VÁRZEA GRANDE

Estudantes recebem acolhimento e inclusão em VG

Publicados

em

*PCDs*

Várzea Grande se tornou referência em Mato Grosso no atendimento às pessoas com deficiência (PCDs) matriculado na rede municipal de ensino. Mais de 1.100 estudantes recebem atendimento especializado, além de acompanhamento integral por técnicos durante o horário escolar. Os bebês, crianças e jovens recebem atendimento especializado nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e psicomotricidade aquática.

Esse acompanhamento é prestado de forma totalmente gratuita às famílias que passam a ter acesso de forma regular, a serviços muito importantes para o desenvolvimento e inclusão de crianças e jovens PCDs, que na rede privada costumam ser caros e acabam limitando o acesso de muitas pessoas às terapias e atividades desportivas e terapêuticas.

Além do suporte terapêutico, a educação inclusiva em Várzea Grande tem outro diferencial: a presença de técnicos em sala de aula, assegurando a inclusão de crianças e jovens especiais na comunidade escolar e oportunizando seu desenvolvimento, um direito constitucional, e estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da obrigatoriedade de pessoas com a deficiência e com qualquer necessidade especial, frequentar ambientes educacionais inclusivos.

Leia Também:  Várzea Grande terá ponto facultativo nesta sexta-feira, 22

Ter um técnico capacitado para prestar apoio à criança e ao jovem, como ocorre nas unidades de Várzea Grande, é garantia de acolhimento e de suprimento de necessidades. “O nosso objetivo é trabalhar e evoluir cada vez mais a construção de uma visão inclusiva, garantindo a todos o direito à Educação”, pontua a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho”, Benedita Loadir Pereira Leite, mais conhecida como Tika Leite.

Renata Ferreira, mãe do David Silva, autista, explica que foi na escola que a necessidade do filho foi descoberta e que o atendimento no Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho” foi uma ponte para que o filho pudesse acessar às atividades não apenas das terapias como das atividades do Centro Paralímpico.

“Ele faz terapias, como a equoterapia, e tudo gratuitamente. Desde que passou a ter acompanhamento o David vem evoluindo muito, está mais sociável, mais independente na escola e em casa. Se não fossem essas oportunidades aqui, meu filho não teria evoluído em nada. Não teria condições de pagar”.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande lamenta o falecimento do jornalista Anselmo Carvalho Pinto

Keitiane Campos, mãe do Matias, que tem baixa visão, destaca o desenvolvimento do filho a partir da participação nas terapias e na sala multifuncional, que tem contribuído muito no rendimento escolar. “Meu filho é independente, não precisa de técnico, mas frequenta terapias aqui no Centro Municipal e todo esse acolhimento traz um diferencial diário à autonomia dele”, destaca. Tão importante quanto a evolução do filho, Keitiane destaca a oferta gratuita das terapias. “Não teria condições de pagar por esses serviços e com certeza não veria o desenvolvimento e a independência do Matias”.

CENTRO MUNICIPAL – O espaço acolhe pessoas a partir de um ano com autismo, síndrome de Down, deficiência física, visual, auditiva, deficiência intelectual e outros transtornos, tais como o de hiperatividade (TDH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e transtorno de aprendizagem, matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as antigas creches, e das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs). Todos os assistidos têm transporte escolar diariamente da unidade escolar mais próxima da residência para o Centro Municipal.

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Moretti sanciona leis para facilitar regularização de imóveis e destravar a economia local

Publicados

em

Por

Prefeita lembrou que em apenas dez meses de sua gestão já colocou em prática várias ações que atendem pedidos do segmento empresarial e flexibilizam a relação entre contribuintes e o Fisco Municipal. “Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para Várzea Grande”

A prefeita por Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou duas leis municipais na manhã desta sexta-feira (24). A primeira é a lei municipal 5.456/2025 a qual trata da regularização de edificações urbanas dentro do Município. A nova legislação permite que construções irregulares, concluídas até a data de promulgação da lei, sejam regularizadas desde que atendam condições mínimas de segurança, salubridade, acessibilidade, habitabilidade e respeito à vizinhança.

Já a lei 5.455/2025 que rege Código de Posturas Municipal (Lei Complementar nº 4.699/2021), teve ajustando o artigo 179. A nova redação determina que o Alvará de Localização e Funcionamento de novos imóveis só será concedido após a emissão do “Habite-se”, documento que ateste a conclusão da obra.

A prefeita Flávia Moretti destacou que a ação visa desburocratizar a emissão de Alvará de Funcionamento, além de destravar a economia municipal. “Conto com toda classe empresarial e entidades representantes para que nos auxilie na regularização destes imóveis, pois isso é fundamental a nossa economia, porque vai gerar mais emprego e mais renda aos várzea-grandenses”, disse.

Leia Também:  Prefeitura anuncia projeto Bolsa Atleta para apoiar competidores de Várzea Grande

Moretti também destacou ações da atual gestão para garantia da justiça fiscal que estão sendo implantadas e colocas em prática em apenas dez meses de sua gestão. “É um misto de vontade política em fazer junto à necessidade de flexibilizar a relação entre o contribuinte e o Fisco Municipal”. E completou: “Desde o início da gestão, estamos implantando ações importantes como descontos no IPTU, Programa de Regularização Fiscal com descontos, Mutirão Fiscal com 99% de descontos sobre multas e juros em parcela única, Programa de Autorregularização Tributária (PROAT), entre tantos outros. Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para nós”, declara a prefeita.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Regularização Fundiária e Habitação, Gesenilton Nelo, parabenizou a gestão pela iniciativa. “Estamos destravando e quebrando barreiras que já poderiam ter sido feitas tempos atrás para incentivar nossa economia. Parabéns, prefeita, pois essa ação visa transformar Várzea Grande em um Município pujante e forte economicamente”, pontua Nelo.

O vereador Rogério Franças Martins – Rogerinho da Dakar (PSDB) -, declarou que votou favorável à iniciativa quando a leis foram apresentadas na Câmara Municipal. “Sou empresário em nossa cidade e sempre ouvi essa demanda dos nossos companheiros. Defendi e votei favorável ao projeto, pois sei que é fundamental incentivarmos a vinda de novas empresas para Várzea Grande”, conta.

Leia Também:  Mutirão no Parque Flor do Ypê inicia "Adote um Espaço" com retirada de 1 tonelada de entulho

Também estiveram presentes na solenidade: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá; secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Controladora-Geral do município, Elizangela Oliveira; segundo vice-presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ozair Nunes; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande, Luiz Roberto da Silva; presidente da Associação dos Contadores, Emília Furlaneto e empresários do Município representando diversos segmentos econômicos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA