dinheiro.
A operação teve início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023.
A perícia no celular da vítima revelou elementos que impulsionaram a investigação e levaram à descoberta de um esquema envolvendo até mesmo desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, ambos afastados e monitorados por tornozeleira eletrônica.
Outro envolvido é o empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como lobista do grupo, preso desde novembro de 2024.
As investigações seguem em andamento, com novos desdobramentos esperados nos próximos dias.

Polícia Federal
Operação da PF mira “Gigantes do Agro” e expõe rede de contrabando de tecnologia agrícola em MT

JB News
Por Alisson Gonçalves
Uma operação de grande escala foi deflagrada nesta quinta-feira 15, pela Polícia Federal, com foco em desmantelar um esquema criminoso ligado ao contrabando de tecnologia agrícola de alto valor.
Batizada de Fronteagro, a ação mira empresários influentes do agronegócio, sob suspeita de participarem ativamente de um sistema ilegal de importação e lavagem de dinheiro.
Com apoio da Receita Federal, os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão distribuídos em diversos municípios do país, incluindo três importantes polos do agronegócio em Mato Grosso: Cuiabá, Canarana e Primavera do Leste.
Também foram alvos cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
As investigações apontam que a organização criminosa atuava de forma estruturada para internalizar, sem autorização legal, equipamentos de georreferenciamento usados na produção agrícola.
A tecnologia, de valor elevado, era inserida no mercado brasileiro através de artifícios ilegais e, posteriormente, os lucros eram lavados por meio de empresas fantasmas.
De acordo com a Polícia Federal, a documentação adulterada servia para esconder a origem dos equipamentos, ao mesmo tempo em que os bens eram distribuídos por empresas laranjas ligadas ao grupo investigado.
-
Policial7 dias atrás
Polícial Militar confessa ter recebido$ 150 mil para matar advogado Renato Nery em Cuiabá
-
Destaque6 dias atrás
ALMT repudia ato de procurador preso com adolescente após ameaça-lá em apartamento
-
POLITICA5 dias atrás
Vereadores de VG propõe veto a armas e gravações no plenário; projeto será votado, Veja os documentos
-
Cidades7 dias atrás
Mandantes do assassinato de advogado são presos em operação da Polícia Civil em MT
-
Destaque5 dias atrás
Atleta de Fisiculturismo de MT morre após passar mal durante competição no Pantanal Contest em MS
-
Economia5 dias atrás
Empresas de Mato Grosso são qualificadas em programa de capacitação para exportação
-
Destaque5 dias atrás
Homem sai da pista com caminhão tanque carregado, bate em rede elétrica, capota e morre carbonizado
-
Policial3 dias atrás
PC investiga se homem encontrado morto com sacola na cabeça em quarto de hotel em Cuiabá foi assassinado por garoto de programa