Internacional
Embaixador de Israel destaca importância de parceria com MT e esperança de estabilidade no Oriente Médio
JB News
Por Alisson Gonçalves
Em recente declaração, o embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine, destacou a importância do projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, que representa, segundo ele, “um precedente muito importante para Israel, para a comunidade judaica e para o Brasil”.
Zonshine sublinhou que a postura firme adotada pelo estado em relação ao tema, que se tornou especialmente sensível nos últimos anos, reforça os laços e valores entre as nações.
O embaixador também comentou sobre o impacto da política externa dos Estados Unidos nas relações com o Oriente Médio.
“Acredito que a escolha de líderes influenciará as relações internas dos EUA, mas também com Israel e no contexto do Oriente Médio”, declarou.
Zonshine abordou os conflitos na Faixa de Gaza e com o Hezbollah, assim como as tensões com o Irã, e manifestou a expectativa de que o posicionamento dos EUA possa ajudar a trazer mais equilíbrio e estabilidade para a região.
Questionado sobre a esperança de um acordo de paz duradouro, Zonshine expressou otimismo.
“Certamente a palavra ‘paz’ precisa ser mais discutida. O que temos agora é menos estável, e precisamos avançar em direção a um cenário mais equilibrado para o Oriente Médio”, afirmou.
No campo econômico, o embaixador reforçou a vontade de estreitar laços comerciais entre Israel e Mato Grosso.
Segundo Zonshine, já existem trocas comerciais importantes, como o envio de fertilizantes israelenses ao Brasil e exportações brasileiras de carne bovina e soja para Israel.
“Contamos com o apoio do governador e assinamos um documento para fortalecer a cooperação em inovação entre Mato Grosso e Israel”, revelou, mencionando ainda o potencial para o intercâmbio de tecnologias e ideias entre as duas regiões.
Internacional
MT busca estreitar laços com Ucrânia em apoio a crianças vítimas da guerra
JB News
Por Alisson Gonçalves
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, se reuniu nesta segunda-feira,20, com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, para discutir projetos voltados ao auxílio de crianças ucranianas afetadas pela guerra com a Rússia.
Durante o encontro, Mendes anunciou a elaboração de duas iniciativas: a primeira, visa trazer crianças que perderam familiares para uma temporada de 15 dias em Mato Grosso, enquanto a segunda busca apoiar a implantação do jiu-jitsu e parajiu-jitsu nas atividades esportivas da Ucrânia, com a primeira-dama Virginia Mendes atuando como embaixadora da causa.
Mauro Mendes ressaltou o empenho do governo estadual e a colaboração de famílias de descendentes ucranianos em Mato Grosso para viabilizar os projetos.
O embaixador Melnyk, por sua vez, agradeceu o apoio e destacou as semelhanças entre os dois estados produtores de alimentos.
Ele também convidou o governador a conhecer a Ucrânia, reforçando o potencial para futuras parcerias comerciais.
O governador expressou solidariedade à Ucrânia, destacando a disposição do estado em estreitar relações comerciais e promover um diálogo mais próximo com a classe produtiva.
-
Nacional5 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ7 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto7 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto5 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT
-
Cidades6 dias atrás
Parque Novo Mato Grosso consolida região como a mais moderna de Cuiabá
-
CUIABÁ5 dias atrás
Vídeo: Empresário acusa juíza de truculência por madar fechar casa noturna sem ordem judicial, e diz que investiu mais de 1.8 milhão em negócio “Ela quer acabar com tudo”
-
Cidades4 dias atrás
Assaltante de banco mais procurado do país é morto em confronto com a polícia em Confresa