Tecnologia

Encontro do PPBio reafirma compromisso com a pesquisa em biodiversidade no Brasil

Publicados

em

Entre os dias 17 e 21 de março, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) acompanhou o encontro do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento reuniu representantes do MCTI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisadores de 21 redes que compõem o programa, com o objetivo de discutir o futuro da pesquisa em biodiversidade no Brasil e reforçar a identidade do PPBio.

O PPBio é o único programa nacional do MCTI dedicado à biodiversidade e envolve cerca de 2 mil pesquisadores espalhados pelos seis biomas brasileiros e nas áreas costeiras e manguezais. Após 11 anos sem novas chamadas, o programa celebra a incorporação de novas redes e projetos.

A coordenadora de Pesquisa em Biodiversidade do MCTI, Claudia Morosi, destacou a importância do evento para fortalecer a pesquisa em biodiversidade no Brasil, ressaltando o papel do PPBio em cumprir compromissos internacionais em conservação e promover novos conhecimentos científicos.

Com o objetivo de planejar os próximos passos e buscar novas fontes de financiamento, os participantes do encontro discutiram estratégias para evidenciar o impacto social do programa. Bruno Martinelli, coordenador de Programas e Projetos para Serviços Ecossistêmicos do MCTI, enfatizou que a biodiversidade é crucial para o equilíbrio ambiental, o enfrentamento das mudanças climáticas e a sobrevivência humana.

Leia Também:  Governo define diretrizes para o desenvolvimento tecnológico e científico do Estado

“Outros aspectos que merecem destaque foram a integração ao PPBio de pesquisadores engajados com pesquisas colaborativas junto a Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais e o reconhecimento de toda a rede da importância de dialogar com outros sistemas de conhecimento”, acrescentou Bruno.

 Comunicação nas redes

A comunicação científica também foi tema do evento. Ronaldo Christofoletti, responsável pelo PPBio Comunicação (COMBio), explicou a necessidade de integrar os biomas e contextualizar questões ambientais e sociais, como as relacionadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e à COP30. A discussão sobre a comunicação nas redes também abordou novas pautas, englobando inclusão, equidade e educação climática e ambiental.

No contexto da inclusão e diversidade, o encontro contou com um workshop de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI), coordenado por Bárbara Pinheiro, da COMBio. Durante o workshop, foram discutidos os desafios enfrentados por cientistas de grupos minorizados e propostas ações concretas, como a criação de editais específicos e políticas de permanência para essas pessoas nas redes de pesquisa.

O evento teve participação de mais de 70 pessoas que acompanharam as apresentações dos resultados das 21 redes do PPBio, apoiadas pelo MCTI por meio do CNPq, que destinou R$ 60 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) ao programa. O comitê de avaliadores do CNPq analisou os resultados e ofereceu feedbacks valiosos para aprimorar a qualidade da pesquisa em biodiversidade no Brasil.

Leia Também:  Brasil e Chile unem forças para impulsionar a inteligência artificial e criar um modelo de linguagem unificado

Geraldo Fernandes, coordenador geral do PPBio, comemorou os avanços alcançados e a integração das redes durante o evento. “Cumprimos a nossa meta de integrar as 21 redes de todo o Brasil. Várias colaborações já estão sendo iniciadas. Saímos mais fortalecidos daqui, mostrando que temos cerca de 2 mil pesquisadores trabalhando com a biodiversidade do Brasil”, afirmou Fernandes.

O encontro da rede foi fundamental para o fortalecimento da pesquisa em biodiversidade no Brasil, destacando a importância da cooperação científica, da diversidade e da comunicação para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental no país.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Maratona agita Tangará da Serra com desafios Inovadores tecnológicos para o Agro neste fim de semana

Publicados

em

Por

HackaMT

JB News

Por Alisson 3

Tangará da Serra se transforma, neste fim de semana, em um polo de criatividade e soluções tecnológicas com a realização do HackaMT.

A maratona, que começanesta sexta-feira,16, e segue até domingo,18, é promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em parceria com diversas instituições, e propõe uma imersão completa no universo da inovação com foco no fortalecimento da agricultura familiar e da agroindústria local.

Durante três dias intensos, programadores, designers, empreendedores e produtores rurais vão unir conhecimentos e experiências para criar soluções que possam impulsionar o setor agroalimentar da região.

O evento acontece na sede do Sindicato Rural, localizada na avenida Lions Internacional, nº 2.650.

A coordenadora do HackaMT, Mari Borges, destacou a importância da iniciativa como um espaço fértil para a troca de ideias e para a construção de propostas com potencial de transformar realidades.

“É um ambiente que inspira colaboração, promove o aprendizado prático e aproxima a tecnologia das necessidades reais do território”, afirmou.

A equipe vencedora da maratona será contemplada com cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), com duração de até 12 meses e investimento total de R$ 91,2 mil, para viabilizar o desenvolvimento completo do projeto apresentado.

Leia Também:  No Rio de Janeiro, MCTI reforça o apoio à indústria da defesa e segurança

O HackaMT é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizada por meio da Seciteci, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Parque Tecnológico de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Almáz Inovação.

O evento já passou por outras cidades como Água Boa, Cáceres e Nova Mutum, sempre com foco em conectar inovação às demandas locais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA